Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

Gamificação nas empresas: o que é e como implantar com sua equipe?

Por Zendesk

Última atualização em 30 Mai 2023

Você já se imaginou colhendo os frutos da implementação da gamificação nas empresas? Aliás, você tem ideia de tudo o que sua organização pode ganhar por meio da gamificação empresarial?

Pesquisas mostram que o mercado da gamificação — cujo conceito passa pela utilização de elementos dos games em diferentes setores, incluindo os corporativos — cresce exponencialmente no mundo. A projeção é que seu valor de mercado salte de US$9.1 bilhões em 2020 para US$30,7 bilhões até 2025. Isso representaria uma taxa anual de crescimento próxima dos 28%.

Se você ainda não sabe ao certo como pode implementar a gamificação nas empresas, não se preocupe. Falaremos sobre isto ao longo deste artigo.

Continue a leitura para saber mais sobre:

  1. O que é gamificação?
  2. Elementos básicos da gamificação
  3. Por que usar gamificação nas empresas?
  4. Como implantar a gamificação nas empresas?
  5. Exemplos de gamificação nas empresas

Boa leitura!

O que é gamificação?

O termo gamificação é a adaptação de gamification, em inglês, conceito criado pelo programador e designer de jogos britânico, Nick Pelling, em 2002. Trata da utilização de conceitos relacionados ao universo dos jogos, em diferentes setores, como vendas, marketing, saúde, educação, etc.

Embora o termo tenha sido oficializado em 2002/2003, a prática da gamificação já era utilizada antes disso de forma intuitiva por empresas e instituições de ensino que buscavam caminhos para potencializar seus resultados.

Busque na memória, por exemplo, as gincanas escolares das quais participou. São um exemplo de gamificação. Os programas de pontos dos cartões de crédito também.

O que é gamificação nas empresas?

Gamificação nas empresas é a aplicação de mecânicas do universo dos jogos em práticas corporativas.

O objetivo, nestes casos, é incentivar o engajamento e o alcance de melhores performances a partir do uso de elementos como pontuações, competições, regras, premiações, etc. em atividades relacionadas à área de atuação dos colaboradores.

Elementos básicos da gamificação

Para que uma prática corporativa seja configurada como gamificação, é necessário que ela cumpra alguns requisitos. A seguir, listamos os elementos básicos que devem fazer parte de todos os jogos de gamificação desenvolvidos nas empresas.

1. Convite à participação

A participação dos colaboradores nas atividades corporativas, tal qual em um jogo de lazer, deve ser voluntária.

A ideia é que os estímulos propostos pela atividade (regras, dinâmica de funcionamento, reconhecimentos etc) façam com que o colaborador convidado sinta vontade de integrar o momento.

2. Regras

Assim como em qualquer jogo, a atividade gamificada deve se manter alinhada às diretrizes e políticas da empresa.

Para isso, é importante estipular um conjunto de regras e orientações para a realização da atividade, assegurando que os colaboradores envolvidos sigam as normas estabelecidas para avançar as etapas.

O que as regras do seu jogo corporativo devem ensinar?

  • o que é preciso fazer para avançar etapas;
  • prêmio para cada etapa avançada;
  • objetivo final do jogo;
  • modalidade de jogo (individual, em duplas ou times);
  • o que não é permitido;
  • atitudes eliminatórias;
  • sistema de pontuação;
  • etc.

3. Metas

Atribuir metas à sua atividade de gamificação nas empresas é uma forma estratégica e leve de estimular a alta performance do time.

Busque caminhos para sincronizar as metas corporativas com os objetivos do jogo e torne o trabalho muito mais produtivo e motivador.

Exemplos de metas possíveis na realidade (e nos jogos):

  • aumentar o volume de vendas em X%;
  • reduzir o tempo de resposta aos tickets de suporte em X minutos.

4. Feedback

Para que funcione como uma ferramenta de gestão, a gamificação nas empresas precisa caminhar em paralelo com o feedback. Afinal, as equipes precisam entender por que não atingiram as metas ou por que não avançaram para a fase seguinte.

Sempre que possível, o retorno atrelado à gamificação deve acontecer em tempo real. É importante apontar aos times se as ações realizadas ao longo de cada fase ou desafio foram positivas (alinhadas às expectativas da empresa ou inovadoras) ou se não cumprem os requisitos pré-determinados pela organização da dinâmica.

5. Recompensa

Por fim, é importante que, ao colocar a gamificação nas empresas em prática, a equipe de composição reflita sobre a melhor forma de recompensa para os envolvidos.

A recompensa, neste caso, pode vir de diferentes formas: bônus, folgas, brindes, bottons, convites para eventos etc. O importante é mostrar que a empresa acompanha e valoriza os esforços dos colaboradores para superar os desafios propostos.

Por que usar gamificação nas empresas?

