Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

Whatsapp business: vantagens e desvantagens para avaliação

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Conhecer as vantagens e desvantagens do Whatsapp Business é fundamental para descobrir se a ferramenta é adequada para as estratégias do seu negócio. 

Isso porque, em caso de resposta positiva, recomenda-se fazer o cadastro o quanto antes. Uma pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box descobriu que 76% dos brasileiros interagem com empresas por meio do aplicativo de troca de mensagens. 

Então, continue lendo lendo este artigo. Aqui, desenvolvemos uma avaliação completa sobre a ferramenta. 

Você saberá quais são os pontos positivos e negativos da tecnologia. A partir daí, terá insumos completos para tomar uma decisão mais assertiva. Boa leitura!  

Leia mais em: como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?

O que é Whatsapp Business? 

Antes de mostrar uma avaliação completa do Whatsapp Business vantagens e desvantagens, vamos conhecer melhor para que funciona essa ferramenta?

Trata-se de um aplicativo gratuito que foi desenvolvido pelo WhatsApp para suprir as demandas de empresas. 

Com a ferramenta, qualquer negócio pode se comunicar com os consumidores, seja para compartilhar produtos e serviços ou para responder questionamentos dos clientes sobre as compras. 

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, o Whatsapp Business é indicado para qualquer tipo de negócio, seja para o profissional autônomo e pequenas, médias ou grandes empresas. 

Grandes marcas, como Magazine Luiza e Ifood, utilizam o Whatsapp Business, o que mostra o quanto a ferramenta é benéfica para os negócios. 

Leia mais em: Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora

Vale a pena usar Whatsapp Business? 

A partir de agora, vamos listar quais as vantagens de ter uma conta comercial no Whatsapp

Informações sobre a empresa 

Um dos principais benefícios da ferramenta é a possibilidade de compartilhar com os seus clientes um perfil profissional. Nele, você pode adicionar diversos dados interessantes sobre a marca. 

  • Endereço completo;
  • Horário de funcionamento;
  • Segmento comercial;
  • Site;
  • E-mail para contato. 

Todas as informações podem ser adicionadas de forma descomplicada, inclusive, para aquelas pessoas que não têm muita familiaridade com a tecnologia.

Catálogo de produtos 

Se você trabalha em segmentos que têm um portfólio de produtos extensos e que a imagem é essencial para atrair os clientes, como o mercado da moda, o WhatsApp Business é uma ótima alternativa. 

Isso porque, a ferramenta permite desenvolver um catálogo de produtos e serviços. Basta fazer o cadastro dos itens com informações sobre preço, descrição, link para cada produto e imagens. 

Outro ponto positivo é que você pode enviar informações dos produtos para os consumidores, garantindo uma venda com menos burocracia e mais agilidade. 

Mensagens automáticas 

Engana-se quem pensa que é necessário estar online a todo o momento para atender as mensagens dos consumidores. 

Com o WhatsApp Business, você pode criar mensagens automáticas de boas-vindas e agradecer pelo contato. É possível também personalizar o conteúdo para quando estiver ausente. É ideal para aquelas empresas que recebem contatos nos fins de semana e feriados. 

Uma das principais vantagens desse recurso é que você pode personalizar a mensagem de acordo com o seu público-alvo e a identidade da marca. 

E mais: pode-se definir o horário que as mensagens serão enviadas ao consumidor. 

Leia mais também em: frases prontas para atendimento ao cliente: 32 expressões para seu time arrasar

Agilidade 

Responder o cliente com agilidade é fundamental para garantir a fidelidade do consumidor. Por isso, você pode construir mensagens prontas que são acrescentadas no chat por meio de comandos do teclado. 

É importante destacar que a agilidade não pode atrapalhar a qualidade do atendimento. Caso contrário, o cliente pode fazer uma avaliação negativa em relação ao seu negócio. 

De acordo com Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk, quando se trata de interações humanas, a qualidade não pode superar a quantidade. “As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, explica no relatório CX TRENDS 2022. 

Para desenvolver um negócio voltado para um serviço de qualidade, as empresas devem:

  • Criar oportunidades para que os agentes geram lucro por meio de vendas cruzadas e adicionais;
  • Identificar e monitorar as principais métricas associadas ao atendimento ao cliente de qualidade; 
  • Integrar as plataformas de CRM e de atendimento ao cliente para monitorar o impacto nos clientes e seu valor.

Organização de dados 

Se você tem dificuldades para organizar as conversas com os consumidores, o Whatsapp Business é uma ótima ferramenta para a sua rotina. Isso porque, ele contém uma funcionalidade que permite deixar tudo em ordem com o auxílio de etiquetas coloridas. 

