Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

8 vídeos sobre atendimento ao cliente para te inspirar

Por Zendesk

Última atualização em 19 setembro 2023

Filmes e séries servem de entretenimento, mas também são fontes de inspiração para quem sabe aproveitá-los. Pensando nisso, reunimos uma lista com 8 vídeos sobre atendimento ao cliente, capazes de inspirar você e sua equipe.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, mais da metade dos consumidores consideram trocar de empresa após uma experiência de atendimento ruim. 

Além disso, são necessárias 12 experiências positivas para compensar uma ruim. Certamente você já viu estatísticas de atendimento como essas. Porém, o desafio real é: como vencer o desafio e oferecer um suporte de maior qualidade?

A verdade é que, na busca por uma rotina mais assertiva e conectada com o cliente, é preciso explorar todo tipo de fonte de informação: desde a acadêmica até a informal. 

Isso porque, muitas vezes, as maiores lições estão em lugares e circunstâncias inimagináveis.

Para te mostrar como isso acontece, fizemos uma lista com o que há de melhor em filmes e vídeos sobre atendimento ao cliente: tem drama, comédia, conteúdo motivacional, relatos, casos de sucesso e muito mais!

O que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é formado por todas interações, práticas e estratégias voltadas para estabelecer uma conversa entre os consumidores e uma empresa. Inclui os diferentes canais de suporte e comunicação, como redes sociais, e-mails, conteúdo promocional, telefone, chat em tempo real e outros.

Vale destacar que o propósito do atendimento não é apenas vender. É preciso ouvir e entender o cliente, identificando os pontos-chave da sua experiência, para que ela possa ser transformada de maneira positiva ou sirva insights para melhorar a performance do serviço no futuro.

Qual a importância de oferecer um bom atendimento ao cliente?

O bom atendimento ao cliente é capaz de transformar uma experiência comum de consumo em uma vivência valiosa e encantadora. Ele recompensa o tempo e o engajamento investido pelo público, demonstrando transparência e compromisso com a sua satisfação.

A qualidade do suporte também é essencial para virar o jogo, diminuindo o impacto de situações negativas relacionadas a experiência de compra ou interação tida pelo consumidor.

Nesses casos, o problema enfrentado pelo cliente é capaz de causar uma ruptura no relacionamento com a empresa. 

Sem a devida atenção e cuidado, o evento pode provocar enormes prejuízos, desde a perda de um consumidor fiel a transformá-lo em um detrator da marca, ou seja, uma pessoa que faz comentários negativos sobre a sua reputação, com o objetivo de espantar outros clientes em potencial.

Quais são os princípios do bom atendimento ao cliente?

Cada organização tem liberdade para definir os princípios do bom atendimento como preferir. Mesmo assim, existem pilares que não podem ficar fora dessa lista. São eles:

  • Empatia
  • Agilidade
  • Transparência
  • Compromisso
  • Comunicação
  • Colaboração

Empatia

Entender o momento do consumidor é o básico, para um atendimento de maior qualidade, é necessário demonstrar empatia, ou seja, capacidade de se colocar no lugar da pessoa e propor uma solução à altura.

Agilidade

Os consumidores não investem apenas dinheiro na sua marca, eles também gastam o próprio tempo, sobretudo quando precisam de suporte. Ter agilidade e eficiência na resolução de problemas é a melhor maneira de respeitá-los e recompensá-los pelo investimento.

Transparência

A postura adotada no contato com o cliente deve ser pautada pela transparência. O consumidor precisa conhecer suas políticas e é sua responsabilidade assegurar que ele esteja ciente.

Da mesma forma, é essencial evitar linguagem ambígua ou excessiva, que pode provocar desconfiança no público. Seja objetivo e certifique-se de ser compreendido da maneira certa.

Compromisso

O atendimento ao cliente precisa ter compromisso total com sua satisfação. Isso envolve realizar promessas plausíveis nas conversas e certificar que elas serão totalmente cumpridas.

Não adianta criar uma solução milagrosa, que eleva o cliente ao máximo, mas que é inviável para a empresa. Na prática, situações como essa podem ser ainda piores para a experiência do cliente.

Comunicação

Aqui, vale a pena ressaltar a importância da comunicação para o bom atendimento ao público. A linguagem utilizada deve ser humanizada, clara e objetiva, de acordo com o esperado e praticado pelo consumidor.

