O que é mensagem instantânea?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 Julho 2020
Última atualização em 18 Agosto 2020

Mensagem instantânea é uma forma de comunicação que acontece via internet, por meio de uma ferramenta (aplicativo ou software). Seu objetivo é oferecer o diálogo em tempo real entre seus usuários. 

Como é utilizada a mensagem instantânea? 

A comunicação instantânea  é utilizada tanto em plataformas sociais como também por meio de aplicativos próprios, como: 

  • Direct (Instagram);
  • Messenger (Facebook);
  • DM (Twitter);
  • WhatsApp;
  • Telegram. 

Fácil entender o que é mensagem instantânea (significado), não? Agora, você deve estar se perguntando que benefícios a comunicação instantânea apresenta, certo? 

Pois vamos esclarecer todas suas dúvidas. Para isso, basta ler este post até o fim!

O que é mensagem instantânea e quais suas vantagens para as empresas? 

As vantagens de utilizar mensagens instantâneas para empresas são: 

  • Oferece agilidade e segurança: pelo fato da comunicação acontecer de modo imediato e de que essas ferramentas contam com recursos criptográficos que preservam a segurança e a privacidade e, assim, protegem as conversas;
  • Promove a praticidade e a otimização de recursos: afinal, a troca de mensagens pode ocorrer tanto por escrito, como por áudio ou por imagens. Além disso, é só habilitar o wi-fi para não consumir dados, o que favorece a redução de gastos;
  • Valoriza a fluidez das conversas: isso porque um mensageiro instantâneo promove conversas em tempo real. Logo, no caso de dúvidas, é possível esclarecê-las imediatamente, o que ajuda a diminuir os conflitos e os ruídos das conversas. Logo contribui, também, para um melhor alinhamento de expectativas. 

O que é mensagem instantânea: entendendo o contexto e as tendências

O envio de mensagens mudou a forma como nos comunicamos. Relações grandes e pequenas — sejam pessoais, políticas ou comerciais – podem ser definidas através de conversas por aplicativos de envio de mensagens que quase todo mundo usa diariamente. 

Em nosso relatório anual sobre negócios relacionados a conversas, Mensagens Instantâneas em 2020, analisamos o histórico dos principais aplicativos de envio de mensagens no ano passado e trouxemos pesquisas, relatos e previsões sobre como será o futuro do envio de mensagens entre marcas e clientes. 

O relatório apresenta dados obtidos em mais de vinte pesquisas sobre experiência do cliente, vendas, marketing e líderes de produtos em algumas das empresas mais conversacionais do mundo, como Google, Twitter e Hootsuite. Confira, a seguir, os grandes destaques. 

1. O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas muito popular 

Cada região tem seu mensageiro instantâneo favorito. Na América do Norte e na Austrália, o messenger do Facebook é o principal aplicativo de envio de mensagens (se não contar o iMessage, integrado a todos os dispositivos da Apple). Na China é o WeChat. 

Porém, é inegável que um aplicativo de mensagens instantâneas muito popular em outros países ao redor do globo seja o WhatsApp, como você pode observar na imagem abaixo. 

Os aplicativos de envio de mensagens mais usados por país

Com 1,6 bilhões de usuários ativos e a API do Business sendo cada vez mais adotada e crescendo mensalmente, não é nenhuma surpresa que o WhatsApp aparece muitas vezes no relatório deste ano. 

Desde 2016, essa ferramenta ganhou o dobro de usuários. Ou seja, a mensagem instantânea via WhatsApp saltou de 200 milhões para 400 milhões —apenas na Índia. 

O relatório "Mensagens instantâneas em 2020" discute o que isso significa para os negócios na Índia e como eles conseguem usar recursos regionais exclusivos para possibilitar um comércio conversacional. 

2. O ano promete unificação

As principais plataformas de envio de mensagens se juntaram no último ano — umas com as outras, com marcas antigas e com startups inovadoras.

O relatório "Mensagens instantâneas em 2020" pesquisou como isso moldará o futuro dos negócios relacionados a conversas. 

Quando o Facebook confirmou que pretendia unificar backends dos seus três principais aplicativos de chat apps — Messenger, WhatsApp e Instagram — o que se seguiu foi uma série de anúncios sobre novos recursos e até mesmo uma controversa renovação da imagem da marca. Yahoo! 

