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Como aumentar suas vendas com criatividade?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Aprender como aumentar suas vendas com criatividade é fundamental para conquistar um diferencial competitivo no mercado, especialmente em um cenário em que o consumidor está mais exigente. Pelo menos, é o que aponta o relatório CX TRENDS 2022.

O estudo descobriu que mais de 60% dos clientes agora têm padrões mais altos de atendimento ao cliente. 

Mas o que fazer para melhorar o meu lucro? 

Neste artigo, você terá acesso a diversas dicas de vendas que ajudam a potencializar os resultados da sua marca de forma criativa. 

Boa leitura! 

O que é criatividade? 

O dicionário Priberam classifica a criatividade como a capacidade de um indivíduo construir e inventar.  Ele ainda destaca que é a “qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.”

Trabalhar esse conceito em qualquer área, especialmente no setor de vendas e de marketing, é fundamental para uma empresa, pois aumenta as vendas e pode influenciar na fidelização do consumidor.

O McDonald’s é um ótimo exemplo de empresa criativa. Em 2021, a marca inovou em seu drive thru e passou a receber clientes de bike, skate, patins e patinetes. Tradicionalmente, somente quem tinha um automóvel (carro ou moto) poderia aproveitar o serviço.  

Com o novo formato de trabalho, que aceita diversos tipos de veículos, a empresa usou a criatividade de forma original com o objetivo de aumentar as vendas do seu negócio. 

A proposta é simples: quanto mais veículos estiverem autorizados a utilizar o serviço, mais vendas o estabelecimento conquistará. 

A criatividade pode ser aplicada não só em grandes empresas, mas também em pequenos e médios negócios. 

No vídeo abaixo, a designer William Rocha destaca que a criatividade não é um dom para poucas pessoas, mas sim uma soft skills bastante importante para o futuro. 

William construiu sua carreira para resolver problemas de forma criatividade desde 2012. A profissional mostra a técnica SCAMPER, que é uma ótima ferramenta de criatividade e inovação. 

https://www.youtube.com/watch?v=Cvc2dm8Gn5A

Mas, quais são as melhores formas de aumentar as vendas? É isso que discutiremos no tópico a seguir. Acompanhe!

Como aumentar suas vendas com criatividade? 

A partir de agora, listaremos diversas dicas para que você aprenda como aumentar suas vendas com criatividade. 

Invista na gamificação

Trata-se de uma estratégia em que empresas adicionam elementos de jogos com o objetivo de atrair os consumidores. 

Na prática, são incluídos desafios e recompensas para que o cliente permaneça engajado com a empresa. 

Um bom exemplo de como a gamificação opera corretamente é a empresa Starbucks. 

Funciona assim: a marca oferece troféus, estrelas e pontos sempre que o usuário concluir uma tarefa corretamente. A dinâmica pode ser acessada por meio de um aparelho móvel, como mostra o vídeo abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=lp4FRAkHMbc&feature=emb_imp_woyt

A gamificação em vendas não pode ser desenvolvida de qualquer forma. Você precisa, por exemplo, estabelecer qual é o objetivo final do jogo: participante que fez mais pontos ou aquele que “zerou” a tarefa. 

É necessário elaborar ainda os desafios, pontos/conquistas, recompensas e feedbacks dos processos. Em um primeiro momento, a etapa de criação pode ser desafiadora, mas com o apoio do restante da equipe e com o feedback dos consumidores é mais fácil colocá-la em prática. 

Leia mais em: O que é engajamento do cliente?

Conheça o seu ICP 

O perfil de cliente ideal  ICP (Ideal Customer Profile) é uma técnica que permite conhecer quem é o seu “melhor consumidor”, isto é: qual é o perfil que tem mais chances de adquirir produtos ou serviços do seu negócio. 

Esse tipo de metodologia traz eficiência na abordagem de vendas. Afinal, é mais fácil negociar com uma pessoa que os seus colaboradores têm conhecimento sobre dores, demandas, fraquezas e rotinas do que um indivíduo que até pode utilizar o produto, mas que é difícil construir uma conexão. 