Além disso, os membros da sua equipe precisam saber comunicar entre si e representar totalmente a identidade da marca, para proporcionar um suporte de qualidade uniforme, alinhada ao perfil dos clientes.

Colaboração

Como extensão do princípio anterior, o bom atendimento depende de colaboração entre agentes de suporte, líderes diretos e todos os outros funcionários, afinal de contas, todos representam a sua empresa e compartilham a mesma missão e valores.

O cliente espera que as suas equipes conversem entre si e trabalhem juntas para criar soluções mais interessantes. Além de atender essa expectativa, uma operação colaborativa tende a ser mais ágil, eficiente e uniforme.

Vídeos motivacionais sobre atendimento ao cliente: funciona mesmo?

O potencial de um vídeo motivacional sobre atendimento ao cliente depende da forma como ele é apresentado. Por si só, a mensagem pode não ser captada da maneira esperada, mas você pode alinhar a apresentação para que os colaboradores consigam extrair as lições que pretende proporcionar.

Isso significa que não basta enviar um filme sobre relacionamento com o cliente no e-mail para todos e seguir em frente. Esse material pode ser um bom ponto de partida para conversas mais significativas, ideal para treinamentos e mecânicas internas.

Assim, a dica aqui é usar o conteúdo de inspiração, para despertar questões relevantes nos membros da sua equipe e, posteriormente, ajudá-los a respondê-las por conta própria, com base no que aprenderem.

Esse é o início da conversa, o resto é com você!

Vídeos sobre atendimento ao cliente

e-Talks – Atendimento ao cliente de forma eficiente

Pensando em levar importantes lições e experiências de atendimento, empreendedorismo e marketing para o público, a Endeavor lançou a série e-talks de palestras, inspirado na fórmula de sucesso lançada com o TEDx.

Entre as palestras apresentadas, Cidinha Fonseca, da consultoria SeRHumano, compartilha sua experiência com atendimento ao cliente sob duas óticas: a do cliente e a do agente.

Em pouco mais de 25 minutos, Cidinha compartilha lições sobre um bom atendimento,

As lições compartilhadas ensinam muito sobre satisfação e encantamento, cuidados para evitar a frustração e personalização do atendimento.

Assista aqui:

O segredo do Walt Disney para “encantar” o cliente

Se você tem o hábito de pesquisar referências de bom atendimento e formas de otimizar a relação cliente-empresa, certamente já ouviu falar no “modelo Disney de encantamento do cliente”. 

A empresa multinacional, que povoa as memórias afetivas de boa parte das pessoas, investe há muitos anos em pontos-chave para proporcionar momentos inesquecíveis para seus clientes.

Por isso, nossa segunda indicação de vídeos de atendimento ao cliente é justamente sobre o método Disney de Encantamento. 

Nele, Guilherme Machado traz, de forma objetiva, os principais tópicos envolvidos na estratégia: empatia, humanização do contato, criação de laços, uso do storytelling, como técnica de envolvimento, e mais.

Veja o vídeo completo aqui:

Zendesk + Magalu

Que tal aprender um pouco sobre atendimento ao cliente com quem é exemplo nisso? O Magazine Luiza coleciona cases de sucesso de encantamento e experiência do cliente.

No terceiro item da nossa lista de vídeos de atendimento ao cliente, você entende como o Magalu, utilizando as ferramentas da Zendesk, coloca em prática com sucesso a cultura do cliente como centro do negócio.

Aperte o play e conheça essa história:

Porta dos Fundos – Atendimento

Que tal incrementar a lista de vídeos de atendimento ao cliente com uma pitada de humor? Afinal, uma boa forma de descobrir o que fazer é assistindo um pouco sobre o que não fazer, não é mesmo?

A famosa produtora de vídeos Porta dos Fundos, bem no início de sua trajetória, lançou alguns vídeos sobre atendimento com qualidade duvidosa. 

A ideia é retratar, com senso de humor, algumas práticas que atrapalham a experiência do cliente e tornam o contato com o time de agentes desagradável.

É claro que, ao longo dos anos, a evolução da estratégia empresarial permitiu abolir de vez algumas das práticas trazidas nos vídeos, especialmente com a ajuda da tecnologia.

