Artigo | 11 min read

16 ferramentas de e-commerce para pequenos e grandes negócios!

Por Zendesk

Última atualização em 13 Abril 2023

Não é fácil aprimorar os processos na empresa ou criar uma loja virtual do zero, mas com ferramentas de e-commerce adequadas tudo fica mais fácil.

Este guia te mostrará as melhores opções do mercado, passando por dicas que envolvem gestão de ticket, análise de dados, otimização de vendas, atendimento ao consumidor e muito mais.

Parece interessante? 

Sem mais delongas, continue a leitura deste artigo e conheça as melhores ferramentas online para otimizar os seus resultados. 

Quais são as melhores ferramentas de e-commerce? Conheça 16 opções! 

A seguir, você confere as ferramentas de e-commerce mais indicadas para a sua empresa: 

1- CRM de vendas 

Um CRM de vendas consiste em uma estratégia que foca na gestão de relacionamento com o consumidor. 

Para isso, ele utiliza um software que armazena e atualiza todas as conexões com os leads e clientes, atendendo às suas necessidades. 

Dito isso, é vital tanto para converter leads em consumidores, como para aperfeiçoar a relação com os clientes da base, melhorando a retenção e o processo de fidelização. 

Em suma, o CRM de vendas registra informações, armazena dados, detecta oportunidades, cria um histórico de gargalos e controla campanhas em um único espaço. 

Dessa maneira, permite tanto que o setor comercial como o de atendimento e seus respectivos líderes tenham uma visão mais detalhada sobre os processos, facilitando a tomada de decisões. 

Basicamente, um CRM de vendas funciona de duas formas: 

  • Armazenamento de dados no próprio computador; 
  • Por meio da nuvem, que é uma tecnologia mais eficaz, segura e prática. 

Entre os benefícios do CRM para o seu e-commerce podemos destacar: 

  • promove a integração dos times de marketing e de vendas;
  • contribui para a redução de custos;
  • permite conhecer a performance de seus times.

Ficou curioso? 

Leia nosso guia sobre o que é CRM de vendas e conheça 9 motivos para implementar esta tecnologia. 

2- Software de atendimento ao cliente 

Como o próprio nome indica, o sistema de atendimento ao cliente é uma ferramenta que reúne todos os processos de atendimento da sua companhia em um único lugar, otimizando a gestão de chamados dos clientes. 

Em resumo, ela facilita a comunicação online, pois automatiza várias demandas e proporciona dados relevantes para a tomada de decisões. 

Ao mesmo tempo, é responsável por registrar os dados dos consumidores, organizar a demanda e nutrir as métricas utilizadas para avaliar a performance do segmento de suporte. 

Ademais, a tecnologia integra várias ferramentas de atendimento ao consumidor, o que permite implementar uma gestão de ticket mais ágil, sem perder qualquer mensagem de vista. 

Mas o que define um bom sistema para atendimento ao cliente? 

A seguir, você confere os pilares de uma tecnologia de sucesso e quais são os impactos que ela pode trazer para o seu negócio: 

3- Chatbot 

Esta ferramenta opera como uma espécie de robô, pois consegue replicar a imitar uma conversa natural por meio de um chat online. 

Também conhecido como assistente virtual, os chatbots são programas pré-ajustados que conseguem decodificar respostas, consultar base de dados e responder com agilidade dúvidas de usuários tanto por voz como por texto. 

Um bom exemplo de empresa que usa essa ferramenta online é o Bradesco, que está revolucionando a maneira como atende aos consumidores. 

Sobretudo, com a chegada da BIA, a  inteligência artificial da instituição financeira (por esse motivo o nome BIA, Bradesco Inteligência Artificial). 

Acessível no WhatsApp, no aplicativo, na Alexa, no Google Assistente, ela ajuda os consumidores a tirar dúvidas, fazer transações, consultar saldos e limites e até checar os últimos lançamentos da conta. 

Quer saber mais? Dê o play no vídeo abaixo e saiba como funciona a Bia:

4- Gestão do conhecimento 

Direto ao ponto, a gestão do conhecimento foca em examinar, detectar, agregar, administrar e distribuir materiais que ficam armazenados na companhia. 

Em outras palavras, são todos os conhecimentos fundamentais que o seu negócio utiliza para manter o funcionamento em ordem. 