Para criar um ICP, você deve coletar as informações mais importantes sobre o lead, mapear as dores e necessidades deles e descobrir qual não é o perfil do cliente ideal do seu negócio.

Você pode utilizar os dados dos seus próprios consumidores para montar um ICP. Observe quais são as principais características dos clientes para construir um perfil completo. 

Neste momento, é possível analisar quais são os principais segmentos dos consumidores atuais; quais são os tipos de serviços que os consumidores mais investem; quais são as regiões em que eles moram; quais foram os nichos que trouxeram mais retorno positivo, entre outras questões. 

A partir daí, você terá insumos suficientes para conhecer melhor os seus consumidores. 

Importância de conhecer o seu ICP 

Philip Kotler, autor do livro Os 10 pecados mortais do marketing, é conhecido como o “pai do marketing” por muitos especialistas no assunto. 

Na obra, Kotler destaca o quanto é importante conhecer o perfil dos seus potenciais consumidores. Para isso, ele mostra como foi o diálogo dele com altos executivos da megacadeia de lojas de departamento, Sears. 

Leia abaixo o trecho na íntegra. 

Quando fiz essa pergunta para altos executivos da megacadeia de lojas de departamento Sears, lembro-me de ter ouvido a seguinte resposta: “Vendemos para todo mundo. Todos compram alguma coisa em nossas lojas… roupas, ferramentas, eletrodomésticos”. 

Perguntei em seguida: “É comum que os jovens adolescentes venham comprar roupas na Sears?”. “Eles não aparecem tanto quanto gostaríamos, mas suas mães, com certeza, fazem isso pra eles”.

“Então, existem grupos que fazem mais compras na Sears do que outros.” “Sim, temos de adminitir”. E porque não se concentrar naqueles que realmente gostam de suas mercadorias e serviços, em vez de tentar atrair todos? Ninguém teve a resposta. 

O pai do marketing comemora ainda neste tópico que a maioria das empresas não responde “todo mundo”. Por outro lado, ele deixa claro que isso não significa que elas estejam aplicando estratégias focadas. 

“Uma loja de roupas femininas poderá dizer, “Vendemos para mulheres de 20 a 50 anos de idade”. Respondo: esse é um grupo bem grande cujas necessidades são bem variadas. Mulheres mais jovens provavelmente usarão roupas de moda, enquanto o grupo de mais de 35 anos, roupas utilitárias para vestir em casa e no trabalho”. 

O autor deixa claro o quanto é importante investigar todos os detalhes sobre os seus clientes para conhecê-los profundamente. 

Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo que foi desenvolvido para que as pequenas e médias companhias tivessem a oportunidade de aperfeiçoar a experiência de atendimento dos seus consumidores por meio dessa ferramenta de comunicação. 

Um dos principais diferenciais do aplicativo é a variedade de recursos que a empresa tem a disposição e que não estão presentes na versão direcionada para pessoas físicas.

  • Conta comercial com localização do negócio;
  • Catálogo de produtos;
  • Mensagem de ausência e mensagem de saudação;
  • Respostas rápidas;
  • Etiquetas para organizar conversas;
  • Estatísticas de mensagens;
  • Botão para começar a conversa em anúncios. 

Já o WhatsApp com múltiplos usuários é um novo recurso que foi construído para as empresas. Nele, uma conta empresarial pode ser administrada por até quatro aparelhos móveis simultaneamente. 

Com essa funcionalidade, mais de um celular poderá ser utilizado para interagir com os cliente, garantindo mais praticidade e eficiência na comunicação. 

Recupere os clientes inativos 

De acordo com o site business.com, os clientes que retornam para a empresa gastam 67% mais do que os novos clientes. Por isso, a estratégia de recuperação dos consumidores inativos não pode ser ignorada.

Para fazer esse processo da melhor forma, siga o passo a passo abaixo. 

