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Artigo 10 min read

7 impactos da inteligência artificial nas empresas + dicas práticas

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Já se questionou a respeito de quais são os impactos da inteligência artificial nas empresas? Afinal, essa tecnologia está em alta e é quase impossível passar um dia sem ouvir falar de um avanço ou uso de ferramentas desse tipo.

Isso ocorre não apenas pela novidade, mas porque o uso de IA realmente é benéfico para o funcionamento das companhias, ajudando a otimizar diversos processos, reduzir os riscos e, ainda, melhorar a experiência de clientes e colaboradores.

Neste artigo, te ajudamos a compreender melhor essas mudanças e como elas impactam o mercado.

A seguir, explicamos o que é a IA, quais as principais oportunidades da inteligência artificial para os negócios, os desafios da implementação e dicas de como usar essa tecnologia. Continue lendo e confira!

Resumo

    • As soluções de inteligência artificial podem ser aplicadas em diversos setores, como marketing e vendas, o que inclui: chatbots, automação de processos, monitoramento e análise de dados, criação de novos produtos e mais.
    • Os impactos da IA nas empresas são: assertividade na tomada de decisões, otimização dos processos, personalização do atendimento, redução de riscos e custos, aumento da produtividade e mais oportunidades de negócios.
    • Para usar a inteligência artificial nos negócios, os passos são: conhecer o mercado, definir os objetivos, escolher as ferramentas certas, capacitar a equipe e monitorar os resultados para garantir a melhoria contínua.

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Neste artigo, você aprenderá

Primeiramente, o que é inteligência artificial?

Inteligência artificial — a IA — é a habilidade que determinadas ferramentas apresentam de agir de maneira semelhante aos humanos. Devido a isso, elas são capazes de aprender e executar tarefas de forma independente. Ou seja, sem intervenções externas. Por isso, são consideradas máquinas inteligentes.

Até alguns anos atrás, esse era um conceito visto apenas em filmes de ficção científica e bem longe da realidade para a maioria das empresas. Porém, os avanços tecnológicos promoveram uma verdadeira transformação digital.

Como consequência, softwares que utilizam IA se tornam cada vez mais comuns e acessíveis a cada dia que passa.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Aliás, atualmente essa tecnologia pode ser aplicada em diversos setores das companhias, como marketing e vendas. Alguns exemplos de ferramentas bastante comuns são:

>>> Leia mais: quais são os tipos de inteligência artificial? Objetivos, como e por que usar?

Quais os impactos da inteligência artificial nas empresas?

Os principais impactos da inteligência artificial nas empresas são:

  • mais assertividade na tomada de decisões;
  • otimização dos processos;
  • personalização do atendimento ao cliente;
  • redução dos riscos;
  • aumento da produtividade;
  • diminuição dos custos;
  • aumento das oportunidades de negócios.

Agora, siga com a leitura e veja, em detalhes, o que cada um desses pontos significa no dia a dia das companhias!

1. Mais assertividade na tomada de decisões

Um dos principais impactos da inteligência artificial nas empresas é no processo de tomada de decisões. Isso acontece porque as ferramentas de IA têm o poder de processar uma enorme quantidade de dados e em um tempo reduzido.

Graças a isso, as companhias obtêm resultados mais precisos e, especialmente, com uma influência mínima do fator humano. Mas como a inteligência artificial afeta a tomada de decisões, você pode questionar.

Bem, primeiro porque ela detecta padrões que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Aliado a isso, essas informações são usadas para prever cenários futuros com bastante precisão.

Como resultado, é possível tomar decisões relacionadas a investimentos e criação de novos produtos com mais segurança para que eles tragam resultados positivos.

2. Otimização dos processos

Você também se sente cansado quando precisa passar o dia inteiro preenchendo planilhas, ao ponto de que os números se embaralham? Pois uma das oportunidades da inteligência artificial para negócios é na otimização desse e de outros processos repetitivos.

