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Artigo 13 min read

‌19 exemplos de e-mail de vendas + DICAS para montar o seu!

Por Zendesk

Última atualização em 21 fevereiro 2024

O e-mail é uma dos canais mais usados para a comunicação entre empresas e compradores. E, para que você possa aproveitá-lo ao máximo, organizamos este artigo com uma lista que tem 19 exemplos de e-mail de vendas.

Você pode usar esses modelos para adaptar suas ideias ou até mesmo copiá-los e apenas fazer as adaptações necessárias para tornar a comunicação mais fluida e personalizada.

Por sinal, o e-mail marketing é um importante aliado das empresas pois traz diversas possibilidades de comunicação com seu cliente, inclusive o fortalecimento da relação.

Siga com a gente e confira todos estes exemplos de e-mail de vendas para clientes.

Resumo

  • O e-mail é um importante canal de comunicação empresa-cliente. Ele pode ser usado para muitas finalidades, bastando adaptar o conteúdo conforme o propósito da mensagem, a identidade da marca e o próximo passo a ser dado.
  • Entre os exemplos de e-mail de vendas, destacam-se: apresentação, nutrição, proposta, confirmação, engajamento, lembrete, acompanhamento, venda consultiva, prospecção, negociação, despedida, follow-up, upsell e cross-sell.
  • Considerando o livro “As armas da persuasão”, de Robert Cialdini, pode-se criar e-mails de vendas com base nos gatilhos mentais: reciprocidade, compromisso e coerência, prova social, afeição, autoridade e escassez.

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Neste artigo, você aprenderá

13 exemplos de e-mail de vendas para clientes

Para que nossa lista de exemplos de e-mail de vendas para clientes fique mais organizada, separamos cada um deles em tópicos.

Existem diversos tipos de e-mail marketing que você pode enviar para seu cliente, portanto, nada melhor do que encontrá-los categorizados.

Nossa lista ficou assim:

  1. e-mail de apresentação;
  2. e-mail de confirmação;
  3. e-mail de nutrição;
  4. e-mail para engajamento;
  5. e-mail de lembrete;
  6. e-mail de acompanhamento;
  7. e-mail para venda consultiva;
  8. e-mail de prospecção
  9. e-mail de negociação
  10. e-mail de despedida
  11. e-mail de follow-up
  12. e-mail para upsell e cross-sell
  13. e-mail de proposta

Confira os exemplos de cada um deles e comece a usar.

1. E-mail de apresentação

E-mails de apresentação são muito usados quando seu cliente ainda tem pouca ou nenhuma informação sobre sua empresa ou mesmo sobre seu trabalho ou produto.

Muito funcional quando você precisa fazer um primeiro contato comercial, ainda nas primeiras etapas do funil de vendas, mas não sabe por onde começar.

Exemplo de e-mail de apresentação

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Meu nome é [SEU NOME] e trabalho como [SEU CARGO] na [NOME DE SUA EMPRESA].

Trabalhamos com [DESCREVA O SERVIÇO OU PRODUTO QUE VOCÊ OFERECE] e acredito que [DESCREVA AS PRINCIPAIS DORES QUE VOCÊ PODE SOLUCIONAR] para te oferecer.

Estamos obtendo muito sucesso com outras empresas em seu setor [MOSTRE EXEMPLOS] e acredito que possa ajudar a sua empresa também. 

Adoraria marcar uma conversa rápida e te apresentar melhor nossa solução. Como está a sua agenda na próxima semana?

Obrigado pela atenção,

[SUA ASSINATURA]

2. E-mail de confirmação

Os e-mails de confirmação são usados para casos em que você precisa confirmar algo que o seu leite fez. Um exemplo é o e-mail de confirmação de pagamento ou inscrição na sua newsletter. 

Exemplo de e-mail de confirmação

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE],

confirmamos [DESCREVA A AÇÃO FEITA PELO CLIENTE].

A partir de agora [DESCREVA O QUE ACONTECERÁ].

Fique à vontade para [OFEREÇA OUTRAS OPÇÕES, INCLUSIVE REVERSÍVEIS EM CASO DE DESCADASTRAMENTO POR EXEMPLO].

Estamos à sua disposição!

[SUA ASSINATURA]

3. E-mail de nutrição

Os e-mails de nutrição de leads são aqueles em que você busca manter um contato próximo com seu cliente, oferecendo conteúdos interessantes, alguns materiais úteis entre outros assuntos que possam interessá-lo.

Sobre essa etapa do relacionamento com sua base de contatos, indicamos que você leia também,Como fazer um fluxo de nutrição de leads de sucesso? 7 passos!”. 

