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Artigo 11 min read

4 tipos de feedback para gestores

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Conhecer os tipos de feedbacks para gestores é uma das ações mais importantes para ter sucesso em sua empresa. 

Bill Gates, fundador da Microsoft e um grande filantropo, acredita que: “todos precisamos de pessoas que nos dêem feedback. É assim que melhoramos.”

Já Brené Brown, professora doutora, pesquisadora, escritora e palestrante, que discute temas como empatia, vulnerabilidade e coragem, explica o poder do feedback em qualquer área da vida. 

“Apoiar uma cultura em que há feedback sincero, construtivo e compromissado é viver com ousadia. Isso vale para empresas, escolas e famílias.”, destaca. 

As frases de feedback acima mostram que esse tipo de ação não pode ser ignorada em uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Caso contrário, uma companhia pode perder grandes talentos, produtividade e diferencial competitivo no mercado. 

Neste artigo, explicaremos quais são os tipos de feedbacks mais indicados para gestores, como funcionam, como aplicar na empresa, entre outras questões. Acompanhe e transforme os resultados da sua organização! 

Qual é a importância do feedback nas empresas? 

No livro Obrigado pelo feedback, os autores destacam quais são os benefícios dos feedbacks para as pessoas. 

“As vantagens de receber bem o feedback são claras: nossos relacionamentos evoluem, nossa autoestima torna-se mais fortalecida e, claro, nosso aprendizado aumenta – melhoramos na hora de fazer as coisas e nos sentimos bem com isso.

E talvez o mais importante para algumas pessoas seja que, quando ficamos bons em recebê-los, até os feedbacks mais espinhosos começam a parecer um pouco menos ameaçadores. “,  explica. 

O feedback pode trazer diversas vantagens para os negócios. Veja abaixo quais são os mais importantes! 

  • Alinhamento entre colaboradores e empresas;
  • Aumento na produtividade da equipe;
  • Motivação dos funcionários;
  • Retenção de talentos;
  • Relação de confiança entre gestores e equipe. 

Nunca é demais deixar claro o quanto o feedback é essencial para todos os colaboradores da empresa. 

Pesquisadores da Universidade de Stanford identificaram que as mulheres têm menos chances de receber feedbacks específicos relacionados aos resultados de negócios do que os homens. A falta de clareza no feedback pode prejudicá-las na busca por cargos de liderança. 

Já os homens, têm uma análise mais clara sobre os seus pontos positivos e quais são as ações que eles precisam implementar para conseguir a tão sonhada promoção.  

As mulheres, assim como os homens, podem desempenhar ótimas campanhas e atividades quando receberem feedbacks assertivos. 

O lado positivo é que o mercado, apesar de forma tímida, tem valorizado ainda mais o papel feminino nas organizações. 

A Page Executive, unidade de negócio do PageGroup especialista em recrutamento e seleção de executivos para alta direção (o chamado “C-Level”), descobriu que a liderança feminina cresceu 20% em 2020.  

Por isso, trabalhe o feedback com igualdade em sua organização. Afinal, todos saem ganhando: empresa, colaboradores e, principalmente, os clientes. 

Quais são os tipos de feedback?

A partir de agora, mostraremos 4 tipos de feedback, explicando as características de cada um, pontos positivos, como funciona, entre outras questões. Acompanhe! 

1. Feedback positivo 

Trata-se de um dos modelos mais populares nas empresas. Nele, são listadas atitudes que trouxeram resultados positivos para o time. O colaborador é incentivado a continuar com sua postura para potencializar os resultados. 

O reconhecimento por atitudes positivas é uma das melhores estratégias para melhorar a motivação não só dos liderados, mas também dos líderes. 

Diante desse contexto, busque reconhecer as ações positivas dos seus colaboradores, que pode ser um elogio do cliente, um e-mail completo com todos os detalhes importantes sobre uma campanha, um atendimento de qualidade, entre outras questões. 

A falta de feedback ocupa a terceira posição entre os motivos pelos quais profissionais pedem demissão, de acordo com levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego. Por isso, ele deve ser aplicado regularmente. 

