O que é mensagem instantânea?
Publicado 18 Julho 2020
Última atualização em 22 Setembro 2020

Mensagem instantânea é uma forma de comunicação que acontece via internet, por meio de uma ferramenta (aplicativo ou software). Seu objetivo é oferecer o diálogo em tempo real entre seus usuários.
Como é utilizada a mensagem instantânea?
A comunicação instantânea é utilizada tanto em plataformas sociais como também por meio de aplicativos próprios, como:
- Direct (Instagram);
- Messenger (Facebook);
- DM (Twitter);
- WhatsApp;
- Telegram.
Fácil entender o que é mensagem instantânea (significado), não? Agora, você deve estar se perguntando que benefícios a comunicação instantânea apresenta, certo?
Pois vamos esclarecer todas suas dúvidas. Para isso, basta ler este post até o fim!
O que é mensagem instantânea e quais suas vantagens para as empresas?
As vantagens de utilizar mensagens instantâneas para empresas são:
- Oferece agilidade e segurança: pelo fato da comunicação acontecer de modo imediato e de que essas ferramentas contam com recursos criptográficos que preservam a segurança e a privacidade e, assim, protegem as conversas;
- Promove a praticidade e a otimização de recursos: afinal, a troca de mensagens pode ocorrer tanto por escrito, como por áudio ou por imagens. Além disso, é só habilitar o wi-fi para não consumir dados, o que favorece a redução de gastos;
- Valoriza a fluidez das conversas: isso porque um mensageiro instantâneo promove conversas em tempo real. Logo, no caso de dúvidas, é possível esclarecê-las imediatamente, o que ajuda a diminuir os conflitos e os ruídos das conversas. Logo contribui, também, para um melhor alinhamento de expectativas.
O que é mensagem instantânea: entendendo o contexto e as tendências
O envio de mensagens mudou a forma como nos comunicamos. Relações grandes e pequenas — sejam pessoais, políticas ou comerciais – podem ser definidas através de conversas por aplicativos de envio de mensagens que quase todo mundo usa diariamente.
Em nosso relatório anual sobre negócios relacionados a conversas, Mensagens Instantâneas em 2020, analisamos o histórico dos principais aplicativos de envio de mensagens no ano passado e trouxemos pesquisas, relatos e previsões sobre como será o futuro do envio de mensagens entre marcas e clientes.
O relatório apresenta dados obtidos em mais de vinte pesquisas sobre experiência do cliente, vendas, marketing e líderes de produtos em algumas das empresas mais conversacionais do mundo, como Google, Twitter e Hootsuite. Confira, a seguir, os grandes destaques.
1. O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas muito popular
Cada região tem seu mensageiro instantâneo favorito. Na América do Norte e na Austrália, o messenger do Facebook é o principal aplicativo de envio de mensagens (se não contar o iMessage, integrado a todos os dispositivos da Apple). Na China é o WeChat.
Porém, é inegável que um aplicativo de mensagens instantâneas muito popular em outros países ao redor do globo seja o WhatsApp, como você pode observar na imagem abaixo.
Com 1,6 bilhões de usuários ativos e a API do Business sendo cada vez mais adotada e crescendo mensalmente, não é nenhuma surpresa que o WhatsApp aparece muitas vezes no relatório deste ano.
Desde 2016, essa ferramenta ganhou o dobro de usuários. Ou seja, a mensagem instantânea via WhatsApp saltou de 200 milhões para 400 milhões —apenas na Índia.
O relatório "Mensagens instantâneas em 2020" discute o que isso significa para os negócios na Índia e como eles conseguem usar recursos regionais exclusivos para possibilitar um comércio conversacional.
2. O ano promete unificação
As principais plataformas de envio de mensagens se juntaram no último ano — umas com as outras, com marcas antigas e com startups inovadoras.
O relatório "Mensagens instantâneas em 2020" pesquisou como isso moldará o futuro dos negócios relacionados a conversas.