Exemplo de e-mail de nutrição

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Ficou sabendo da novidade?

[CONTE ALGUMA NOVIDADE INTERESSANTE PARA SEU CLIENTE, SEJA SOBRE SUA EMPRESA OU SOBRE O SETOR EM QUE ELE ATUA. ADICIONE UM LINK COM A FONTE DA INFORMAÇÃO].

[DESCREVA BREVEMENTE COMO ESSA INFORMAÇÃO PODE IMPACTAR O SEU CLIENTE]

[CONVIDE-O A SABER MAIS CLICANDO EM UM LINK COM MAIS INFORMAÇÕES]

Até mais!

[SUA ASSINATURA]

4. E-mail para engajamento

E-mails para engajamento são aqueles que você busca uma resposta ou uma ação de seu cliente. 

Por ser usado para saber se ele ainda está lendo seus e-mails ou mesmo para tornar a comunicação mais pessoal. 

Exemplo de e-mail para engajamento

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Sabemos que uma boa comunicação precisa ser objetiva. Pensando nisso, te convido a personalizar nossos envios de e-mail para você.

Clicando neste link você poderá configurar os tipos de e-mails que você deseja continuar recebendo da gente e até mesmo a frequência deles.

Estamos à sua disposição!

[SUA ASSINATURA]

5. E-mail de lembrete

Os e-mails de lembrete, como o próprio nome sugere, são aqueles em que você irá mandar lembretes para seu cliente. Seja de reuniões ou mesmo de eventos que você esteja realizando.

Exemplo de e-mail de lembrete

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Passando apenas para te lembrar do [EVENTO OU REUNIÃO], que acontecerá no dia [DATA E HORA].

Nos encontramos lá!

[SUA ASSINATURA]

6. E-mail de acompanhamento

Este é um exemplo de e-mail de vendas que serve para mostrar aos seus clientes que você está por dentro do que está acontecendo. Seja uma venda que ainda não foi entregue ou mesmo um pedido de suporte que ainda está sendo analisado.

Exemplo de e-mail de acompanhamento

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Estamos te enviando este e-mail apenas para informá-lo que [DESCREVA A INFORMAÇÃO: “seu pedido já foi recebido” OU “nossa equipe já está analisando seu chamado no suporte”]

Caso possamos ajudá-lo em mais alguma coisa, basta [ADICIONE UMA OPÇÃO DE CONTATO]

Estamos à sua disposição.

[SUA ASSINATURA]

7. E-mail para venda consultiva

Os e-mails para venda consultiva são aqueles em que você oferece os serviços e produtos ao mesmo tempo que se apresenta como um consultor para auxiliar seus clientes. Identificando potenciais problemas e apresentando soluções.

Exemplo de e-mail para venda consultiva

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Meu nome é [SEU NOME] e trabalho como [SEU CARGO] na [NOME DE SUA EMPRESA].

Trabalho com [DESCREVA O SERVIÇO OU PRODUTO QUE VOCÊ OFERECE] e acredito que [DESCREVA AS PRINCIPAIS DORES QUE VOCÊ PODE SOLUCIONAR] para te oferecer.

Já ajudei outras empresas como, [ADICIONE ALGUNS EXEMPLOS] e acredito que possa te ajudar também.

Adoraria marcar uma conversa rápida e te conhecer melhor suas necessidades. Como está a sua agenda na próxima semana?

Obrigado pela atenção,

[SUA ASSINATURA]

8. E-mail de prospecção

Os e-mails de prospecção podem ser bem diretos. Neles você pode mostrar que possui a solução para as dores que o lead apresenta.

Exemplo de e-mail de prospecção

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Você tem encontrado dificuldades em [DESCREVA AS DORES CONHECIDAS EM SEU MERCADO].

Saiba que você não é o único! Conhecemos bem [DEMONSTRE CONHECIMENTO DE CAUSA].

Agora imagine você ser capaz de [DESCREVA COMO VOCÊ PODE SOLUCIONAR ESTAS DORES DE SEU CLIENTE].

[DESCREVA BREVEMENTE SUA SOLUÇÃO]

[ADICIONE UM CTA QUE LEVE-O A SUA PÁGINA OU SOLUÇÃO]

Estarei aguardando você,

[SUA ASSINATURA]

9. E-mail de negociação

Estes são e-mails onde você e seu cliente precisam negociar alguma situação ou mesmo detalhes de alguma oferta ou contrato. É importante mostrar que você entende seu cliente e está comprometido com uma resolução da questão.

Exemplo de e-mail de negociação

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE],

compreendo que a [DESCREVA A SITUAÇÃO].