2. Feedback construtivo 

O próximo tipo de feedback da nossa lista é bastante parecido com o positivo. O diferencial é que são destacados os pontos positivos e quais são as próximas ações que o colaborador deve implementar para ter mais resultados durante a sua rotina. 

Imagine, por exemplo, que um profissional está com dificuldades de lidar com o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp, mas tem uma comunicação adequada com quem está do outro lado da ligação. 

Então, você pode iniciar a conversa mostrando os benefícios da comunicação assertiva do funcionário e como ele pode aproveitar essa característica positiva no atendimento pelo WhatsApp. 

Karen Catlin, autora do livro Better Allies (melhores aliados), destaca em uma entrevista à Forbes o quanto é importante o feedback construtivo para os colaboradores. 

“O feedback construtivo é essencial para o crescimento de sua carreira. Ser informado sobre o que continuar fazendo porque está funcionando, como melhorar e quais novas habilidades aprender contribuem para ajudá-lo a progredir.”, explica. 

3. Feedback ofensivo  

O feedback ofensivo é um dos mais preocupantes entre todas as alternativas que foram citadas neste conteúdo. Isso porque, é mais difícil prever a reação do colaborador. 

A saída é ter bastante cuidado, pois a proposta do feedback não é ofender ou desvalorizar um colaborador. O objetivo é sempre buscar novas estratégias e melhorias frequentes para melhorar os resultados do profissional.

4. Feedback negativo 

O feedback negativo é aplicado quando o colaborador tem resultados abaixo da média ou comportamentos que não correspondem à cultura da empresa. É um momento delicado e o diálogo deve ser feito de forma reservada para que a outra pessoa não fique constrangida. 

Para ter sucesso com esse tipo de feedback, tenha empatia e profissionalismo. Vale utilizar os dados ao seu favor e diversos exemplos para ilustrar a situação. Dessa forma, ele pode ser encarado com mais naturalidade. 

Aplicar o feedback negativo não é uma tarefa fácil, mas o medo de compartilhar esse tipo de informação pode matar a cultura da sua empresa, de acordo com Sharon Richmond, Coach e consultor executivo , instrutor de liderança na Universidade de Stanford, palestrante internacional e autor em Liderança e MBTI. 

Richmond lista quais são as consequências que a falta de feedback pode trazer para a sua empresa.

  • Mau comportamento dos colaboradores; 
  • Perda de produtividade;
  • Falta de confiança; 
  • Turnover dos melhores funcionários;
  • Aprendizado limitado. 

Para evitar um ambiente de trabalho tóxico, a profissional cita quatro passos para dar um feedback com mais clareza.

  • Descubra os motivos pelos quais é importante oferecer feedback naquele momento;
  • Crie um planejamento para o seu feedback. Imagine como uma pessoa pode reagir e o que fazer para contornar a situação da melhor forma;
  • Pergunte qual é o melhor momento para oferecer um feedback;
  • Faça um plano para que o colaborador descubra o que deve ser corrigido.

Quer entender melhor como dar feedback negativo? Veja no tópico a seguir. 

Leia mais também em: feedback 360: o que é e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?

Como dar feedback negativo? 

A instrutora de liderança da Universidade de Stanford abordou em seu artigo mais detalhes sobre como dar feedback negativo. As orientações valem também para o feedback ofensivo.

Tenha cuidado 

O primeiro passo é descobrir os motivos pelos quais aquele feedback é importante: o funcionário está com baixo desempenho? O colaborador não está conseguindo atender muitos clientes? O funcionário tem dificuldades para fazer gerenciamento de dados

Quando você entende a razão pela qual aquele feedback deve ser aplicado, é mais fácil estruturar o diálogo e até a forma de desenvolver as abordagens. 

Faça um bom planejamento 

Outra dica interessante é fazer um planejamento para dar o feedback negativo. Neste momento, você deve imaginar como é o seu relacionamento com a outra pessoa, quais são os seus objetivos e motivações, além de pensar como ela reagiria a uma opinião sobre o comportamento dela na empresa. 

Você pode escrever os argumentos em um papel para, em seguida, praticá-los em voz alta ou com um colega de sua confiança. Depois, faça uma autoavaliação para descobrir quais são os pontos que precisam ser ajustados, até encontrar o tom certo. 