Quem trabalha com uma alta quantidade de clientes pode classificar as mensagens que merecem mais atenção. Com esse recurso, você pode fazer uma triagem das conversas com mais qualidade.

O responsável pela conta pode definir etiquetas com os temas da sua preferência, conforme as necessidades de cada estabelecimento. 

Dados disponíveis para análises 

Uma publicação inglesa do The Economist levantou uma reflexão que fez o mundo dos negócios pensar com bastante cuidado: “O recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas os dados”. E não é exagero concordar com essa afirmação. 

Afinal, os dados ajudam a entender melhor a qualidade do seu time, qual é o produto que mais vende, como os consumidores avaliam a qualidade do serviço e do atendimento. 

Os números ajudam a identificar com mais clareza quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos de um negócio. 

Por isso, jamais ignore o poder dos relatórios que são enviados para os proprietários, uma vez que eles ajudam a entender melhor como está o engajamento com o seu cliente

O WhatsApp Business informa diversos dados interessantes sobre os clientes.

  • Quantidade de mensagens que foram encaminhadas para o consumidor;
  • Quantas mensagens foram entregues;
  • Quantas mensagens foram lidas pelo usuário;
  • Quantidade de contato que foram recebidos. 

Essa funcionalidade ajuda a descobrir se uma determinada campanha de marketing teve sucesso, como está o tráfego de conversas ou se é necessário fazer ajustes nas estratégias de comunicação. Você pode analisar os dados por meio das configurações do aplicativo, que estão disponíveis no próprio aparelho móvel. 

Integração com o Facebook 

O WhatsApp tem uma integração com o Facebook que pode ser bastante interessante para empresas de médio e grande porte. 

Os anúncios que são compartilhados na rede social podem ser acompanhados de botões que enviam os usuários para um chat com a companhia. 

Assim, você pode iniciar um canal de comunicação com mais agilidade e até com algumas informações já preenchidas pelo cliente. 

No entanto, vale um alerta: às empresas que incluírem o botão no anúncio tem um prazo de 24 horas para atender os consumidores. A agilidade vale a pena, principalmente porque você terá disponível dados extras de estatísticas. 

Vendas

Quando o cliente faz o primeiro contato, o aplicativo de mensagem se torna um ótimo canal de atendimento para o consumidor

A possibilidade de conversão nessa fase aumenta porque o lead já entrou em contato com o seu negócio com um objetivo bastante definido. 

Se o processo de venda da empresa não for complexo e as políticas da companhia não têm muita burocracia, a negociação pode ser finalizada na própria ferramenta.

Leia mais em: Como vender pelo WhatsApp com estratégia e eficiência?

Histórico 

Se você chegou até aqui, provavelmente, está se perguntando: mesmo que o seu negócio precise ir para uma nova conta, o histórico de conversas e os clientes cadastrados também são migrados? Sim! 

Não é necessário fazer o processo de cadastro novamente ou ficar desesperado com as mensagens que podem desaparecer. Tudo estará no mesmo lugar, independente do número que é utilizado. 

Fidelização de cliente 

Nunca é demais lembrar o quanto o WhatsApp para negócios pode influenciar positivamente na fidelização dos consumidores

Esse benefício é conquistado porque, ao oferecer experiências de qualidade e ao solucionar problemas com mais agilidade, o cliente tem o hábito de indicar a empresa para amigos, familiares e colegas de trabalho. 

Porém, para não ter efeitos negativos, envie promoções ou outros tipos de materiais somente para aquelas pessoas que autorizaram o recebimento. 

Leia mais em: 

Mobilidade 

O Whatsapp Business traz mais mobilidade para a empresa. Afinal, é possível atender o cliente de qualquer lugar do mundo. Basta ter um celular com acesso à internet. 

Whatsapp múltiplos usuários

Trata-se de uma funcionalidade na qual uma mesma conta empresarial pode ser administrada por até quatro dispositivos ao mesmo tempo. 

Na prática, o Whatsapp múltiplos usuários permite que mais de um aparelho móvel tenha acesso ao WhatsApp da empresa. É uma oportunidade única para atender diversos contatos que estão buscando atendimento. 

Diante desse cenário, a sua empresa pode oferecer um atendimento mais rápido e eficiente para os consumidores. 

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário contar com o auxílio de uma plataforma de atendimento que ajuda nessa integração. 

Afinal, o aplicativo de mensagem autorizou somente algumas organizações parceiras que são verificadas para incluírem esse recurso. Os motivos dessa decisão são bem claros: impedir spam e lucrar com o Whatsapp de múltiplos usuários. 

