
O que é ETL? ETL é a sigla utilizada para o termo em inglês Extract Transform and Load, em tradução literal, Extrair, Transformar e Carregar.
São softwares que têm por objetivo extrair dados de variados sistemas, fazer a sua transformação de acordo com a necessidade da empresa e, por fim, carregá-los em um lugar de armazenamento (um Data Warehouse).
O que é ETL e para que serve?
Empresas que pretendem fazer importação, transformação e exportação de dados de um ambiente para o outro precisam saber o que é ETL.
Abreviatura do termo Extract Transform Load, ETL é um sistema que tem a capacidade de ler diferentes formatos de arquivos e tipos de dados, e transportá-los de um ambiente para outro.
O ETL serve para consolidar dados de origens diferentes e entregá-los a um novo ambiente. Além disso, pode ser utilizado quando uma empresa faz a troca de sistemas antigos por novos.
Um sistema ETL ajuda também a reunir todos os dados de um negócio, contribuindo para a tomada de decisões.
Não deixe de ler: “Entenda como a cultura data-driven pode impulsionar as vendas da sua empresa”
Quais os processos de ETL?
Para saber o que é ETL é preciso entender os seus processos que, basicamente, são:
- Extração
- Transformação (ou limpeza)
- Carga de dados (ou entrega)
Extração
O primeiro processo de ETL é a extração dos dados dos seus sistemas originais (Data Sources ou Sistemas Operacionais).
Nesta fase, esses dados são extraídos e transferidos para um ambiente Data Warehouse, local onde podem ser trabalhados pelo sistema ETL de maneira independente.
Transformação
Na segunda parte do processo de ETL os dados são transformados e ajustados conforme a necessidade.
Sobre esses dados podem ser atribuídas diferentes regras que vão ajudar a melhorar a sua qualidade.
Um dos propósitos desta etapa é combinar dados de diferentes fontes, de modo que possam ser enviados para um mesmo sistema, ainda que tenham vindo de sistemas diferentes.
Carga de dados
Por fim, o último processo de ETL consiste na carga dos dados transformados, ou seja, na entrega dos dados consolidados ao sistema de destino.
Aproveite e leia também: “Dados e agilidade unidos pela experiência do cliente”
Qual a finalidade dos sistemas ETL?
Os sistemas ETL têm por finalidade integrar dados gerados por diferentes sistemas.
Ou seja, a função dos sistemas ETL é extrair dados de origens diferentes, transformá-los de modo que possam ser consolidados e enviá-los para um Data Warehouse (armazém de dados) ou Data Mart (subconjunto de dados de um Data Warehouse).
Qual a importância do ETL?
Ao saber o que é ETL, entende-se se tratar de um sistema que ajuda a consolidar dados que podem servir como base em tomadas de decisões.
Quando um sistema ETL é usado com um Data Warehouse, é possível ter um histórico completo de todos os dados que foram gerados por uma empresa.
O ETL também contribui para a criação e elaboração de relatórios relevantes para o planejamento estratégico de um negócio, visto proporcionar uma visão ampla e consolidada de tudo o que foi gerado.
Dica de leitura: “O que é análise e interpretação de dados + a importância nos negócios!”
Como o ETL é usado?
Para entender o que é ETL é preciso, também, saber como esse sistema é usado.
O ETL trabalha em conjunto com outras ferramentas de integração e de gerenciamento de dados, tais como de data governance e de data quality.
Do ponto de vista da aplicação, os sistemas de ETL são utilizados das seguintes formas:
- Usos tradicionais
- Com Big Data para transformação e adaptação
- Para Hadoop
- Para acesso aos dados self-service
- Com Data Quality
- Com metadados
Usos tradicionais
Um sistema ETL pode ser utilizado por empresas de variados segmentos que querem avaliar os seus dados regularmente.
Ao descobrir o que é ETL, entende-se também que esse sistema pode ser utilizado para migrar os dados de um negócio de um sistema obsoleto para outro mais moderno, bem como para fazer a fusão entre empresas.
Com Big Data para transformação e adaptação
O ETL também pode ser utilizado para transformar e adaptar o Big Data de um negócio, dando a essa empresa uma importante vantagem competitiva com a extração mais rápida de dados.
Para Hadoop
Soluções de ETL avançadas também contribuem para o carregamento e conversão de dados no Hadoop, estrutura de software open-source utilizada para armazenamento massivo de dados, sejam eles estruturados ou não.
Para acesso a dados self-service
O conceito de dados self-service é dar acesso rápido e fácil profissionais não técnicos a diversos dados.
No caso, o ETL otimiza esse processo de preparação dos dados, entregando respostas mais rapidamente e, com isso, aumentando a produtividade das equipes.
Com Data Quality
Quando integrado a um Data Quality, bem como a outras soluções de integração de dados (data integration), o ETL contribui para garantir dados ainda mais confiáveis.
Com metadados
O ETL também pode ser vinculado aos metadados, que são informações acrescidas aos dados que auxiliam no entendimento da sua origem, quais impactos podem causar, para quais aplicações servem etc.
Aproveite e leia também “Análise de CRM: use os dados para tomar decisões”
Como funciona o ETL?
Por fim, para entender o que é ETL é importante compreender o que seu funcionamento, o qual está relacionado a outras técnicas, funções e processos de integração de dados.
Algumas delas são SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada); Data Mapping (mapeamento de dados); scripts (conjunto de instruções); Data virtualization, Virtualização de dados, entre outras.
E já que estamos falando de análise de dados, o Zendesk Explore pode lhe ajudar. Afinal, essa ferramenta contribui para que você aprimore a experiência dos seus clientes utilizando os dados gerados como base para as suas estratégias.
Experimente o Zendesk Explore. Faça um teste grátis!

Software de análise do cliente e criação de relatórios
Melhore seus resultados acompanhando de perto as principais métricas da sua empresa a partir de um dashboard completo.