Será que podemos fazer [OFEREÇA UMA OPÇÃO DE SOLUÇÃO]

Acredito que assim ficaremos bem alinhados.

Caso esteja de acordo basta clicar aqui para formalizarmos. Caso você tenha alguma dúvida, podemos fazer uma chamada.

Atenciosamente,

[SUA ASSINATURA]

10. E-mail de despedida

Estes são aqueles e-mails que recebemos quando nos descadastramos de alguma lista de envio de e-mails. Eles são bem simples e diretos.

Exemplo de e-mail de despedida

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Recebemos o seu pedido de descadastramento.

Sentiremos saudades dos nossos contatos!

Caso você queira voltar a receber nossos e-mails, basta clicar aqui [ADICIONAR LINK].

Estaremos à sua disposição!

[SUA ASSINATURA]

11. E-mail de follow-up

E-mails de follow-up servem para manter sua presença ali na lembrança de seu cliente, a partir do primeiro contato que você teve com ele.

Exemplo de e-mail de follow-up

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Lembra-se do nosso último e-mail? E aí?! O que você achou?!

O seu feedback é muito importante para nós [OU PARA MIM].

Em meu último e-mail [LEMBRE SUA OFERTA DO e-mail ANTERIOR].

Tenho certeza que posso trazer o resultado esperado para [NOME DO CLIENTE OU DA EMPRESA].

Estamos à sua disposição! [OU] Estou à sua disposição!

[SUA ASSINATURA]

12. E-mail para upsell e cross-sell

Os e-mails de upsell e cross-sell visam oferecer ao comprador um produto superior ao comprado ou pesquisado ou mesmo produtos e serviços complementares.

Exemplo de e-mail para upsell e cross-sell

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE]!

Caso você queira aumentar [DESCREVA VANTAGENS QUE ELE VAI RECEBER]. Temos as seguintes opções para você:

[Opção 1]

[Opção 2]

[Opção 3]

Outros clientes nossos relataram [APRESENTE NÚMEROS QUE COMPROVAM OS BENEFÍCIOS DESSE UPSELL OU CROSS-SELL]

Estamos à sua disposição para mais informações.

[SUA ASSINATURA]

13. E-mail de proposta

Aquele e-mail onde você apresenta sua proposta buscando o fechamento do negócio. Aqui você precisa ser bem claro e direto. Deixando os detalhes para o contrato.

Exemplo de e-mail de proposta

Olá [PRIMEIRO NOME DO CLIENTE].

Ficamos muito felizes em saber do seu interesse em trabalhar conosco.

Preparamos uma proposta que busca [PONTUE OS PRINCIPAIS PONTOS DE DOR QUE IRÁ RESOLVER].

Gostaria de agendar com você um horário para apresentá-la a você. Como está a sua agenda para amanhã?

Aguardo seu retorno,

[SUA ASSINATURA]

+ 6 exemplos de e-mail marketing conforme as armas da persuasão

O livro best-seller “As armas da persuasão” de Robert Cialdini apresenta seis gatilhos que contribuem para que você convença seus clientes a realizarem alguma coisa. São eles:

  1. reciprocidade
  2. compromisso e coerência
  3. prova social
  4. afeição
  5. autoridade
  6. escassez

Veja, a seguir, um exemplo de e-mail de vendas para cada “arma da persuasão” indicada acima, assim você entende como elas funcionam na prática.

1. Reciprocidade

Você pode usar a reciprocidade em um e-mail de venda para demonstrar gratidão ao seu cliente. Como no exemplo de e-mail de vendas abaixo:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Estamos muito gratos de ter você conosco.

De tempos em tempos selecionamos alguns clientes especiais [VOCÊ PODE ADICIONAR UMA QUALIDADE ESPECÍFICA] e oferecemos um presente em gratidão.

Para agradecer a sua confiança você terá [ADICIONE ALGUM BÔNUS, OFERTA, OU MESMO ALGUM BRINDE]

Esperamos que você faça bom proveito!

Obrigado por sua parceria,

[SUA ASSINATURA OU DE SUA EMPRESA]

2. Compromisso e coerência

Ter compromisso e coerência são elementos importantíssimos para que sua empresa seja confiável e seu cliente tenha a tranquilidade de se relacionar com ela. Problemas acontecem, mas é a forma como você lida com eles que vai te diferenciar aos olhos do cliente.

Um bom exemplo de e-mail que reforça isso é:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Reforçando nosso compromisso com você, estamos expandindo nossa rede de suporte para melhor atendê-lo.

Ampliamos nossa rede de suporte e dobramos nosso pessoal, contando agora com uma média de tempo de resposta de apenas 2 minutos.

