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Inteligência emocional no trabalho: o que é? Como desenvolvê-la?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 julho 2022
Última atualização em 7 julho 2022

Quantas vezes você já ouviu que é importante desenvolver habilidades emocionais? Esse termo vem ganhando cada vez mais destaque em meios onde as relações pessoais são imprescindíveis. 

Em um ambiente de trabalho, por exemplo, se engana quem pensa que apenas as capacidades técnicas são analisadas. A inteligência emocional é um fator importante para se atentar. 

Saber como falar ou receber críticas construtivas são alguns dos aspectos que se encaixam na inteligência emocional. Assim como conseguir lidar com situações difíceis com calma.

Mas, o que significa esse termo? E mais, como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Para te ajudar nessas questões, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda sobre os tópicos abaixo.

  • O que é inteligência emocional?;
  • Importância da inteligência emocional;
  • Inteligência emocional no trabalho: como desenvolver?;
  • Atividades para trabalhar a inteligência emocional.

Boa leitura!

O que é inteligência emocional?

Antes de entender como ter inteligência emocional no trabalho, é preciso saber o que significa o termo. Afinal, toda “construção” precisa de uma boa base. 

Pode não parecer, mas o termo não é algo muito recente. Têm-se ciência de que seu primeiro registro aconteceu no ano de 1966. A citação foi feita em artigo do psicólogo americano Hanskare Leuner.

Mesmo que tenha mais de 50 anos, o termo só se popularizou em 1995. O responsável foi Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard ao publicar seu livro “Emotional Intelligence”, de tradução livre: Inteligência Emocional. 

Segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser explicada como a capacidade de gerenciar os sentimentos. Ou seja, perceber o que os causa e entender como controlá-los. 

Nesse sentido, o escritor exprime que para se conseguir ter inteligência emocional no trabalho ou em qualquer âmbito é preciso obter algumas competências. São elas:

  • autoconsciência;
  • autorregulação;
  • automotivação;
  • empatia;
  • habilidades sociais.

As três primeiras habilidades são mais conectadas ao seu “eu” interno. Basicamente fala sobre a ideia de que uma mudança só acontece quando se olha primeiro para dentro. 

Esse autoconhecimento ajudará na busca das duas últimas competências. Ambas possuem um sentido mais externo. Ou seja, como você lida com o mundo e com as emoções das outras pessoas. 

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Importância da inteligência emocional

Sabendo o que é inteligência emocional fica mais simples compreender a sua importância. Como explicamos acima, as habilidades emocionais são trabalhadas a partir do conhecimento interno para então ter um agir mais acolhedor com si e com os outros. 

Mas, qual a importância disso na vida como um todo? É bem simples!

Vamos partir da realidade que você está cercado. Dentro dela existem diversas pessoas com os mais diferentes jeitos de agir e de entender o mundo. Você as encontra no ambiente social e também no trabalho

Em meio a tantas divergências é normal ideias “baterem de frente”. E é aí que a inteligência emocional age a seu favor. 

Desenvolvê-la em sua vida garante diversos benefícios. Afinal, as emoções e sentimentos possuem muito poder sobre a vida e mente humana. Saber como controlá-la em momentos que precisam disso é essencial para a qualidade do viver. 

Entre os principais benefícios podemos citar cinco. São eles:

  • comunicação mais assertiva;
  • redução da ansiedade e estresse;
  • maior empatia;
  • lidar melhor com a pressão no trabalho;
  • não deixa a autossabotagem atrapalhar o rendimento.

Importantes benefícios, né? Mas, melhor do que saber sobre a importância e benefícios das habilidades emocionais é entender como desenvolvê-la. Continue a leitura para aprender os 10 passos de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

Inteligência emocional no trabalho: como desenvolver?

Até aqui você já entendeu o que é inteligência emocional e quais seus benefícios. Mas como é possível desenvolvê-la?

Como explicamos acima, a inteligência emocional envolve diversos fatores internos. Portanto, para conseguir ter um bom desenvolvimento dessa habilidade é preciso estar aberto para enxergar a si e ao próximo.

Pode parecer um pouco complicado, mas existem diversos meios para facilitar esse aprendizado. Quer saber quais são?

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo para você aprender a como desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Confira os detalhes a seguir.

1- Compreenda seus próprios sentimentos

Lembra que comentamos que as habilidades emocionais são trabalhadas a partir do conhecimento interno? Então o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional no trabalho é compreender o seu “eu”. 

Trabalhar a autoconsciência é um exercício muito importante para se obter inteligência emocional. Fazendo isso você passará a entender suas emoções e sentimentos. Além disso compreenderá quais são os gatilhos para cada uma delas.

Realizando essa análise do seu consciente fica mais simples descobrir padrões que não são benéficos. Comportamentos que passam despercebidos, mas que são autodestrutivos.