Quando o Facebook confirmou que pretendia unificar backends dos seus três principais aplicativos de chat apps — Messenger, WhatsApp e Instagram — o que se seguiu foi uma série de anúncios sobre novos recursos e até mesmo uma controversa renovação da imagem da marca. Yahoo!
O Japão comprou o LINE, aplicativo mais popular de envio de mensagens no Japão e em Taiwan, e a empresa matriz do Yahoo! salientando que “as empresas de internet do Japão estão muito atrás das suas concorrentes americanas e chinesas” —tendo na linha de frente de negócios relacionados a conversas os aplicativos de mensagens privadas do Facebook — e o WeChat da Tencent, aplicativo chinês "faz-tudo" de mensagens instantâneas.
A junção da Zendesk e da Smooch, agora Sunshine Conversations, foi outro passo na mesma direção, com a inclusão do WhatsApp no Support e mais recentemente outros canais de comunicação instantânea, como WeChat, LINE e DMs do Twitter logo em seguida.
O envio de mensagens empresariais deve encontrar os clientes onde eles estiverem, e o relatório destaca diferentes formas com que o envio de mensagens está se inserindo em cada etapa da jornada do cliente — marketing, vendas e suporte — inclusive dentro dos próprios sites e aplicativos móveis das empresas.
3. A hora e a vez dos chatbots
Nenhum relatório sobre mensagens instantâneas e negócios relacionados a conversas estaria completo sem uma boa análise dos chatbots — e o que temos para compartilhar é surpreendente.
Analisando as manchetes no decorrer dos anos, descobrimos que a cobertura da imprensa sobre chatbots atingiu seu auge em 2016. Desde então, os chatbots ficaram cada vez mais inteligentes, humanos e determinados.
Chatbots, IA conversacional e assistentes de voz se tornaram parte do tecido digital em diferentes funções e setores empresariais. Quase metade dos negócios relacionados a finanças e seguros adotou os bots para tudo, desde geração de lead até suporte ao cliente, mas quantas empresas ainda planejam incluir chatbots ou automação no próximo ano?
O que é mensagem instantânea: considerações
Neste texto, você ficou sabendo o que é mensagem instantânea (significado) e conheceu as perspectivas para 2020 da comunicação instantânea. Quer saber mais sobre o tema e, logo, ter acesso a outras estatísticas importantes, infográficos e dicas de especialistas?
Então, não deixe de acessar esse relatório exclusivo agora mesmo! Nessa pesquisa, você também conhecerá:
- Os principais motivos para oferecer comunicação por mensagem;
- A porcentagem de empresas que usam mensagens instantâneas;
- Com quem as empresas estão conversando;
- O índice de satisfação médio de cada canal;
- Histórias de sucesso de empresas que abraçaram a comunicação instantânea e muito mais!
Aliás, você percebeu que a mensagem instantânea chegou para ficar, não é mesmo? Quer utilizar esse recurso de forma assertiva em seu negócio? Então, você pode contar com a Zendesk, que está preparada para auxiliá-lo a elevar as conversas e experiências de seus clientes.
Para isso, a empresa conta com recursos que promovem conversas personalizadas, que podem acontecer nos aplicativos preferidos de seus clientes. Isso porque a Zendesk traz um sistema integrado com o WhatsApp, Facebook Messenger, Mensagens diretas do Twitter e LINE.
Além de facilitar a vida do cliente, a Zendesk também otimiza a produtividade de seu time. Afinal, centraliza, em um só ambiente, todas as interações com os clientes em aplicativos de mensagens populares, chat em tempo real, email e telefone.Ficou interessado? Então, peça uma avaliação totalmente gratuita e descubra como a Zendesk pode potencializar o seu negócio!

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O Zendesk Chat é um software de chat em tempo real para você interagir com seus clientes de maneira mais ágil e prática.