Investir em gamificação empresarial pode trazer diversos benefícios às empresas e aos colaboradores. Se você ainda não tem clareza sobre cada um deles, é hora de conhecê-los.

Para os times

Foco

Uma atividade gamificada estimula a concentração das equipes e ajuda a priorizar tarefas em meio às rotinas cada vez mais dinâmicas e atribuladas.

Motivação

Estimular a motivação nos colaboradores é um grande desafio para as empresas, sobretudo para aquelas cujo core business está no departamento comercial.

É bastante comum que os membros das equipes se sintam sobrecarregados, desestimulados e desengajados pelo excesso de demandas e a dificuldade de organização do dia a dia.

A gamificação é um caminho efetivo para conduzir esta organização e, de quebra, dar um motivo a mais para o esforço no desempenho de cada tarefa.

Colaboração

Utilizar a gamificação nas empresas como estratégia para estimular o trabalho em equipe pode ser uma boa ideia.

Especialmente se sua empresa tem episódios de desentendimento entre as equipes ou se os setores não se veem como partes de um mesmo organismo (algo bastante comum quando pensamos em força de vendas, por exemplo), vale o exercício de construir equipes mescladas (com membros de times e setores diferentes) e estimular a colaboração de todos.

Competição saudável

Por outro lado, se o seu objetivo é despertar nos colaboradores a desejada “gana” pelo trabalho, uma competição saudável pode ser a melhor alternativa.

Ranquear o desempenho nas atividades, oferecer recompensas simbólicas às melhores performances e, claro, estimular o diálogo contributivo para auxiliar aqueles que não se saíram bem são alguns dos benefícios de dar esta característica à atividade.

Senso de urgência e prioridade

As atividades do gamification podem ser formuladas de acordo com as demandas da empresa. Tarefas com tempo marcado ou com inúmeros desafios simultâneos podem ajudar a estimular o senso de urgência e prioridade nas equipes.

Para os negócios

É claro que, com tantos benefícios para os times, a prática da gamificação nas empresas também seria positiva para as organizações, não é mesmo? A seguir, você confere uma lista de vantagens de apostar nesta ferramenta nos ambientes de trabalho.

  • Mais produtividade para o time
  • Estímulo às relações sociais e à integração de equipes;
  • Tomadas de decisão mais seguras;
  • Mais organização;
  • Domínio sobre as demandas e a rotina de trabalho;
  • Diálogo aberto entre as equipes;
  • Maior entendimento sobre o propósito do negócio;
  • Cumprimento de metas;
  • Estímulo à criação de times de alta performance

Como implantar a gamificação nas empresas?

A implementação da gamificação nas empresas, como todo projeto corporativo, deve ser segmentada em etapas, as quais descrevemos brevemente a seguir.

    1. Faça um levantamento de necessidades: ajuda a compreender qual o estilo de jogo e as regras que serão levadas em conta;
    2. Defina o objetivo do jogo;
    3. Componha o time de elaboração: ter uma equipe multidisciplinar na construção das fases e etapas do jogo pode ajudar na criação de desafios mais criativos e inovadores;
    4. Faça testes com um grupo focal: para avaliar o funcionamento das regras, a fluidez das etapas e o cumprimento dos desafios;
    5. Realize ajustes e coleta de feedbacks;
    6. Hora do lançamento e comunicação do jogo: é importante que todos os convidados entendam qual o objetivo da atividade e por que foram incluídos no projeto. Ter clareza sobre a importância da participação aumenta o engajamento e estimula o espírito competitivo;
    7. Mensure os resultados: crie metas e avalie a experiência com a ajuda da equipe de execução e de uma amostra dos participantes.
  • Exemplos de gamificação nas empresas

    E aí, pronto para colocar a gamificação em prática na sua empresa? Aqui vão alguns exemplos para te inspirar.

    Gamificação em vendas

    O setor de vendas se beneficia amplamente de uma estratégia de gamificação.

    Além de trabalhar os aspectos pontuados no tópico anterior, jogos comerciais estimulam o atingimento de metas e o conhecimento da jornada de compra das equipes de venda.

    Não à toa, de acordo com o portal Finances, a taxa de conversão em empresas que usam gamificação em vendas é até 7 vezes maior do que naquelas que não usam.

    Exemplos de jogos de gamificação em vendas

    1- Jogo das recompensas

    O objetivo do jogo é identificar e reconhecer vendedores com desempenho de destaque no processo de vendas.

    Para jogar, é necessário estipular as recompensas e montar um mural ou quadro virtual (usando plataformas como o Trello) para listar a performance dos vendedores e acompanhar os resultados. Aqueles que se saírem melhor são recompensados.

    2- Cold Call

    Neste jogo, o objetivo é avaliar a qualidade das chamadas frias e estimular a troca de conhecimentos sobre técnicas de prospecção de clientes.

