Artigo

Vídeos sobre atendimento ao cliente: nossa lista com 8 dicas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 16 junho 2020
Última atualização em 16 junho 2020

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, mais da metade dos consumidores consideram trocar de empresa após uma experiência de atendimento ruim. Além disso, são necessárias 12 experiências positivas para compensar uma ruim. Certamente você já viu estatísticas de atendimento como essas. Mas e vídeos sobre atendimento ao cliente, você já viu?

A verdade é que, na busca por uma rotina mais assertiva e conectada com o cliente, é preciso explorar todo tipo de fonte de informação: desde a acadêmica até a informal. Isso porque, muitas vezes, as maiores lições estão em lugares e circunstâncias inimagináveis.

Para te mostrar como isso acontece, fizemos uma lista com o que há de melhor em filmes e vídeos sobre atendimento ao cliente: tem drama, comédia, conteúdo motivacional, relatos, casos de sucesso e muito mais!

Vídeos sobre atendimento ao cliente

e-Talks - Atendimento ao cliente de forma eficiente

Pensando em levar importantes lições e experiências de atendimento, empreendedorismo e marketing para o público, a Endeavor lançou a série e-talks de palestras, inspirado na fórmula de sucesso lançada com o TEDx.

Entre as palestras apresentadas, Cidinha Fonseca, da consultoria SeRHumano, compartilha sua experiência com atendimento ao cliente sob duas óticas: a do cliente e a do agente.

Em pouco mais de 25 minutos, Cidinha compartilha lições sobre um bom atendimento,

As lições compartilhadas ensinam muito sobre satisfação e encantamento, cuidados para evitar a frustração e personalização do atendimento.

Assista aqui:

O segredo do Walt Disney para "encantar" o cliente

Se você tem o hábito de pesquisar referências de bom atendimento e formas de otimizar a relação cliente-empresa, certamente já ouviu falar no “modelo Disney de encantamento do cliente”. A empresa multinacional que povoa as memórias afetivas de boa parte das pessoas investe há muitos anos em pontos-chave que proporcionam momentos inesquecíveis para seus clientes.

Por isso, nossa segunda indicação de vídeos de atendimento ao cliente é justamente sobre o método Disney de Encantamento. Guilherme Machado traz, de forma objetiva, os principais tópicos envolvidos na estratégia: empatia, humanização do contato, criação de laços, uso do storytelling como técnica de envolvimento e mais.

Veja o vídeo completo aqui:

  • Zendesk + Magalu
  • Que tal aprender um pouco sobre atendimento ao cliente com quem é exemplo nisso? O Magazine Luiza coleciona métodos bem sucedidos de encantamento e experiência do cliente.

    No terceiro item da nossa lista de vídeos de atendimento ao cliente, você entende como o Magalu, utilizando as ferramentas da Zendesk, coloca em prática com sucesso a cultura do cliente como centro do negócio.

    Aperte o play e conheça essa história.

    Porta dos Fundos - Atendimento

    Que tal incrementar a lista de vídeos de atendimento ao cliente com uma pitada de humor? Afinal, uma boa forma de descobrir o que fazer é assistindo um pouco sobre o que não fazer, não é mesmo?

    A famosa produtora de vídeos Porta dos Fundos, bem no início de sua trajetória, lançou alguns vídeos sobre atendimento com qualidade duvidosa. A ideia é retratar, com senso de humor, algumas práticas que atrapalham a experiência do cliente e tornam o contato com o time de agentes desagradável.

    É claro que, ao longo dos anos, a evolução da estratégia empresarial permitiu abolir de vez algumas das práticas trazidas nos vídeos, especialmente com a ajuda da tecnologia.

    Além disso, máximas como a humanização do atendimento e o entendimento da jornada do consumidor ajudam a tornar os relacionamentos cada vez mais orgânicos e menos mecânicos como este, trazido no vídeo.

    Prepare-se para dar boas risadas e se juntar aos mais de 5 milhões de espectadores do sketch a seguir:

    TEDx - Brene Brown: o poder da vulnerabilidade

    Nosso último vídeo de atendimento ao cliente traz a pesquisadora Brene Brown, da Universidade de Houston, apresentando uma palestra enriquecedora sobre a importância da conexão emocional entre as pessoa.

    Em 20 minutos de apresentação, a professora Brown defende o valor dos laços afetivos em qualquer esfera da vida, inclusive na profissional.

    Em um mercado cada vez mais competitivo e em uma realidade cada vez mais digitalizada, humanizar é necessário. E o melhor caminho para alcançar esse objetivo é, segundo a professora, por meio da empatia.

    O vídeo acumula mais de 24 milhões de visualizações, e está disponível aqui:

    Filmes sobre atendimento ao cliente

    Além das dicas de ouro acima, também separamos alguns filmes sobre relacionamento com o cliente, atendimento e vendas que certamente trarão lições para refletir e aplicar na vida profissional.

    À procura da felicidade

    Resiliência, força de vontade e autoconfiança. Mesmo quando o contexto conspira para o contrário, essas são as lições que Chris Gartner, protagonista de À procura da felicidade, ensina.

    Ao longo da trama, o vendedor Chris Gartner passa por uma série de provações profissionais e pessoais, mas se mantém firme no propósito de provar seu valor e contornar as adversidades.

    Terminar o filme sem se emocionar é difícil, e mais ainda é não se deixar levar por todas as reflexões que ele propõe. Em um ambiente dinâmico e intenso, como o de atendimento e vendas, saber como manter o foco no propósito, confiar em nosso potencial e nunca deixar que o cliente perceba qualquer instabilidade no serviço oferecido pode ajudar a superar diversos desafios e colher resultados surpreendentes.

    Veja aqui o trailer de À procura da felicidade:

    Amor e outras drogas

    Pense no competitivo ambiente das vendas médicas. Amor e outras drogas traz uma visão interessante sobre o tema neste filme, que apesar de ser classificado como um romance, traz algumas reflexões relevantes sobre atendimento ao cliente e vendas.

    O personagem principal é James, vivido pelo ator Jake Gylenhaal. Com experiência em vendas e habilidades diferenciadas (e um pouco duvidosas) em atendimento ao cliente, James resolve mudar de carreira e embarca na indústria farmacêutica e encara um grande desafio: emplacar um novo produto, em um segmento pouco explorado e bastante controverso.

    Assistir a Amor e outras drogas nos faz refletir sobre a importância de trabalhar com princípios, conhecer profundamente o produto vendido e, por que não, encarar desafios profissionais como trampolins para o desenvolvimento profissional e — por que não — pessoal.

    Jerry Maguire: a grande virada

    O filme traz a história do agente esportivo Jerry Maguire, vivido pelo ator Tom Cruise, que resolve defender a humanização do atendimento às carreiras esportivas e dá início a uma reviravolta em sua vida.

    Com foco em relações públicas e gestão de crises, Jerry Maguire também ensina valiosas lições sobre atendimento ao cliente, como a importância de buscar formas criativas de cativar clientes e o valor da fidelização.

    Veja o trailer de Jerry Maguire abaixo:

    Programe-se para assistir cada vídeo de atendimento ao cliente da lista acompanhado de uma boa pipoca!Aliás, se quiser continuar na onda das dicas culturais para aprender mais, recomendamos a leitura da nossa lista de 8 livros sobre Customer Success!