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8 ferramentas de vendas para potencializar os seus resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

As ferramentas de gestão de vendas incentivam os colaboradores a produzirem com mais eficiência e agilidade. Isso porque elas oferecem recursos que descomplicam atividades manuais, além de poupar tempo para concentrar em outras tarefas mais estratégicas. 

Neste artigo,  desenvolvemos uma lista de ferramentas organizacionais que ajudam na automação de vendas e de marketing.

Leia o conteúdo até o final e conheça as vantagens de cada uma, como funcionam, diferenciais, entre outras questões. Confira!

Quais são as melhores ferramentas de gestão de vendas? 8 sugestões 

Um dos maiores benefícios de usar automação de vendas é que ela traz foco para sua equipe. A tecnologia correta personaliza o fluxo de trabalho para que os colaboradores executem as atividades com mais agilidade, sem perder a eficiência. 

Descubra agora quais as ferramentas de gestão mais utilizadas. 

1- Sell – Software de CRM

É um moderno CRM de vendas que permite maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita.

Com o Zendesk Sell, você pode montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhem as expectativas do cliente e tenham visibilidade total do pipeline.

O CRM para equipes de vendas oferece tudo o que você precisa em uma simples plataforma — incluindo gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividade e geração de leads

Além disso, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que os representantes de vendas se concentrem na meta.

Veja abaixo as ferramentas de produtividade do Sell

  • integração com e-mail: sincronize seu e-mail atual com o Sell e trabalhe de maneira mais eficiente com alertas, modelos e monitoramento automático;
  • ferramentas de engajamento de vendas: faça listas de clientes potenciais direcionadas e crie sequências de e-mail personalizadas para o acompanhamento automático de leads;
  • executor de tarefas: trabalhe sem interrupções por meio de atividades rotineiras de vendas, como alcance e acompanhamento, para otimizar seu dia.

Veja abaixo como a ferramenta impacta no pipeline de vendas

  • previsão precisa: antecipe o volume de oportunidades e preveja o crescimento de receita para melhorar sua estratégia de vendas, planejamento e gerenciamento de equipes;
  • análise do pipeline: análise a progressão de leads e oportunidades e identifique rapidamente gargalos em cada etapa de seu pipeline;
  • análises avançadas: obtenha insights úteis usando milhares de personalizações e visualize métricas de vendas prontamente com nossos painéis nativos.

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2- Service 

É uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.

A solução não só facilita a relação com o consumidor, mas também prepara as equipes para o sucesso e mantém a empresa em sincronia.

Confira, a seguir, os recursos da ferramenta.

  • gerencie e responda tudo de um local unificado: facilite o rastreamento, a priorização e a resposta a clientes com um espaço de trabalho do agente unificado. E com o contexto completo do cliente, incluindo mais de 1.000 integrações incorporadas, os agentes podem oferecer um suporte melhor e mais personalizado;
  • aumente a eficiência dos agentes: poupe o tempo dos agentes com ferramentas de colaboração, que conectam de maneira eficiente parceiros internos e externos. Ajude as equipes a responder mais rápido com respostas preparadas e os detalhes certos sobre cada problema;
  • otimize as tarefas com encaminhamento e inteligência: aproveite a inteligência e o encaminhamento integrados para coletar detalhes críticos e reduzir a entrada de dados. Além disso, transfira problemas ao agente mais adequado para ajudar;
  • forneça conteúdo de autoatendimento em grande escala: capacite os gerentes de conteúdo com gestão do conhecimento integrada. Divida a carga de trabalho incentivando agentes a compartilharem a experiência sem sair do espaço de trabalho.

3- Skype

Uma reunião presencial pode fazer toda a diferença na hora de conduzir uma negociação comercial. No entanto, sabemos que a cada dia está mais complicado conciliar as visitas aos potenciais clientes, especialmente após a evolução do trabalho remoto.

Por isso, muitas empresas já incluem o Skype como uma ferramenta de vendas. A tecnologia traz diversos benefícios para a sua empresa.

  • escalabilidade: como os colaboradores não precisam se deslocar para atender um potencial cliente, é possível conversar com mais pessoas online; 
  • economia: reduz os custos com transporte, uma vez que diversas reuniões são feitas em um único lugar; 
  • praticidade: a ferramenta é prática, inclusive, para aquelas pessoas que não têm muita familiaridade com a tecnologia. 

Você pode fazer chamadas de voz e de vídeo, por meio do aplicativo para aparelhos móveis ou computador. 

A ferramenta também permite o compartilhamento de telas e arquivos. 

Confira, a seguir, outros benefícios do Skype.

  • ligar para telefones com tarifas baixas: ligue para telefones fixos e celulares de qualquer lugar do mundo a taxas reduzidas usando o Crédito Skype. Economize ainda mais ao ligar para destinos específicos usando as Assinaturas Skype;
  • receber um número de telefone local: os Números Skype agora estão disponíveis em mais de 25 países/regiões. Pague uma tarifa fixa para chamadas recebidas ilimitadas. Atenda suas chamadas no computador, tablet ou smartphone;
  • enviar SMS do Skype: envie mensagens de texto diretamente do Skype. Descubra uma maneira rápida e simples de se conectar via SMS online (mensagens de texto) a qualquer hora e em praticamente qualquer lugar com o Skype;
  • gravar chamadas e legendas ao vivo: grave as chamadas do Skype para capturar momentos especiais, anote as decisões importantes e use legendas ao vivo para ler as palavras que são ditas;
  • segurança: mantenha suas conversas particulares confidenciais com criptografia de ponta a ponta padrão do setor.

