Artigo

O que é ETL?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 Janeiro 2021
Última atualização em 21 Janeiro 2021

O que é ETL? ETL é a sigla utilizada para o termo em inglês Extract Transform and Load, em tradução literal, Extrair, Transformar e Carregar.

São softwares que têm por objetivo extrair dados de variados sistemas, fazer a sua transformação de acordo com a necessidade da empresa e, por fim, carregá-los em um lugar de armazenamento (um Data Warehouse).

O que é ETL e para que serve?

Empresas que pretendem fazer importação, transformação e exportação de dados de um ambiente para o outro precisam saber o que é ETL.

Abreviatura do termo Extract Transform Load, ETL é um sistema que tem a capacidade de ler diferentes formatos de arquivos e tipos de dados, e transportá-los de um ambiente para outro.

O ETL serve para consolidar dados de origens diferentes e entregá-los a um novo ambiente. Além disso, pode ser utilizado quando uma empresa faz a troca de sistemas antigos por novos.

Um sistema ETL ajuda também a reunir todos os dados de um negócio, contribuindo para a tomada de decisões.

Não deixe de ler: “Entenda como a cultura data-driven pode impulsionar as vendas da sua empresa

Quais os processos de ETL?

Para saber o que é ETL é preciso entender os seus processos que, basicamente, são:

  • Extração
  • Transformação (ou limpeza)
  • Carga de dados (ou entrega)

Extração

O primeiro processo de ETL é a extração dos dados dos seus sistemas originais (Data Sources ou Sistemas Operacionais). 

Nesta fase, esses dados são extraídos e transferidos para um ambiente Data Warehouse, local onde podem ser trabalhados pelo sistema ETL de maneira independente. 

Transformação

Na segunda parte do processo de ETL os dados são transformados e ajustados conforme a necessidade.

Sobre esses dados podem ser atribuídas diferentes regras que vão ajudar a melhorar a sua qualidade. 

Um dos propósitos desta etapa é combinar dados de diferentes fontes, de modo que possam ser enviados para um mesmo sistema, ainda que tenham vindo de sistemas diferentes.

Carga de dados

Por fim, o último processo de ETL consiste na carga dos dados transformados, ou seja, na entrega dos dados consolidados ao sistema de destino.

Aproveite e leia também: “Dados e agilidade unidos pela experiência do cliente

Qual a finalidade dos sistemas ETL?

Os sistemas ETL têm por finalidade integrar dados gerados por diferentes sistemas.

Ou seja, a função dos sistemas ETL é extrair dados de origens diferentes, transformá-los de modo que possam ser consolidados e enviá-los para um Data Warehouse (armazém de dados) ou Data Mart (subconjunto de dados de um Data Warehouse).

Qual a importância do ETL?

Ao saber o que é ETL, entende-se se tratar de um sistema que ajuda a consolidar dados que podem servir como base em tomadas de decisões.

Quando um sistema ETL é usado com um Data Warehouse, é possível ter um histórico completo de todos os dados que foram gerados por uma empresa.

O ETL também contribui para a criação e elaboração de relatórios relevantes para o planejamento estratégico de um negócio, visto proporcionar uma visão ampla e consolidada de tudo o que foi gerado.

Dica de leitura: “O que é análise e interpretação de dados + a importância nos negócios!

Como o ETL é usado?

Para entender o que é ETL é preciso, também, saber como esse sistema é usado.

O ETL trabalha em conjunto com outras ferramentas de integração e de gerenciamento de dados, tais como de data governance e de data quality.

Do ponto de vista da aplicação, os sistemas de ETL são utilizados das seguintes formas:

  • Usos tradicionais
  • Com Big Data para transformação e adaptação
  • Para Hadoop 
  • Para acesso aos dados self-service
  • Com Data Quality
  • Com metadados

Usos tradicionais

Um sistema ETL pode ser utilizado por empresas de variados segmentos que querem avaliar os seus dados regularmente.

Ao descobrir o que é ETL, entende-se também que esse sistema pode ser utilizado para migrar os dados de um negócio de um sistema obsoleto para outro mais moderno, bem como para fazer a fusão entre empresas.

Com Big Data para transformação e adaptação

O ETL também pode ser utilizado para transformar e adaptar o Big Data de um negócio, dando a essa empresa uma importante vantagem competitiva com a extração mais rápida de dados.

Para Hadoop 

Soluções de ETL avançadas também contribuem para o carregamento e conversão de dados no Hadoop, estrutura de software open-source utilizada para armazenamento massivo de dados, sejam eles estruturados ou não.

Para acesso a dados self-service

O conceito de dados self-service é dar acesso rápido e fácil profissionais não técnicos a diversos dados.

No caso, o ETL otimiza esse processo de preparação dos dados, entregando respostas mais rapidamente e, com isso, aumentando a produtividade das equipes.

Com Data Quality

Quando integrado a um Data Quality, bem como a outras soluções de integração de dados (data integration), o ETL contribui para garantir dados ainda mais confiáveis.

Com metadados

O ETL também pode ser vinculado aos metadados, que são informações acrescidas aos dados que auxiliam no entendimento da sua origem, quais impactos podem causar, para quais aplicações servem etc.

Aproveite e leia também “Análise de CRM: use os dados para tomar decisões

Como funciona o ETL?

Por fim, para entender o que é ETL é importante compreender o que seu funcionamento, o qual está relacionado a outras técnicas, funções e processos de integração de dados.

Algumas delas são SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada); Data Mapping (mapeamento de dados); scripts (conjunto de instruções); Data virtualization, Virtualização de dados, entre outras. 

E já que estamos falando de análise de dados, o Zendesk Explore pode lhe ajudar. Afinal, essa ferramenta contribui para que você aprimore a experiência dos seus clientes utilizando os dados gerados como base para as suas estratégias.

Experimente o Zendesk Explore. Faça um teste grátis!

Software de análise do cliente e criação de relatórios

Melhore seus resultados acompanhando de perto as principais métricas da sua empresa a partir de um dashboard completo.