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7 maneiras de realizar um controle de vendas externas eficaz

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 setembro 2021
Última atualização em 21 setembro 2021

O controle de vendas externas é uma estratégia de organização e gerenciamento de produtos e serviços utilizada pelas organizações para melhorar os resultados comerciais e evitar problemas operacionais.

Essa atividade é necessária para garantir que o negócio cresça de forma saudável, prezando pelo equilíbrio entre a área comercial e outros setores importantes nas negociações, tornando as vendas mais lucrativas e os profissionais mais engajados.

Para te ajudar a realizar um bom controle de vendas externas, reunimos neste conteúdo 7 formas de facilitar esse processo e melhorar o planejamento da sua empresa. Acompanhe!

O que é o controle de vendas?

O controle de vendas é um processo estratégico de análise de informações que acompanha todo o fluxo de distribuição de um negócio, desde a entrada do produto em estoque, até o envio da mercadoria ao consumidor.

Por meio dessa técnica, é possível aperfeiçoar a atração e retenção de clientes, organizar melhor as etapas de vendas e observar os pontos positivos e negativos na administração dos recursos e equipes.

Esse controle comercial pode ser realizado de forma interna e externa, e é um modo prático de manter as finanças da organização saudáveis.

Diferenciando o que é venda externa e interna

Apesar de ambos os processos envolverem a comercialização de um produto ou serviço, é fundamental entender o que é venda externa e interna, e o que pode diferenciar esses formatos.

Venda externa: é um modelo de comercialização tradicional em que os vendedores são os responsáveis por realizar a abordagem do consumidor. 

Nesse tipo de venda, o negociador  busca fechar o negócio, por isso, boas estratégias de logística e relacionamento são fundamentais.

Venda interna: trata-se de um estilo de negociação em que  o agente realiza a prospecção do consumidor sem precisar ir até ele. 

Também conhecida como Inside Sales, essa venda pode ser realizada por e-mail, telefone, ou qualquer outra tecnologia, sem a necessidade de um contato direto com o comprador.

Outras diferenças nesses modelos de negociação são: o processo de vendas, o perfil do vendedor e a necessidade dos clientes. Cabe à empresa determinar qual dessas estratégias melhor se enquadra nas suas necessidades.

Leia: O que é Inside Sales, e entenda mais sobre esse conceito.

7 maneiras de ter um controle de vendas externas de sucesso  

Com foco nas vendas externas, a seguir você irá conferir as melhores táticas para que o seu controle comercial funcione de forma eficaz.

Planeje suas metas e objetivos

O primeiro passo para a implementação de qualquer estratégia comercial, está ligado a definição de metas e objetivos para o negócio. Por isso, é fundamental que antes de realizar qualquer outra ação, você tenha bem definido onde quer chegar, de que forma pretende que isso aconteça, e quais os resultados esperados.

Ter essas informações definidas ajuda a traçar um caminho estratégico no intuito de atingir as expectativas da empresa, colocando todos do empreendimento em busca da realização desses objetivos.

Registre todas as suas vendas

Com metas  definidas, o próximo passo é iniciar o controle das vendas externas, por meio do registro de todas as transações comerciais realizadas. 

É importante ter o registro de tudo, como:

  • vendas realizadas;
  • pagamento de impostos;
  • reposição de estoques
  • valor dos produtos;
  •  forma de pagamento;
  •  dados dos consumidores;
  • dentre outras informações. 

Com esses dados, criar estratégias de negociação, planejar promoções, e atingir as expectativas dos clientes se tornam ações muito mais fáceis

Mapeie seu fluxo de vendas

Um fluxo de vendas pode auxiliar o vendedor externo a seguir o melhor caminho durante a realização de uma oferta. Essa pode ser uma ferramenta eficaz para que os agentes realizem vendas com mais velocidade, o que tende a ser benéfico para o contratado e para o contratante.

Conheça seus clientes

O bom relacionamento com o consumidor é uma tática que dá certo em qualquer categoria de negociação, e isso inclui as vendas externas. 

Ao realizar o controle de vendas externas usando um bom sistema de gerenciamento, é possível armazenar informações ligadas às  preferências individuais de cada cliente, dessa forma, os vendedores conseguem estreitar a relação com ele, oferecendo aquilo que mais o satisfaça

Conheça bem sua equipe

Ter bons profissionais se torna uma ótima maneira de facilitar o controle de vendas externas. Um vendedor externo bem escolhido, diminui o índice de erros nas negociações, e eleva a qualidade das vendas.

Alinhar a boa escolha de um vendedor externo com treinamentos e premiações por metas batidas, pode tornar a prospecção de novos consumidores comum, e o atendimento da empresa cada dia melhor. 

Desenvolva as habilidades dos vendedores externos

Segundo uma pesquisa da PayScale, as habilidades mais relevantes de um profissional de vendas externas são:

  • a captação de novas oportunidades;
  • saber desenvolver um bom relacionamento com clientes;
  • gerenciar diversas contas.

Por isso, investir  tempo fortalecendo essas capacidades  em seus empregados, pode ser uma forma de potencializar seus resultados.

Tenha um bom sistema de gerenciamento

Imagine realizar todas as estratégias anteriores de forma manual. Certamente seria trabalhoso e improdutivo. Contudo, vivemos em uma era digital, em que a tecnologia é uma grande aliada da gestão empresarial. Logo, devemos aproveitá-la.

A automação pode evitar o gasto desnecessário de recursos e potencial humano, além de ser uma forma eficiente de armazenar e organizar informações, reduzir custos e potencializar muitos processos.

Contar com um software de CRM que auxilie a equipe de vendas a conquistar mais clientes e fechar negócios de forma intuitiva, sem dúvidas, é a melhor forma de realizar um bom controle de vendas externas.

Invista algum tempo pesquisando a melhor plataforma para o seu negócio, e não deixe de experimentar o Zendesk para vendas, o software de CRM da Zendesk que integra diversos canais de atendimento, melhora a produtividade da equipe de vendas, e transforma as conversas em conversões. 

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