Pedimos desculpas por atrasos no passado e reforçamos mais uma vez nosso compromisso em atendê-lo da melhor forma.

Obrigado por sua compreensão,

[SUA ASSINATURA OU DE SUA EMPRESA]

3. Prova social

Uma prova social é quando você apresenta a seus clientes outros casos de sucesso para que eles se inspirem. É uma forma de comprovar que sua empresa gera resultados práticos.

Eis um bom exemplo de e-mail de venda com prova social:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Ainda em dúvida se nossas soluções servem para você?

Trouxemos para você alguns cases de sucesso de outros clientes que usaram nossos serviços. Confira!

[CASE 1]

[CASE 2]

[CASE 3]

Venha ser o próximo exemplo!

Estou aguardando o seu contato.

[SUA ASSINATURA]

4. Afeição

O sentimento de afeição é um ótimo gatilho mental para aproximar relações e nos fazer sentir confortáveis. Quando temos afeição por algo, nós confiamos mais e ficamos mais favoráveis a tomar decisões positivas.

Um bom exemplo de e-mail nesta linha:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Sabemos que o início de ano pode ser uma época apertada para os negócios. São muitas contas extras, novos planejamentos, algumas surpresas que ficaram do ano anterior.

Portanto, estamos te oferecendo um desconto de 10% na mensalidade deste mês em agradecimento a sua fidelidade conosco.

Conte sempre com a gente,

[SUA ASSINATURA]

5. Autoridade

Um argumento de autoridade é uma estratégia para embasar algum argumento que você está oferecendo. Ao usar um especialista você influencia seu cliente usando um argumento técnico e teórico.

Veja o seguinte exemplo:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Nossa empresa acabou de ser selecionada como uma das 10 empresas mais influentes do Brasil!

Você faz parte dessa nossa conquista! Confira neste vídeo abaixo como nossa empresa cresceu, se aprimorou e chegou a esta conquista.

Muito obrigado por fazer parte deste momento!

Conte sempre com a gente!

[SUA ASSINATURA]

6. Escassez

Uma estratégia de escassez é aquela que utiliza frases como: “Últimos dias”, “Apenas para os próximos 10 usuários”, entre outras. Muito utilizadas no varejo, elas promovem uma sensação de urgência e servem muito bem para impulsionar vendas.

Por exemplo:

Olá [NOME DO CLIENTE]!

Passando apenas para te lembrar que hoje é o último dia de pré-venda do nosso novo produto.

A partir de amanhã você já não terá o desconto de 15% nem poderá contar com nosso brinde surpresa.

Não deixe para depois!

Atenciosamente,

[SUA ASSINATURA]

→ Aproveite agora e faça o download gratuito do [EBOOK] Guia definitivo para automação de e-mails de vendas.

Principais cuidados na criação de sua estratégia de e-mail marketing

É claro que, além de saber o que escrever, as vendas por e-mail também exigem alguns cuidados.

Alguns pontos são básicos e primordiais são:

  • identidade: seus e-mails precisam ter a personalidade de sua empresa. Seja em sua identidade visual ou em seu tratamento com o cliente;
  • educação: não importa o quanto você se sinta íntimo de um cliente, mantenha sempre o profissionalismo na forma de tratamento;
  • escrita: mesmo que a identidade de sua empresa siga uma linha mais jovem, não significa que possa cometer erros gramaticais. Fique atento à sua escrita;
  • objetividade: seja sempre objetivo em sua comunicação. Não fique dando voltas, opte por dar esclarecimentos em um CTA;
  • rodapé: tenha um modelo pronto de rodapé com maiores informações sobre sua empresa. Além do profissionalismo você ainda oferece outros pontos de contato.

O que fazer depois de conferir os exemplos de e-mail de vendas?

Como você viu aqui existem diversos tipos de e-mail marketing para você utilizar. Basta que você siga nossas orientações para adaptação de nossos exemplos na realidade de sua empresa e siga nossas dicas de cuidados que você precisa ter.

E pronto! Ta aí a sua receita de sucesso em vendas por e-mail.

Além de criar um bom e-mail, outra estratégia que vai te ajudar a aumentar os resultados com a estratégia é a automação do fluxo de e-mails. Para isso, você pode contar com a tecnologia de um CRM, como o Zendesk Service.

Alias, a solução da Zendesk dispõe de recursos de inteligência artificial para entender o comportamento do cliente, prever tendências e antecipar suas necessidades. Assim, a equipe pode personalizar as interações e elevar ainda mais os resultados.

Ficou curioso sobre como funciona? Acesse nossa página, inicie uma avaliação gratuita e conheça mais sobre nossos recursos. Depois, basta escolher o plano que corresponde às suas demandas!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

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