Aqui, você tem acesso a dados, informações e um conjunto de conclusões significativas que já foram aplicadas em processos, técnicas e metodologias. 

Como este assunto envolve diversas questões, selecionamos nossos melhores conteúdos para te ajudar a implementar a gestão de conhecimento na empresa: 

5- WhatsApp Business

É indicado para pequenas e médias empresas e permite a construção de um relacionamento mais próximo entre clientes e companhias. 

Aqui no blog desenvolvemos um guia completo que te ensina como fazer atendimento via WhatsApp de maneira simples e didática. 

Leia o conteúdo, tome nota das orientações e aplique as dicas em sua empresa. Aos poucos, perceberá que o contato no ambiente online é mais simples do que parece. 

6- Software de help desk

Podemos definir um software de help desk como uma tecnologia que automatiza as solicitações recebidas pela empresa. Como isso, ele abomina a maioria dos processos manuais em um atendimento. 

Essa automatização envolve o registro das tarefas e o seu rastreio, e tudo ocorre em uma única ferramenta. 

7- Calculadora de ROI 

Calcular o ROI parece ser uma tarefa chata e complicada, mas não precisa ser. Por sorte, temos uma calculadora que ajuda a visualizar os benefícios de uma abordagem omnichannel no suporte ao cliente. 

Esse modelo interativo é baseado no estudo da Forrester Consulting, The Total Economic Impact of Zendesk for Enterprise, encomendado pela Zendesk.

Teste a calculadora e conheça o ROI deste investimento para o seu e-commerce. 

8- Ferramenta de omnichannel

Antes de mais nada, o que é omnichannel?

Em síntese, trata-se de uma estratégica que utiliza vários canais de comunicação e vendas simultaneamente para: 

  • atrair potenciais clientes;
  • manter um relacionamento mais próximo com prospects; 
  • proporcionar atendimento de qualidade para consumidores. 

Isso resulta em uma experiência ao cliente mais completa, independentemente do canal que ele está utilizando para conversar com a sua empresa.

Ficou claro? 

Uma vez entendido esse conceito, vamos te apresentar a ferramenta de omnichannel que oferece aos agentes de atendimento os dados necessários para otimizar a relação com o consumidor. 

Para facilitar a sua compreensão, assista ao vídeo abaixo, que mostra informações relevantes sobre o processo de implementação, uso e otimização do atendimento da empresa. 

9- Toggl

O Toggl, por sua vez, é uma ferramenta de produtividade que permite acompanhar suas tarefas por tempo, quebrando suas horas por projetos e consumidores. 

Assim, você consegue enxergar no fim do dia, da semana e do mês as horas dedicadas para cada uma das demandas e clientes. 

Por fim, ela proporciona uma visão mais ampla das horas de trabalho e ajuda a aplicar alterações mais finas no tempo que se concentra em cada uma das tarefas. 

10- Asana 

Organizar o gerenciamento de projetos é um dos maiores desafios de quem é responsável por um e-commerce. Se este for o seu caso, inclua o Asana em sua rotina de trabalho. 

Fundamentado na metodologia Kanban, uma das principais vantagens desta ferramenta é que ela proporciona a visualização da linha do tempo do seu projeto.

Isso permite que você verifique o que está dentro do prazo ou em atrasos, os responsáveis por cada demanda, entre outras funcionalidades. 

11- Slack 

Estamos na metade deste artigo com uma ferramenta de e-commerce que vai contribuir bastante para deixar a sua comunicação internet mais precisa e sem ruídos, melhorando bastante a sua gestão. 

A tecnologia é um chat de mensagens que pode ser útil tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. 

Nessa ferramenta, você pode sistematizar as conversas por canais, canal da equipe do projeto 1, canal da equipe do projeto 2, entre outros.

Ademais, pelo Slack é permitido compartilhar arquivos de vários formatos, como áudio, fotos, vídeos e textos. 

Com uma versão gratuita, ela proporciona fácil integração com o Google Drive e Dropbox.

12- SEMrush (planos gratuitos e pagos)

Em uma lista de ferramentas de e-commerce não pode faltar opções que ajudem a otimizar as suas estratégias de marketing. Para isso, indicamos o SEMrush.

Ele ajuda a identificar palavras-chave que melhoram a sua performance em motores de busca, como o Google. 