Além disso, máximas como a humanização do atendimento e o entendimento da jornada do consumidor ajudam a tornar os relacionamentos cada vez mais orgânicos e menos mecânicos como este, trazido no vídeo.

Prepare-se para dar boas risadas e se juntar aos mais de 5 milhões de espectadores do sketch a seguir:

TEDx – Brene Brown: o poder da vulnerabilidade

Nosso último vídeo de atendimento ao cliente traz a pesquisadora Brene Brown, da Universidade de Houston, apresentando uma palestra enriquecedora sobre a importância da conexão emocional entre as pessoas.

Em 20 minutos de apresentação, a professora Brown defende o valor dos laços afetivos em qualquer esfera da vida, inclusive na profissional.

Em um mercado cada vez mais competitivo e em uma realidade cada vez mais digitalizada, humanizar é necessário. E o melhor caminho para alcançar esse objetivo é, segundo a professora, por meio da empatia.

O vídeo acumula mais de 24 milhões de visualizações, e está disponível aqui:

 

Filmes sobre atendimento ao cliente

Além das dicas de ouro acima, também separamos alguns filmes sobre relacionamento com o cliente, atendimento e vendas que certamente trarão lições para refletir e aplicar na vida profissional.

À procura da felicidade

Resiliência, força de vontade e autoconfiança. Mesmo quando o contexto conspira para o contrário, essas são as lições que Chris Gartner, protagonista de “À procura da felicidade”, ensina.

Ao longo da trama, o vendedor Chris Gartner passa por uma série de provações profissionais e pessoais, mas se mantém firme no propósito de provar seu valor e contornar as adversidades.

Terminar o filme sem se emocionar é difícil, e mais ainda é não se deixar levar por todas as reflexões que ele propõe. 

Em um ambiente dinâmico e intenso, como o de atendimento e vendas, saber como manter o foco no propósito, confiar em nosso potencial e nunca deixar que o cliente perceba qualquer instabilidade no serviço oferecido pode ajudar a superar diversos desafios e colher resultados surpreendentes.

Veja aqui o trailer de “À procura da felicidade”:

Amor e outras drogas

Pense no competitivo ambiente das vendas médicas. “Amor e outras drogas” traz uma visão interessante sobre o tema neste filme, que apesar de ser classificado como um romance, traz algumas reflexões relevantes sobre atendimento ao cliente e vendas.

O personagem principal é James, vivido pelo ator Jake Gylenhaal. Com experiência em vendas e habilidades diferenciadas (e um pouco duvidosas) em atendimento ao cliente, James resolve mudar de carreira e embarca na indústria farmacêutica e encara um grande desafio: emplacar um novo produto, em um segmento pouco explorado e bastante controverso.

Assistir a “Amor e outras drogas” nos faz refletir sobre a importância de trabalhar com princípios, conhecer profundamente o produto vendido e, por que não, encarar desafios profissionais como trampolins para o desenvolvimento profissional e — por que não — pessoal.

Jerry Maguire: a grande virada

O filme traz a história do agente esportivo Jerry Maguire, vivido pelo ator Tom Cruise, que resolve defender a humanização do atendimento às carreiras esportivas e dá início a uma reviravolta em sua vida.

Com foco em relações públicas e gestão de crises, “Jerry Maguire” também ensina valiosas lições sobre atendimento ao cliente, como a importância de buscar formas criativas de cativar clientes e o valor da fidelização.

Veja o trailer abaixo:

Programe-se para assistir cada vídeo de atendimento ao cliente da lista acompanhado de uma boa pipoca!Aliás, se quiser continuar na onda das dicas culturais para aprender mais, recomendamos a leitura da nossa lista de 8 livros sobre Customer Success!

Invista na gestão de suporte com Zendesk Service

Oferecer ferramentas de qualidade para os atendentes e gestores de suporte é essencial para desenvolver conversas mais positivas com os consumidores. Por isso, conte com o Zendesk Service!

Este é o software de gestão de atendimento que sua empresa precisa para automatizar processos, integrar soluções, monitorar desempenho e proporcionar uma experiência omnichannel de verdade.

As funcionalidades do Service foram pensadas para que líderes e membros da equipe possam dar o melhor de si e consolidar o atendimento que seu cliente exige e merece.

Clique para obter uma demonstração gratuita do sistema!

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.