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2- Trabalhe a autoconfiança

Entendendo seus sentimentos e suas emoções chegou a hora de colocar em prática as avaliações positivas sobre si. Como assim?

Evitar ou até mesmo, excluir opiniões negativas que tenha sobre suas próprias habilidades ajuda a desenvolver a autoconfiança. Um famoso provérbio africano deixa bem claro o benefício desta competência.

“Quando não há inimigos interiores, os inimigos exteriores nada podem contra você”.

Mas, é importante deixar claro que autoconfiança é diferente de arrogância. É indispensável sempre manter a humildade com o próximo. Além disso, essa competência precisa ser constantemente desenvolvida. 

3- Comece a desenvolver a empatia

O terceiro passo para aprender como desenvolver a inteligência emocional no trabalho tem correlação com o exterior. A empatia é um ponto que precisa ser trabalhado.

Você sabe o que é empatia ou ser empático?

No dicionário encontramos como um dos significados:

  1. capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende.

Ou seja, ser uma pessoa empática está intimamente conectado com a relação do seu “eu” com outras pessoas. E não somente na maneira como irá lidar com o mundo, mas como irá compreendê-lo pelas diversas óticas.

Complexo? Pode parecer um pouco, mas se tornar empático torna as relações menos enrijecidas. Afinal, você estará mais aberto para ouvir e sentir a experiência do outro e, assim, agregar maiores conhecimentos que não fazem parte da sua “bolha”.

4- Pratique uma comunicação mais clara

A comunicação, seja ela verbal, não verbal, escrita ou visual, faz parte do primeiro contato com outras pessoas. Então, nada mais natural que esse impacto seja positivo.

Para isso, é preciso praticar meios de realizar uma comunicação mais clara e efetiva. Assim se evita falhas na informação a ser passada. 

Em um ambiente de trabalho esses desencontros ou maneiras de se colocar podem deixar a atmosfera inviável. Mas isso não significa que não deva se posicionar. 

Muito pelo contrário!

Se comunicar faz parte de todas as relações. No entanto, é importante sempre pensar nas melhores maneiras de falar. 

No caminho para a inteligência emocional no trabalho, deve-se evitar a comunicação agressiva ou muito passiva. O respeito precisa ser assegurado! 

5- Desenvolva a persuasão

O quinto passo para aprender como desenvolver a inteligência emocional no trabalho é entender como ser persuasivo. É importante citar que persuasão é diferente de manipulação.

  • Persuasão: influenciar que alguém faça algo que irá beneficiar ambos;
  • Manipulação: o benefício é apenas para uma pessoa, no caso a que tenta manipular.

A persuasão é uma competência muito requerida a profissionais que trabalham com vendas ou atendimento ao consumidor. Um bom exemplo disso é, por exemplo, quando se quer cativar clientes mostrando benefícios de algum produto.

Nesse caso, o atendente ou vendedor irá demonstrar todas as características que farão bem a pessoa. Com a venda, consequentemente o bem também será do trabalhador. 

Desenvolver a inteligência emocional no atendimento ao cliente, assim como em vendas é muito importante para a empresa. Mas falaremos sobre isso com mais detalhes à frente. Continue a leitura para não perder nada! 

6- Compreenda o que te estressa

No ambiente de trabalho sempre existem situações estressantes. Saber e compreender quais eles são facilitará o encontro de maneiras para não deixar que os domine. 

Mas, como fazer isso? Veja o exemplo abaixo.

Luíza trabalha em uma empresa muito antiga que ainda segue o costume de enviar cartas para os clientes aniversariantes do mês. Essa função a deixa muito estressada pois poderia ser mais otimizada com o disparo de e-mails, mas os donos não querem. 

Como Luíza poderia economizar tempo do seu mês com esse serviço? 

  • Primeiro: escolher uma parte de um dia para fazer todas as cartas;
  • Segundo: enviá-las no mesmo dia.

Claro que esse pode ser um exemplo muito isolado. No entanto, basta adequá-lo ao que estressa na sua rotina de trabalho e ver maneiras para minimizá-lo. 

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7- Saiba receber críticas 

A sétima dica para adquirir inteligência emocional no trabalho é aprender a receber críticas. É importante entender que a evolução acontece no conserto de erros ou melhoria de algo que já é bom. 

Portanto não leve as críticas para o lado pessoal. Afinal, elas são necessárias para o seu crescimento profissional. 

8- Amplie a escuta ativa

Como já mostramos em uma das dicas, a comunicação clara tem grande eficácia na inteligência emocional no trabalho. Mas, não só falar bem é importante.

A escuta também precisa ser trabalhada. Afinal, uma comunicação é feita entre duas pessoas ou mais, caso contrário se torna um monólogo. 