Além do volume de buscas, temos informações sobre pesquisa e CPC médio de cada termo. 

Num primeiro momento, esta ferramenta pode ser complicada. Por isso, escolhemos o vídeo abaixo que te ensina como usar o semrush do zero:

13- Canva 

Você está adiante de uma das plataformas mais queridinhas entre os profissionais de e-commerce: o Canva

Isso porque ele facilita a construção de designs intuitos e simples. Nela, você não precisa ser um expert no assunto, pois é possível criar a partir de templates para redes sociais, banners e até logomarca. 

Em paralelo, a tecnologia oferece a opção de editar vídeos e fotos, e fazer uploads de arquivos que você pretende incluir ao seu projeto. É uma ótima opção para gestão de redes sociais. 

Disponível em sua versão web e aplicativo, seus projetos podem ser feitos em colaboração com um time, na opção compartilhamento. 

14- Google Search Console

Veja só esta definição do próprio Google sobre o Search Console: 

“É um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da pesquisa Google”

Conheça a seguir algumas funcionalidades desta ferramenta: 

  • averiguar se o Google pode identificar e rastrear sua página;
  • solucionar problemas e indexação e pedir a reindexação de artigo novo ou atualizado; 
  • apresentar os dados de tráfego da Pesquisa Google para sua página; 
  • enviar alertas quando o Google detectar indexação, spam ou outras anomalias no seu site. 

Achou complicado? Neste vídeo produzido pelo Google, você aprenderá como usar o Search Console, veja: 

15- Google PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights (PSI), por sua vez, ajuda a medir a velocidade de carregamento de um site ou blog na internet. 

A ferramenta coleta, processa e analisa informações de laboratórios que são conectados com dados do mundo real do Chrome User Experience Report.

16- Google Analytics

Indicamos ferramentas de e-commerce com foco em planejamento, marketing, design, atendimento ao cliente e gestão de vendas

Mas ainda é preciso concentrar esforços para analisar os resultados e verificar quais são as ações que necessitam de ajustes e quais são aquelas que devem ser potencializadas. 

Neste quesito, temos o Google Analytics, uma ferramenta que traça o perfil de todo seu visitante e compreende se todas as estratégias de marketing e divulgação estão sendo executadas para o público correto. 

De forma complementar, você tem acesso a taxa de conversão do site em relação a quantidade de visitas, calcula o ROI e descobre quanto tempo os visitantes passaram em sua página. 

E o melhor: a ferramenta é gratuita e existem várias possibilidades de entender o perfil do seu usuário por meio dela. 

Bônus: conheça outras ferramentas de e-commerce

Com uma lista dessas, as desculpas para tirar a sua ideia do papel ou otimizar os seus resultados acabaram. 

Se muita gente acredita que ferramentas de e-commerce são destinadas somente a uns poucos privilegiados, o intuito deste guia é democratizar o acesso, permitindo que muitos empreendedores tenham ótimos resultados. 

E, para mergulhar ainda mais no mundo de uma loja virtual, continue em nosso blog e conheça outras ferramentas de e-commerce que ajudam a otimizar não só as vendas, mas também os processos da sua empresa: 

Ai vai uma lista de artigos com as melhores indicações do nosso portal: 

Já conheço as ferramentas de e-commerce, mas qual é a melhor? 

Entre todas as ferramentas de e-commerce que citamos neste artigo, considere iniciar por software de atendimento ao cliente. 

Com essa tecnologia, você pode analisar, monitorar e atuar com base nas necessidades de seus consumidores. 

Isso só é possível devido às análises e relatórios fáceis de usar e funcionam com sistemas de vendas e atendimento. 

Não foi por acaso que escolhemos essa tecnologia para o seu negócio. Afinal, o consumidor moderno pretende gastar mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente, segundo este relatório da Zendesk

Podemos concluir, portanto, que o Service é uma ótima opção para preparar as equipes para o sucesso e manter a empresa em sincronia.

Faz sentido? 

Assista a vídeos de demonstração, inscreva-se em um webinar com uma sessão de perguntas e respostas ao vivo e faça o tour pelo espaço de trabalho do agente.

Tudo isso com um cadastro simples e rápido em nosso site. Acesse e conheça todos os detalhes. 

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis