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Como o modelo Canvas impacta a relação com o cliente?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 10 dezembro 2020
Última atualização em 10 dezembro 2020

Você sabe como o modelo Canvas e a relação com o cliente estão diretamente interligados? Também chamado de Business Model Canvas, este é um modelo de negócios desenvolvido por Alexander Osterwalder e tem como objetivo orientar empresas e empreendedores no processo de desenvolvimento de novos negócios e produtos

Criar uma estratégia de relacionamento com base no Canvas é fundamental para ter clareza sobre quais são os objetivos do negócio diante do seu público-alvo. Afinal, a relação com o cliente é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. 

Segundo pesquisa da Opinion Box, 79% dos entrevistados já deixaram de comprar de uma marca por terem sido mal atendidos. Por outro lado, 71% disseram que recomendam uma empresa para seus amigos e familiares quando ficam satisfeitos com uma compra. 

Ou seja: entender o que é o Canvas e como ele pode te ajudar a melhorar a relação de sua empresa com os clientes é um passo importante para o sucesso do seu negócio. Vamos explicar melhor a seguir, confira! 

O impacto do Canvas na relação com o cliente

Ao todo, o Canvas é composto por nove blocos, sendo um deles nosso foco aqui: o relacionamento. Primeiro, vamos apresentar cada um deles, pois todos os blocos estão diretamente relacionados. Em seguida, mostraremos qual a importância do Business Model Canvas na relação com o cliente. 

1. Segmento de Clientes

O primeiro passo para a construção de um modelo de negócios assertivo é definir quem é seu público-alvo. Escolher um nicho de clientes é fundamental para que as próximas etapas  sejam construídas com foco em quem realmente é relevante para a estratégia da empresa. 

2. Oferta de Valor

Aqui é o momento de definir qual o valor do seu negócio — não o valor monetário, mas sim qual o principal benefício que sua marca oferece a seus clientes e por que eles escolheriam sua empresa em detrimento de seus concorrentes. 

3. Canais

Quais serão os meios pelos quais sua empresa se comunicará com os clientes? Estabelecer a estratégia de marketing e como será feita a divulgação de seus produtos é muito importante para que a ponte entre marca e cliente seja estabelecida. 

4. Relacionamento

Esta é a etapa que queremos enfatizar aqui. A construção do relacionamento com o cliente por meio do Canvas pode ser feita de forma estratégica, uma vez que esse modelo de negócios permite que você tenha clareza sobre o impacto dessa área para o seu negócio. 

O Canvas mostra que é o relacionamento com os clientes que faz a conexão entre a proposta de valor da sua marca e o segmento de clientes escolhido. Isso significa que trabalhar na relação com seus clientes por meio de um atendimento excepcional é imprescindível para que você se destaque frente aos concorrentes. 

De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, aproximadamente metade dos clientes afirmam que iriam para uma marca concorrente após uma única experiência ruim com uma empresa. Caso as experiências negativas se repitam, esse número chega a 80%

Por isso, usar o Canvas na relação com o cliente é muito importante para fidelizá-los e também torná-los promotores da marca. 

5. Fonte de Renda

Como seu cliente pagará pelo benefício que ele está adquirindo? Sua empresa pode oferecer produtos e serviços por meio de uma série de modalidades de pagamento: venda direta, assinatura, aluguel e contrato são alguns exemplos.

6. Recursos-Chave

Nesta etapa é preciso definir quais são os recursos essenciais para fazer o seu negócio funcionar. Aqui estamos falando da parte operacional mesmo, como escritório, computadores, equipe, softwares e afins. 

7. Atividades-Chave

Para que uma empresa opere diariamente de forma contínua é preciso que algumas atividades sejam feitas frequentemente em cima dos recursos-chave para garantir a manutenção deles. Se você contratar um software de atendimento ao cliente para o seu negócio, por exemplo, será preciso ter uma equipe dedicada a ela para oferecer treinamentos, organizar a estratégia e alinhar os times, por exemplo. 

8. Parcerias-Chave

Este bloco se refere exclusivamente aos fornecedores e serviços terceirizados de uma empresa. É importante estabelecer uma lista de parcerias que serão necessárias para entregar a oferta de valor do seu negócio para os seus clientes. 

9. Estrutura de Custos

Por fim, ter clareza sobre os custos operacionais de todas as atividades da empresa é importante para a organização das finanças e do fluxo de caixa do negócio. Este é o momento de fazer um levantamento completo de todos os gastos que são necessários para que a empresa funcione. 

Qual a importância do Canvas para a relação com o cliente?

Trabalhar na construção de um relacionamento com o cliente é um dos principais aspectos que destacam uma empresa frente aos seus concorrentes e o Canvas ilustra como isso pode ser feito com mais assertividade. 

Como explicamos anteriormente, a etapa de relacionamento é a responsável por levar a proposta de valor da marca até o segmento de clientes escolhido como foco da empresa. Dessa forma, criar uma estratégia de atendimento robusta permitirá que tais clientes tenham uma experiência de excelência e também se fidelizem à marca

Todos os pontos estão diretamente relacionados, por isso é importante compreender o Canvas em sua essência para que o seu negócio cresça com base em objetivos bem definidos e colocando sempre o cliente em primeiro lugar

A Sales Suite, por exemplo, é uma solução de vendas da Zendesk que oferece uma série de recursos de automação para os times de atendimento. Assim, as equipes podem focar no que realmente importa: a construção de relacionamentos significativos com cada um de seus clientes. 

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