Por serem programadas para identificar padrões e agir de acordo com eles, essa tecnologia consegue inserir dados e analisar documentos automaticamente. Assim, as equipes podem focar em tarefas que necessitam de intervenção humana, por serem mais complexas.

>>> Veja mais: Como melhorar os processos internos? 9 passos para turbinar seu fluxo de trabalho

3. Personalização do atendimento ao cliente

A personalização do atendimento ao cliente é outro item na lista dos impactos da inteligência artificial nas empresas. O que ocorre é que a máquina identifica padrões de comportamento e indica o melhor curso de ação para cada usuário ou consumidor.

Por exemplo, quando você compra um produto em uma loja online e recebe e-mails indicando itens similares é um uso da IA bastante comum.

Aliás, sabia que companhias que oferecem um atendimento personalizado melhoram a experiência do cliente? Pois é, foi isso que mostrou o relatório CX Trends. Nele, vemos que:

  • 59% dos consumidores desejam um atendimento personalizado;
  • 62% acha que recomendações personalizadas são melhores;
  • 77% dos líderes de negócios afirmam que personalização aumenta a retenção de clientes;
  • e 66% deles dizem que esse processo reduz os custos de aquisição.

>>> Veja também: como a inteligência artificial está melhorando a experiência do cliente?

4. Redução dos riscos

Mais um impacto da transformação digital e inteligência artificial é na redução dos riscos. Imagine que sua empresa deseja abrir uma nova unidade, mas ainda não sabe qual é a melhor localização.

Nesse caso, a IA pode descobrir onde a maioria dos clientes se encontra e indicar o local ideal para você ou, quem sabe, informar que não é o momento mais propício para fazer uma expansão.

De qualquer forma, você baseia suas decisões em dados concretos e não achismos ou se deixa levar pela emoção. Assim, há uma diminuição dos riscos de sofrer prejuízos e ficar no vermelho por conta de um investimento mal pensado.

5. Aumento da produtividade

A produtividade e eficiência das equipes também são impactadas pelo avanço dos recursos de inteligência artificial. Isso porque eles podem tomar contas de tarefas repetitivas e que não demandam constante supervisão.

Dessa forma, os colaboradores focam em atividades realmente importantes. Além disso, as ferramentas de IA agilizam diversos processos, reduzindo o tempo gasto para finalizar cada um deles.

>>> Aproveite e leia: produtividade no trabalho — 3 dicas e 4 ferramentas para manter a boa performance da sua empresa 

6. Diminuição dos custos

As ferramentas de IA costumam centralizar vários recursos em um só lugar. Em função disso, você não precisa adquirir diversos softwares ou aumentar a equipe da companhia.

Outro ponto é que ao reduzir a incidência de erros nas operações, você evita perder dinheiro a curto e longo prazo.

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

7. Aumento das oportunidades de negócios

Um último impacto da transformação digital e inteligência artificial é o aumento das oportunidades de negócios. Isso porque a análise de dados permite identificar padrões de consumo que indicam altas ou baixas de vendas, ou até o surgimento de novas tendências.

No final, é possível ter uma visão mais ampla do mercado que sua empresa está inserida e aproveitar as informações adquiridas com a IA para investir com mais assertividade.

Outro ponto interessante é que o avanço dessa tecnologia cria vários postos de trabalho diariamente. Em síntese, porque é preciso ter pessoas capacitadas para criar novas ferramentas e ainda trabalhar com elas nas empresas, certo?

Quais os desafios da implementação da inteligência artificial?

Mesmo que essa tecnologia esteja se tornando cada vez mais comum, ainda há desafios da implementação da inteligência artificial que precisam ser superados pelas empresas. Siga a leitura para conferir os 3 principais a seguir!

1. Altos custos de implementação

Um dos desafios da implementação da inteligência artificial é o alto custo, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Sim, o avanço tecnológico barateou o uso dessas ferramentas.

No entanto, alguns líderes de negócios precisam reformular todos os processos internos das companhias, adquirir softwares e ainda capacitar colaboradores. Como resultado, isso pode ser uma barreira que limita o uso da IA em muitos empreendimentos.

2. Falta de mão de obra qualificada

As pessoas não nascem sabendo de tudo. Como a inteligência artificial ainda é uma área de estudo relativamente nova, a falta de mão de obra qualificada para desenvolver e trabalhar com esses sistemas ainda é um desafio.

Contudo, isso pode ser resolvido com capacitação. Ainda vale a pena mencionar a falta de aceitação por parte dos colaboradores, que costumam temer a perda dos seus empregos.

3. Medo de investir em algo novo

Outro desafio da implementação da inteligência artificial é o medo de investir em novidades, visto que isso altera diversos pontos da organização e gestão da companhia.

Afinal, é preciso escolher as melhores ferramentas, preparar os colaboradores para usá-las corretamente e ainda mudar a maneira como muitos processos são executados.

Porém, é preciso ter em mente que sentir medo é completamente normal e os impactos que esse tipo de tecnologia traz para os negócios superam qualquer contra que você pensar.

Como usar a inteligência artificial nos negócios?

Compreendeu quais são os impactos positivos da inteligência artificial e ficou com vontade de implementar essa tecnologia no seu negócio? Então continue lendo para conferir 5 dicas de como fazer isso de maneira mais assertiva!

1. Conheça o mercado

Aqui, é crucial saber o que os seus concorrentes usam. Dessa forma, você consegue ter um panorama do que está em alta no mercado e, principalmente, do que os consumidores esperam receber ao fazer negócios com você.

Essa análise também permite identificar oportunidades da inteligência artificial para negócios, como novas tecnologias que otimizam processos comuns do dia a dia.

Só para exemplificar, pode ser um chatbot de conversação para atender aos clientes 24 horas por dia ou uma ferramenta de recomendação de produtos, ou serviços para o seu site.

2. Defina seus objetivos

Nenhuma empresa funciona bem sem ter objetivos claros e isso também é válido quando falamos na implementação de ferramentas que usam inteligência artificial.

Por isso, o segundo passo é definir seus objetivos. E nem precisa ser algo muito complexo. Na verdade, o ideal é que eles sejam alcançáveis, como reduzir o tempo de espera no atendimento ao cliente.

>>> Confira: objetivo SMART — o que é e como aplicar no seu atendimento? [GUIA COMPLETO]

3. Escolha as ferramentas corretas

Falamos que a inteligência artificial está presente em diversos setores. Sendo assim, outro cuidado da implementação é escolher as ferramentas corretas para atender aos objetivos do seu plano de negócios.

A boa notícia é que existem softwares completos e que integram diversas funcionalidades. Os sistemas de CRM, que se conectam com os chatbots e outros canais de atendimento, são ótimos exemplos disso.

Tome cuidado na hora de pesquisar, para escolher a ferramenta certa, viu? Até porque, nem sempre a opção mais recomendada por uma empresa atende as necessidades de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo segmento.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

4. Capacite sua equipe

Não adianta investir em inteligência artificial se os seus colaboradores não sabem o que fazer com as ferramentas. Logo, promovem capacitações frequentes, para ensiná-los sobre os usos e funcionalidades dos softwares.

Isso não apenas possibilita o melhor uso deles, mas também tranquiliza a equipe e aumenta o engajamento dela nas atividades do dia a dia.

5. Monitore os resultados

Para finalizar, não se esqueça de monitorar os resultados das ações. Afinal, como saber se a implementação foi um sucesso, se você não analisar o cumprimento dos objetivos, certo?

Sendo assim, acompanhe todo o processo e defina as métricas para verificar se a ação foi um sucesso ou se é necessário rever uma ou mais etapas. Isso garante que você identifique problemas e os resolva antes que eles prejudiquem a companhia.

E aí, gostou de ver quais são os impactos da inteligência artificial nas empresas? Então, confira nossa dica extra, que é conhecer o software Zendesk Service, que tem recursos de IA para aprimorar o atendimento ao cliente.

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