  • Identifique quem são os seus clientes inativos: análise o tempo médio entre uma aquisição e outra;
  • Segmente os clientes inativos identificados: cada cliente tem uma necessidade e todos não podem ser tratados da mesma maneira. É possível criar grupos por tipo de produto e/ou serviço que compravam, tempo de inatividade, ticket médio de compra, entre outros;
  • Estabeleça ações para grupo: leve em consideração o tom de voz que será aplicado, quais são os diferenciais da sua marca e as características de cada grupo;
  • Escolha a melhor forma de comunicar com o cliente: defina qual canal o cliente está mais presente, como: e-mail, telefone, chamada de vídeo, reunião presencial;

Agora, você deve enviar uma proposta comercial com o objetivo de retomar a parceria. A ideia é fazer com que o potencial comprador se encante pela sua oferta. Por isso, desenvolva opções personalizadas e que tenham ligação com o perfil do cliente. 

Aplique estratégias de marketing digital 

Estratégias de Marketing digital para vendas online não podem ficar de fora da nossa lista sobre como aumentar suas vendas com criatividade. Isso porque, é um mercado que pode ser bastante explorado por qualquer companhia, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

O SEO, por exemplo, é a sigla que corresponde a Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca

Trata-se de uma estratégia que ajuda na construção de conteúdos de marketing digital, fazendo com que eles fiquem mais alinhados com os mecanismos de busca e, como consequência, conquistem as melhores posições em buscadores, como o Google. 

Existem várias ações que ajudam a ter sucesso com o SEO, como: escolher a palavra-chave correta, ter autoridade e credibilidade, fazer uma linkagem interna e externa de qualidade, além de se preocupar com a facilidade de leitura (escaneabilidade). 

Para se ter uma ideia do poder dessa estratégia, 81% dos usuários fazem algum tipo de pesquisa online antes de fazer uma grande compra, dentro ou fora da internet, de acordo com informações divulgadas pela Breezy Hill Marketing

Diante desses resultados, é possível concluir que: quanto melhor a sua empresa estiver posicionada no Google e em outros mecanismos de busca, maiores são as chances da sua marca ter mais visitas e, consequentemente, novos consumidores. 

As redes sociais também podem ser incluídas em suas estratégias de marketing. Diversos estudos já mostraram que o Brasil é um dos países que mais utilizam essas ferramentas. Portanto, descubra qual é o canal mais acessado pelo cliente para criar vínculos mais próximos com o público. 

Leia mais em

Use a tecnologia ao seu favor 

A Automação de vendas conta com o auxílio da tecnologia para desburocratizar os processos da área comercial. Quando ela é colocada em prática, é possível diminuir ou eliminar as tarefas que são aplicadas manualmente.  

É fundamental deixar claro que a automação de vendas não tem como foco substituir o papel do vendedor na companhia, mas sim de auxiliá-los para que as atividades sejam feitas com agilidade, sem perder a eficiência. 

O Service, por exemplo, é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.. 

Nessa tecnologia, os agentes podem fornecer suporte em qualquer canal: mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz. 

E o melhor: a comunicação é feita por um único sistema, assim, não é necessário utilizar diversas ferramentas durante a rotina. 

Outro ponto positivo é que é possível personalizar a experiência para cada cliente, inclusive, até mesmo em grande escala.

A automação e bots viabilizados por IA armazenam o contexto de cada consumidor para que ele não repita novamente as informações para os seus colaboradores, garantindo uma boa qualidade no atendimento. 

Quer mais? Veja abaixo outras funcionalidades. 

  • Ferramentas de colaboração, que conectam de maneira eficiente parceiros internos e externos;
  • Análises e relatórios fáceis de usar funcionam com sistemas de vendas, atendimento e outros;
  • Crie uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade. Assim, os clientes resolvem seus problemas sozinhos e você reduz os tempos de resolução dos agentes.

Agora que você já sabe como aumentar suas vendas com criatividade e compreende o poder do Service para a sua marca, conheça a nossa solução e veja como ela pode transformar os resultados do seu negócio.

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