Artigo | 3 min read

Como o propósito de marca impacta na jornada de consumo?

Por Zendesk

Última atualização em 16 Mai 2023

Empresas com um forte propósito de marca performam até 42% melhor do que seus concorrentes. O dado, retirado do relatório Purpose Means Profit, de 2022, evidencia o impacto de um posicionamento coerente e alinhado interna e externamente nos resultados de vendas. 

No artigo de hoje, reunimos mais estatísticas, dados e informações que ajudam a entender o que é propósito de marca e como alinhá-lo à jornada do consumidor para potencializar as conversões, fidelizar clientes e captar novos porta-vozes para o negócio.

Boa leitura! 

O que é propósito de marca?

Chamamos de propósito da marca o “motivo” pelo qual a empresa trabalha. Em geral, ele se conecta com as demandas do público-alvo e com o nicho no qual atua, indo além de aspectos como os objetivos comerciais e até o clássico conjunto composto por “missão, visão e valores”.

Uma marca que conhece seu propósito compreende que sua essência reside em diferentes aspectos do posicionamento do negócio no mercado. Ele pode estar conectado com:

  • questões políticas;
  • aspectos éticos ou morais;
  • questões ambientais e sociais;
  • ambições corporativas;
  • experiências e vivências;
  • percepções de mercado;
  • propósito disruptivo;
  • etc. 

Importância do propósito de marca

Ter um posicionamento de marca bem definido impacta diretamente na percepção do negócio por seus públicos interno e externo. 

Se você não consegue dimensionar o potencial de uma estratégia de posicionamento bem definida, aqui estão alguns argumentos que destacam a relevância do propósito de marca. 

  1. Ajuda a ser customer centric

Ter um propósito de marca bem definido ajuda a criar conexões reais com os potenciais clientes, mantendo-os naturalmente no centro da estratégia

Isso porque o posicionamento claro auxilia na oferta de serviços de alta qualidade e verdadeiramente capazes de solucionar suas demandas. 

Além disso, empresas guiadas pelo propósito conseguem, com facilidade, encontrar a melhor resposta à pergunta “o que o cliente espera/deseja?”. Isso auxilia no desenvolvimento de soluções personalizadas que potencializam as conversões e, paralelamente, otimizam a imagem da empresa no mercado. 

2- Cria lealdade para a marca

De forma geral, o propósito da marca corresponde, sobretudo, às demandas e necessidades do público-alvo. 

Quando os consumidores acessam os produtos que desejam, eles conectam, de forma automática, sua necessidade à marca que a atendeu. 

A construção dessa relação cliente-empresa estimula o desenvolvimento de parcerias sólidas e de confiança na marca. 

3- Percepção de valor

Incrementar a percepção de valor atrelada a uma marca é o desejo de grande parte dos empreendedores e gestores de empresas.

Quando o propósito de marca conversa com as necessidades e expectativas do público- alvo, o posicionamento corporativo funciona como um meio para fortalecer o compromisso da empresa com seus clientes. 

De quebra, isso os estimula a retribuir, investindo cada vez mais nos produtos e serviços oferecidos. 

A percepção de valor também é aumentada por empresas que assumem compromissos ambientais e sociais. De acordo com esta pesquisa, da Deloitte, os consumidores tendem a criar relações de confiança com empresas que se posicionam em favor de questões sociais.

4- Estimula o time interno 

Com a transformação digital, as equipes internas passaram a se manter inteiradas sobre boas práticas adotadas por empresas ao redor do mundo. 

Aquelas que se destacam por um posicionamento coerente, alinhado a questões socioambientais e que defendem seus princípios de forma íntegra se posicionam entre as mais almejadas por colaboradores na hora de escolher seus futuros empregadores.  

Este movimento, por consequência, acaba por estimular o senso de pertencimento e a produtividade do time interno. 

Impactos do propósito de marca na jornada do consumidor

Uma empresa que trabalha o propósito de marca percebe impactos positivos na maneira como seus clientes e prospects se relacionam com o negócio ao longo da jornada de compra

Além da conexão entre a empresa e seus clientes, o posicionamento também é um valioso fator de diferenciação da concorrência

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, ter clareza sobre os fatores que guiam os processos organizacionais e saber comunicá-los de forma concisa ao público são estratégias eficazes para conduzir a decisão de compra e estimular conversões de vendas. 

Dicas para comunicar o propósito de marca: fortaleça seu branding

Tem um bom propósito de marca, mas ainda não sabe como externá-lo para além dos limites da empresa? Experimente colocar em prática as técnicas a seguir. 

1- Desenvolva um tom de voz

O primeiro passo para comunicar o propósito de uma marca de forma efetiva é por meio do tom de voz. Empresas que têm um tom de voz bem definido conseguem explicar, de forma cotidiana, quais seus objetivos enquanto empresa. 

Alguns exemplos de empresa com tom de voz bem definido e que conseguem comunicar seu propósito com clareza: 

  • Netflix;
  • Magazine Luiza

2- Use diferentes canais de forma consistente

Outra dica para assegurar uma boa comunicação do propósito de marca é ter uma estratégia de marketing omnichannel. 

Assim como, no atendimento ao cliente, o omnichannel assegura a integração dos pontos de contato, no marketing, os canais se complementam, adicionando detalhes sobre a mensagem-chave do negócio sem contradições ou repetições.

3- Atitudes, além de palavras

Comunicar o propósito da marca de maneira “formal”, por meio de estratégias de marketing, é um caminho efetivo para fixar a mensagem e conectar a empresa com clientes que tenham fit com o negócio. 

Entretanto, sem dúvidas, a melhor forma de apresentar os valores e mobilizadores do negócio para os clientes é promover uma experiência de compra única, pautada nos princípios determinados estrategicamente. 

Conte com ferramentas tecnológicas para comunicar o propósito da marca 

Se você compreendeu que precisa fortalecer seu propósito de marca a partir de atitudes que encantem o cliente, é hora de começar a adotar ferramentas que facilitem o percurso. 

Com um software de CRM, por exemplo, você gerencia todo o percurso do consumidor ao longo do funil de vendas, em um pipeline integrado e didático que não te deixa perder de vista nenhum ponto de contato. 

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O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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