    Para jogar, basta ter à disposição um telefone com viva-voz. Os vendedores se revezam nas ligações para prospects. Enquanto um faz a ligação, outro é responsável por escutar e dar um feedback sobre a qualidade do script utilizado.

    Para tornar o jogo mais dinâmico e usar mais elementos de gamificação nas empresas, estabeleça objetivos para a chamada e atribua pontos ao cumprimento de cada um deles. Por exemplo: 

    • conseguiu agendar uma reunião: 60 pontos
    • fez o cliente rir: 30 pontos
    • captou dados do prospect: 50 pontos

    Gamificação em treinamentos

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Talent LMS, em 2019, 83% dos colaboradores que participam de treinamentos com a metodologia da gamificação são mais motivados no trabalho.

    Além disso, substituir práticas rotineiras e cansativas (como as longas apresentações de slides) de treinamentos por jogos ágeis e dinâmicos ajuda na assimilação do conteúdo transmitido.

    Exemplo de jogo de gamificação em treinamentos

    Quiz

    O clássico jogo de perguntas e respostas é um bom exemplo de jogo de gamificação em treinamentos. Após a rodada de exposição teórica, separe os colaboradores em duas equipes e faça perguntas sobre as informações transmitidas.

    O time que pontuar mais, leva um prêmio.

    Dica: para tornar o jogo mais divertido e envolvente, inclua recursos limitados para facilitar a obtenção das respostas, como:

    • 1 card de direito de consulta no material de estudo;
    • 1 cartão de consulta ao time;
    • 1 card para acionar algum colaborador da empresa para ajudar na resposta.

    Gamificação em processos seletivos

    Selecionar e receber novos colaboradores com a ajuda da gamificação é uma forma de reforçar a identidade da empresa e surpreender os candidatos com processos que fogem do tradicional padrão de entrevistas e avaliações.

    Elaborar um jogo com as características da empresa e testar a “compatibilidade” dos candidatos pode ser uma boa ideia, bem como receber novos colaboradores com um boardgame que o leve até a área em que irá trabalhar, passando por todos os setores de apoio e as informações essenciais atreladas a eles.

    Exemplo de jogo de gamificação em processos seletivos

    Jogos de escape

    Conhecidos como escape rooms, os jogos de escape têm o objetivo de estimular o pensamento estratégico e o trabalho em equipe para “libertar” o time de um espaço confinado.

    Os desafios podem ser enigmas de raciocínio lógico, desafios com temáticas corporativas ou testes de soft e hard skills.

    Por meio da observação da performance dos envolvidos no jogo, é possível identificar habilidades como:

    • capacidade de análise crítica de cenários;
    • trabalho em equipe;
    • produtividade;
    • paciência;
    • inteligência emocional;
    • liderança;
    • etc.

    Empresas que usam a gamificação — e seus resultados

    Conheça algumas empresas globalmente reconhecidas e que utilizam a gamificação como estratégia de captação e fidelização de clientes, no âmbito externo, e engajamento e motivação de colaboradores, no âmbito interno.

    • De acordo com a Scavify, a rede geossocial Foursquare, ao incorporar a gamificação em seu aplicativo móvel, cresceu 10 vezes em cinco anos;
    • O Duolingo, que aproveita a gamificação no ensino de idiomas para usuários gratuitamente via celular, aumentou sua base de usuários para mais de 300 milhões (Citrusbits, 2020).
    • As operações gamificadas da Microsoft levaram a 3,5 vezes mais funcionários engajados que usaram informações atualizadas do produto para vender (Datanyze, 2020).
    • A M&M’s criou um aplicativo de jogos que ajudou a marca a acumular 25.000 novas curtidas no Facebook e 6.000 compartilhamentos (Gamify, 2021).
    • Após a implantação do aplicativo Starbucks Rewards, a Starbucks registrou um aumento de receita de US$ 2,65 bilhões, enquanto seu programa de associação atraiu 25% mais clientes fiéis (Gamify, 2021).

    Transforme as lições do game em práticas de rotina com a ajuda da tecnologia

    Autonomia, tomadas de decisão mais seguras, cooperação, alta performance. E se fosse possível turbinar ainda mais as características desenvolvidas com a ajuda da gamificação nas empresas?

    Com a ajuda da tecnologia, é possível. Um bom software de atendimento ao cliente, por exemplo, facilita o contato com o cliente e cria dinâmicas colaborativas entre os times internos.

    Dessa forma, as decisões são tomadas de forma segura e a gestão de tickets e demandas acontece com fluidez e organização.

    Quer conhecer um software de atendimento ao cliente de primeira? Apresentamos o Zendesk Service: solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.

    Explore todas as funcionalidades da ferramenta por um período gratuito preenchendo este formulário!

    Histórias relacionadas

    Artigo
    7 min read

    Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

    Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

    Artigo
    6 min read

    Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

    Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

    Artigo
    16 min read

    LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

    Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

    Artigo
    15 min read

    Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

    Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.