É fundamental deixar claro que muitas empresas não são autorizadas pelo WhatsApp. Assim, elas desenvolvem o seu próprio recurso. Isso é muito ruim porque elas utilizam os dados dos consumidores e gravam as conversas para o benefício da própria companhia. 

Já as empresas que são verificadas, não têm autorização para acessar as conversas dos usuários. Todo o processo é feito com segurançaq, garantindo confiança entre as partes. 

Diante desse cenário, é fundamental investir em uma plataforma que seja referência no mercado, como a Zendesk. Nela, você pode incluir recursos e trocar mensagens por meio do Whatsapp. 

Além da praticidade, a sua empresa ganha mais produtividade dos colaboradores e podem analisar resultados mais claros para o empreendimento. 

Quais são as desvantagens do whatsapp business? 

Agora, vamos abordar quais são os pontos negativos do Whatsapp Business. A nossa proposta não é desmerecer a ferramenta. 

Pelo contrário, a ideia é desenvolver uma avaliação completa para que você descubra o que é mais adequado para a rotina da sua empresa.

Limitações da tecnologia 

A ferramenta não foi construída para atender o consumidor. Por isso, ela não contém funcionalidades que são muito importantes para a área. Ela não permite, por exemplo, colocar o cliente em espera quando está fazendo uma chamada de vídeo ou de voz. 

Estratégias mal planejadas 

Imagine a seguinte situação: você é lead de uma empresa e começa a receber mensagens todos os dias, com conteúdos pouco didáticos e sem criatividade. Provavelmente, a companhia seria bloqueada, não é mesmo? 

Então, por qual motivo tomamos esse tipo de atitude quando estamos do outro lado da comunicação? 

Portanto, ao enviar qualquer tipo de mensagem, imagine se você gostaria de ser incomodado, se ela é objetiva e se realmente ajuda o potencial cliente a resolver um problema. Caso contrário, revise o conteúdo antes de encaminhá-lo, combinado? 

Poucas métricas disponíveis para os clientes 

Em um primeiro momento, você pode classificar como contraditório o fato das métricas estarem presentes tanto nos pontos positivos quanto nos pontos negativos da empresa. 

Pois bem! Pode parecer confuso, mas tudo tem uma razão. 

Apesar da ferramenta disponibilizar relatórios de métricas de atendimento, outros dados não são encaminhados para as empresas, como índice de satisfação do cliente

Esse tipo de dado é fundamental para que o negócio tome decisões mais assertivas e para que ele crie estratégias que melhorem o atendimento ao consumidor. Como o aplicativo não contém esses dados, é mais complicado definir se ele é indicado para o seu negócio. 

Whatsapp Business vantagens e desvantagens: como avaliar? 

A ferramenta é uma ótima alternativa para a sua empresa, porém, ela não foi pensada exclusivamente para o atendimento ao cliente. De qualquer forma, não pode ser ignorada. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento divulgado pelo Cuponation, o aplicativo de troca de mensagens teve um crescimento de 900% de usuários nos últimos sete anos. 

Então, como utilizar a ferramenta com mais eficiência? 

Uma dica interessante é fazer a integração do WhatsApp Business com uma solução integrada ao seu site. 

Existem diversas opções no mercado, como a Zendesk, que permite fornecer suporte em qualquer canal. Dessa forma, os consumidores podem entrar em contato com a sua marca por diversos canais de interação, como: mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz.

Nessa plataforma, você pode personalizar a experiência para cada consumidor, até mesmo em grande escala. 

Esse processo pode ser feito com o apoio de automação e bots viabilizados por IA para adquirir o contexto adequado para cada cliente. Assim, eles não precisam informar novamente dados que foram mencionados em outros diálogos. 

Tudo isso em um único canal que facilita o rastreamento, a priorização e resposta dos consumidores. O diferencial é que a sua equipe tem acesso a 1.000 integrações incorporadas, podendo potencializar a comunicação, sem perder o atendimento humanizado e exclusivo. 

Quer descobrir outros benefícios da ferramenta e como ela pode ajudá-lo no trabalho com o Whatsapp Business? Conheça o Service e veja como ele impacta nos resultados do seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
10 min read

Administração do tempo: 7 técnicas de gestão e produtividade

Veja as 7 melhores técnicas de administração do tempo, como elas ajudam a deixar você e seu time mais produtivos, e qual tecnologia usar.

Artigo
5 min read

Como dar feedback para o chefe? Guia prático em 7 passos

Aprenda como dar feedback para o chefe, entenda a importância dessa prática e o que você precisa saber para fazer uma avaliação profissional na prática.

Artigo
16 min read

Canal de comunicação interna: 9 opções, como e quando usar cada um?

Entenda por que é importante ter um canal de comunicação interna e confira as principais tendências e canais para implementar na sua empresa.