Artigo

O que é atendimento virtual, quais são as principais formas e vantagens e desvantagens?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 março 2021
Última atualização em 2 março 2021

As empresas têm à disposição cada vez mais recursos para proporcionar uma experiência de atendimento de excelência, dentre elas o atendimento virtual, o qual também tem o benefício de reduzir os custos do negócio e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Para te ajudar a conhecer todos os detalhes sobre o assunto, aqui vamos explicar:

  • O que é atendimento virtual?
  • Quais são as formas de atendimento virtual?
  • Qual a importância de oferecer um atendimento virtual?
  • Quais são as principais vantagens do atendimento virtual?
  • O que é serviço de atendimento ao público? 
  • O que é chat de atendimento ao cliente?

Confira! 

O que é atendimento virtual?

Atendimento virtual (também chamado de atendimento online) é um tipo de atendimento feito pela sua empresa por meio de ferramentas que usam inteligência artificial, ou seja, sem que haja uma interação humana com o cliente. 

Essa estratégia é utilizada em chatbots e também em autoatendimentos, por exemplo, e é importante para reduzir os chamados que chegam ao time de atendimento. Dessa forma, as ocorrências mais simples podem ser resolvidas com mais rapidez. 

Caso não seja possível solucionar a demanda por meio do atendimento virtual, então o cliente é encaminhado para um atendente que tratará dos assuntos mais complexos.

Quais são as formas de atendimento virtual?

Os principais tipos de atendimento virtual são:

  • Atendentes virtuais
  • Chatbots
  • Autoatendimento
  • E-mail

Mostraremos todos os detalhes sobre cada um deles a seguir.

Atendentes virtuais

Atendentes virtuais são programados para responder dígitos ou frases curtas, como é o caso das URAs utilizadas em SACs por telefone.

Chatbots

Os chatbots são robôs de atendimento que funcionam por meio de inteligência artificial e podem ser implementados em chats nos sites das empresas e também nas redes sociais. Assim, o cliente pode ter sua solicitação atendida com rapidez e sem precisar sair do canal no qual ele está.

Autoatendimento

Com o autoatendimento os clientes conseguem encontrar sozinhos as soluções para seus problemas sem que haja a necessidade de um terceiro ajudá-lo. As FAQs são um bom exemplo de autoatendimento.

E-mail

O e-mail também pode ser considerado uma forma de atendimento virtual, já que é possível configurar respostas automáticas para manter os clientes atualizados sobre o andamento de suas requisições. Isso automatiza o processo e permite que o consumidor fique sempre informado.

Qual a importância de oferecer um atendimento virtual?

Ao implementar um atendimento virtual, a empresa pode resolver dúvidas frequentes e casos mais simples com agilidade, proporcionando assim uma melhor experiência para o cliente.

Além disso, os agentes do time de atendimento não “perdem” tempo com casos corriqueiros e podem se dedicar a resolver demandas mais complexas e que de fato precisam do apoio de um humano.

Assim, pode-se dizer que a importância do atendimento virtual está no fato de que a empresa consegue contemplar mais clientes com mais rapidez, garantir que todas as dúvidas sejam respondidas e que os casos sejam resolvidos em tempo hábil, especialmente porque os atendentes poderão focar sua atenção nas ocorrências mais complexas.

Quais são as principais vantagens do atendimento virtual?

  • Redução de custos
  • Maior agilidade para atender aos clientes
  • Disponibilidade 24h por dia, 7 dias na semana
  • Aumento da produtividade

A redução de custos proporcionada pela adoção do atendimento virtual ocorre pois o investimento em ferramentas tem um bom custo-benefício e é necessário alocar menos atendentes para resolver dúvidas que são facilmente sanadas em um chat automático, por exemplo.

Além disso, com o atendimento virtual também é possível atender os clientes com mais agilidade, já que os problemas podem ser resolvidos rapidamente por meio de respostas previamente programadas. 

E mais: esse tipo de atendimento pode ficar disponível 24h por dia, 7 dias na semana, o que garante que todos os clientes serão atendidos no momento em que eles precisarem. 

O que é serviço de atendimento ao público? 

O serviço de atendimento ao público é a atividade prestada aos clientes com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência com a marca. 

Por meio deste atendimento é possível sanar dúvidas, resolver problemas e até mesmo, caso seja o momento apropriado, oferecer um upsell, cross sell ou upgrade.

É importante lembrar que um bom serviço de atendimento ao público também proporciona a fidelização de clientes à marca.

O que é chat de atendimento ao cliente?

O chat de atendimento ao cliente é um dos principais canais entre os clientes e a empresa. Por meio deles os consumidores podem ser ouvidos pelas marcas, buscar ajuda sobre como usar um determinado produto ou serviço e também adquirir um novo produto ou serviço. 

Para as empresas, o chat facilita o relacionamento com cada um de seus clientes, permite a obtenção de informações importantes a respeito de suas percepções em relação à marca, reduz os custos de operação, aumenta a produtividade dos agentes de atendimento e serve também como um complemento às demais estratégias de marketing e comunicação da empresa.

 

O que achou das explicações sobre o que é atendimento virtual, quais são as principais formas que existem, sua importância, vantagens e desvantagens? 

A Zendesk tem soluções que permitem que sua empresa implemente com facilidade um atendimento virtual para que seus clientes possam ter uma experiência de excelência com sua marca. Conheça!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.