Para ficar mais simples realizar uma escuta ativa tenha sempre em mente a frase: o que o outro fala também importa. Essa ação irá fazer com que a informação não se perca, garantindo o respeito entre todos.

9- Pratique Yoga ou meditação

Algumas práticas são muito boas para conquistar o autocontrole das emoções. Entre elas estão a yoga e a meditação.

Ambas atividades são recomendadas para quem busca o autoconhecimento. Além disso, por promoverem benefícios com a continuidade da prática, a automotivação também é trabalhada.

Entre as principais vantagens da Yoga podemos citar:

  • enfrentamento de medos e barreiras psicológicas;
  • maior resistência corporal;
  • redução do estresse da mente;
  • dá mais flexibilidade;
  • alivia dores na coluna.

Todos estes proveitos são importantes para alcançar a inteligência emocional. Inclusive, alguns deles já citamos em uma das dicas anteriores. Por exemplo: autoconfiança, automotivação, combate ao estresse e enfrentamento de barreiras psicológicas. 

10- Faça psicoterapia

O último passo para conquistar a inteligência emocional no trabalho, irá te auxiliar em vários âmbitos da sua vida. A ajuda de um psicólogo fará com que entenda melhor o funcionamento da sua mente. Além disso, você aprenderá a lidar com eles sem que isso afete negativamente outras pessoas. 

Atividades para trabalhar a inteligência emocional

Até aqui você já entendeu o que é inteligência emocional e como fazer para desenvolvê-la no trabalho. Mas existem algumas áreas onde essa habilidade é essencial. 

Profissionais que atuam com atendimento ou relacionamento com cliente costumam sofrer bastante com o estresse. Em 2018, por exemplo, em uma pesquisa feita pelo sindicato relacionados a doenças do trabalho de telemarketing, apontou que mais da metade sofrem de alguma maneira.

  • 36% sofrem de lesão por esforço repetitivo;
  • 30% de transtornos psíquicos;
  • 25% apresentam alguma perda auditiva ou de voz.

Como começar a mudar esse cenário? Algumas atividades para trabalhar a inteligência emocional podem ser agregadas à rotina de profissionais do atendimento ao cliente e de vendas. 

Confira a seguir algumas opções.

1- Enxergue o positivo

A primeira atividade para fazer com que os funcionários tenham inteligência emocional no atendimento ao cliente e em vendas se chama: “enxergue o positivo”. Ela é uma dinâmica rápida que tem efeitos muito bons entre toda a equipe. 

Como ela acontece? Olha o passo a passo logo abaixo. 

  1. Líder da dinâmica junta os funcionários em uma roda e pede que formem duplas;
  2. Cada pessoa da dupla deverá dizer um para o outro coisas positivas sobre si. Mas deve ser ordenado. Geralmente se pede que seja dito: o que gosta do seu corpo; qualidades que enxerga em si; capacidade que se orgulha em ter.
  3. Ao fim, a liderança deve promover a reflexão sobre as dificuldades, ou não, de se falar coisas positivas sobre si. 

Essa atividade é muito importante para aumentar a autoconfiança dos funcionários. Principalmente se tratando de profissões de contato com muitas pessoas. Continue para conferir outras duas atividades para trabalhar a inteligência emocional em vendas e no atendimento ao cliente.

2- Dicionário de emoções

A segunda atividade tem um foco maior em trabalhar a inteligência emocional em vendas. Mas isso não significa que também não possa ser utilizada com o time de atendimento. 

Ela consiste basicamente em: anotar seus sentimentos e emoções. Confira como funciona.

  1. Cada pessoa do time fala um tipo de emoção, que é anotada em formato de lista;
  2. Em seguida, cada um fornece um significado para os sentimentos;
  3. Ao fim da lista, a deixe exposta em um ambiente onde todos frequentam.

Com essa dinâmica, sempre que algum dos vendedores sentirem algum dos sentimentos eles compreenderão logo qual é. Essa ação deixa mais simples a maneira de se expressar dentro do ambiente de trabalho, seja com os colegas ou com os clientes.

3- Colorindo emoções

A terceira atividade para desenvolver a inteligência emocional no atendimento ao cliente e em vendas é uma das mais lúdicas. Ela se chama “colorindo emoções” e é basicamente isso: desenhar o que está sentindo.

  1. Dê folhas de papel aos participantes da dinâmica;
  2. Peça que eles desenhem e coloquem cores às emoções que estão sentindo;
  3. Faça uma roda de reflexão acerca dos desenhos.

A dinâmica do “colorindo emoções” é uma das mais importantes. O motivo é que muitas pessoas têm certa dificuldade em se expressar na fala e na escrita. Portanto, deixar esse processo mais lúdico é uma boa saída. 

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