Peça a opinião dos colaboradores 

Geralmente, o momento do feedback pode gerar ansiedade. Então, para reduzir esse sentimento, pergunte ao colaborador se ele está aberto a receber orientações sobre a rotina de trabalho. Você deve investigar também qual seria o melhor momento para essa ação. 

Depois, recomenda-se agendar uma conversa, que pode ser presencialmente ou por meio do vídeo. Durante o diálogo, procure não fazer vários comentários de forma simultânea. 

O mais indicado é perguntar com calma, ter uma escuta ativa e responder com empatia, sem evitar comentários sinceros. 

Nunca é demais lembrar o objetivo da conversa: fazer com que os colaboradores aprendam e cresçam.

Percebeu que aprender a dar feedback pode ser mais simples do que parece? No início, a estratégia pode ser desafiada. Mas, aos poucos, perceberá que ela pode ser aplicada sem grandes traumas.

Leia mais também: pesquisa de clima: o que é e como fazer a sua?

Quais são as melhores técnicas de feedback? 

Para que a sua empresa tenha uma boa saúde organizacional, veja abaixo algumas dicas para aplicar o feedback. 

Faça um planejamento com antecedência 

Já destacamos neste artigo o quanto o planejamento é importante para dar feedbacks nas empresas. 

Para otimizar essa etapa, tenha um documento reservado para registrar todas as questões que merecem ser discutidas com o colaborador. Dessa forma, basta revisar o material para ter mais segurança com o feedback. 

Quebre o gelo 

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a técnica do rapport, não é mesmo? Ela deve ser utilizada logo no início da conversa. Evite começar o diálogo com assuntos relacionados a resultados, planos de futuros ou problemas com clientes

Existem vários assuntos que podem ser tratados neste momento, como: questões familiares, um curso que o colaborador está fazendo ou a viagem internacional que ele publicou nas redes sociais. 

Apresente um resumo sobre o que será abordado 

O próximo passo é apresentar para o colaborador quais serão os temas da reunião. Dessa forma, ele ficará mais relaxado, uma vez que é possível perceber que o momento será sincero e que a conversa não terá somente pontos negativos. 

Veja abaixo um exemplo de cronograma. 

  1. Listar pontos fortes; 
  2. Listar pontos a melhorar;
  3. Elogiar situações nas quais o profissional teve resultados positivos; 
  4. Mostrar quais foram as situações que merecem ajustes; 
  5. Próximos passos para potencializar os resultados. 

Seja sincero durante o feedback 

No feedback, as opiniões devem ser compartilhadas com sinceridade, mas sem deixar o funcionário constrangido.

Para que a conversa ocorra de forma natural, apresente dados e situações que comprovam a sua opinião. Evite levar os argumentos para o lado pessoal e mostre profissionalismo neste momento. Todos saem ganhando quando o diálogo é feito dessa maneira. 

Não basta oferecer os melhores feedbacks para os seus colaboradores se a empresa não busca ferramentas para otimizar os resultados de todos os setores. 

O relatório CX TRENDS 2022 destaca o quanto é importante ter boas tecnologias para melhorar a performance da equipe, inclusive, daqueles colaboradores que são mais importantes.

O Service, por exemplo, é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa. Ele fornece suporte em qualquer canal. Dessa forma, os consumidores podem entrar em contato, seja por mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz. 

Uma das principais vantagens é que as mensagens são enviadas em um único sistema, garantindo mais praticidade, agilidade e eficiência para a sua equipe. 

O serviço consegue ainda personalizar a experiência para cada consumidor, inclusive, em grande escala. Você pode utilizar automação e bots viabilizados por IA para obter o contexto necessário dos clientes. Assim, eles não precisam repetir informações que já foram destacadas com outros agentes. 

Para completar, você tem acesso a um relatório completo que ajuda a tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. 

Service é uma solução que pode ajudar empresas em qualquer tipo de feedback para gestores, uma vez que ela mostra dados completos sobre a performance do colaborador e ajuda a desenvolver planos de ações mais produtivos. Veja agora como ele pode transformar os resultados da sua empresa.  

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