O Japão comprou o LINE, aplicativo mais popular de envio de mensagens no Japão e em Taiwan, e a empresa matriz do Yahoo! salientando que “as empresas de internet do Japão estão muito atrás das suas concorrentes americanas e chinesas” —tendo na linha de frente de negócios relacionados a conversas os aplicativos de mensagens privadas do Facebook — e o WeChat da Tencent, aplicativo chinês "faz-tudo" de mensagens instantâneas.

A junção da Zendesk e da Smooch, agora Sunshine Conversations, foi outro passo na mesma direção, com a inclusão do WhatsApp no Support e mais recentemente outros canais de comunicação instantânea, como WeChat, LINE e DMs do Twitter logo em seguida. 

O envio de mensagens empresariais deve encontrar os clientes onde eles estiverem, e o relatório destaca diferentes formas com que o envio de mensagens está se inserindo em cada etapa da jornada do cliente — marketing, vendas e suporte — inclusive dentro dos próprios sites e aplicativos móveis das empresas.

500% mais mensagens foram trocadas na plataforma Sunshine Conversations da Zendesk neste ano

 3. A hora e a vez dos chatbots 

Nenhum relatório sobre mensagens instantâneas e negócios relacionados a conversas estaria completo sem uma boa análise dos chatbots — e o que temos para compartilhar é surpreendente.

Analisando as manchetes no decorrer dos anos, descobrimos que a cobertura da imprensa sobre chatbots atingiu seu auge em 2016. Desde então, os chatbots ficaram cada vez mais inteligentes, humanos e determinados.

De acordo com a Gartner, 70% das comunicações com clientes envolverão novas ferramentas, tais como chatbots, até 2022

Chatbots, IA conversacional e assistentes de voz se tornaram parte do tecido digital em diferentes funções e setores empresariais. Quase metade dos negócios relacionados a finanças e seguros adotou os bots para tudo, desde geração de lead até suporte ao cliente, mas quantas empresas ainda planejam incluir chatbots ou automação no próximo ano?

Warren Levitan, Vice-presidente de negócios relacionados a conversa Zendesk, afirma que até 2020 será o ano das conversas conectadas em todos os setores das empresas. Os mecanismos de intenção e emoção estarão conectados a todos os canais de mensagens, e as empresas encaminharão cada mensagem de modo inteligente para o sistema, pessoa ou bot mais adequado. Assim que as mensagens penetrarem nos negócios, veremos que o céu é o limite.

O que é mensagem instantânea: considerações 

Neste texto, você ficou sabendo o que é mensagem instantânea (significado) e conheceu as perspectivas para 2020 da comunicação instantânea. Quer saber mais sobre o tema e, logo, ter acesso a outras estatísticas importantes, infográficos e dicas de especialistas? 

Então, não deixe de acessar esse relatório exclusivo agora mesmo! Nessa pesquisa, você também conhecerá:

  • Os principais motivos para oferecer comunicação por mensagem;
  • A porcentagem de empresas que usam mensagens instantâneas;
  • Com quem as empresas estão conversando;
  • O índice de satisfação médio de cada canal;
  • Histórias de sucesso de empresas que abraçaram a comunicação instantânea e muito mais! 

Aliás, você percebeu que a mensagem instantânea chegou para ficar, não é mesmo? Quer utilizar esse recurso de forma assertiva em seu negócio? Então, você pode contar com a Zendesk, que está preparada para auxiliá-lo a elevar as conversas e experiências de seus clientes.  

Para isso, a empresa conta com recursos que promovem conversas personalizadas, que podem acontecer nos aplicativos preferidos de seus clientes. Isso porque a Zendesk traz um sistema integrado com o  WhatsApp, Facebook Messenger, Mensagens diretas do Twitter, LINE e o WeChat.

Além de facilitar a vida do cliente, a Zendesk também otimiza a produtividade de seu time. Afinal, centraliza, em um só ambiente, todas as interações com os clientes em aplicativos de mensagens populares, chat em tempo real, email e telefone.Ficou interessado? Então, peça uma avaliação totalmente gratuita e descubra como a Zendesk pode potencializar o seu negócio!

Ferramenta de chat online para empresas

O Zendesk Chat é um software de chat em tempo real para você interagir com seus clientes de maneira mais ágil e prática.