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4- Trello 

O Trello é uma das principais ferramentas do mercado. Ele permite:

Ao contrário de outras ferramentas disponíveis no mercado, o Trello tem uma visualização customizável. Você pode organizar as atividades com clareza, definir os responsáveis por cada missão e detalhar todas as tarefas do time. 

Baseada na metodologia ágil japonesa Kanban, a ferramenta utiliza “cartões” para monitorar o fluxo dos projetos. 

O Trello também contém funcionalidades em que a sua empresa pode desenvolver um funil de vendas sem complicações.   

5- Prestus

Um dos principais desafios de um time comercial é gerenciar os telefones, especialmente quando os colaboradores estão grande parte do tempo na rua ou em contato com os consumidores. Por isso, ferramentas, como a Prestus, são essenciais para uma empresa. 

Trata-se de uma empresa líder em secretária e assistente virtual no Brasil. 

A dinâmica ocorre da seguinte forma: ao assinar o produto Número Mágico, a empresa ganha um número fixo que pode ser utilizado em:

  • seus contatos;

  • prospecções;

  • divulgações. 

Quando um cliente liga para o número, a chamada é encaminhada para o seu aparelho móvel, o que não é novidade.  

O ponto-chave da ferramenta é que, quando você não atende ou estiver em outra ligação, a chamada é encaminhada para o time da Prestus

Os colaboradores executam um atendimento baseado em um script profissional e direcionam o assunto conforme o acordado no início do contrato. 

A empresa atua 24 horas por dia. É um ótimo recurso para não perder nenhuma chamada importante. 

Veja abaixo as possibilidades oferecidas pela Prestus.

  • Atendimento Humano Telefônico e via WhatsApp das 8h às 18h (Seg à Sáb);

  • Atendimento Humano Telefônico e via WhatsApp 24h para Comercial e Suporte;

  • Atendimento Humano pró-ativo e Marketing em Tempo Real. 

6- Google Alerts 

Na lista de ferramentas de gestão de vendas, o Google Alerts não pode ser ignorado. Ele cria alertas para que você monitore quais são os sites e blogs que compartilharam informações sobre a sua marca na internet. As mensagens são encaminhadas por e-mail. 

A ferramenta não restringe o número de alertas e você pode receber uma mensagem em um único e-mail ou em várias contas diferentes. 

7- Typeform

Conhecer todas as informações sobre os seus clientes e prospects de forma recorrente é fundamental para construir uma estratégia comercial alinhada com as expectativas da audiência. 

Para ajudá-lo nesse processo, o Typeform é uma das melhores opções de formulários disponíveis, tanto na versão gratuita quanto na paga.  

O usuário pode criar formulários de acordo com as características da sua marca. Além disso, a ferramenta permite analisar resultados no dashboard ou exportar o conteúdo para o Excel. 

8- Software de chatbot

Se você tem uma página na internet, é essencial oferecer o atendimento mais ágil para o cliente em potencial. Para isso, use uma ferramenta de chat, como a desenvolvida pela Zendesk. 

O software de chatbot permite coletar informações de visitantes para que eles conversem com as pessoas certas na hora.

A inteligência artificial ajuda você a automatizar tarefas simples e cria as melhores experiências para os seus clientes. 

Os chatbots de IA capacitam seus agentes pois aliviam a carga deles para que possam se concentrar em questões mais complexas. É fácil personalizar, criar e estender a experiência do cliente com nossa solução de chatbot.

Outro ponto positivo é a possibilidade de automatizar respostas para perguntas frequentes com o software de chatbot da Zendesk. Assim, ele trabalha 24 horas por dia.

De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 98% dos clientes gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente (ex: chat), mostrando o poder desse tipo de ferramenta para os negócios. 

Por outro lado, 54% dos clientes afirmam que sua maior frustração com chats é o número de perguntas que devem responder antes de serem transferidos para um agente humano.

É aí que o atendimento ao cliente conversacional entra em cena: a capacidade de oferecer um atendimento rápido, personalizado e ininterrupto em aplicativos móveis, de redes sociais e da Web.

Em vez de chats em silos que são iniciados e encerrados sempre que um cliente entra em contato (ou troca de canal), cada interação se torna parte de uma conversa maior que vai além das interações com a empresa. O resultado é uma experiência simplificada para clientes e agentes.

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Como escolher ferramentas de gestão de vendas?

O avanço da tecnologia trouxe várias possibilidades de automação de marketing e vendas para as empresas. Por isso, é cada vez mais difícil escolher uma ferramenta para o seu negócio. 

Porém, existem alguns elementos que devem ser analisados com cuidado para tomar uma decisão assertiva. Confira!

  • Customização: cada empresa tem clientes que estão em etapas diferentes do processo comercial. Por isso, quando for escolher uma ferramenta para o seu negócio, verifique se é possível customizar várias estratégias para diferentes clientes. Caso contrário, você terá uma solução que não atende as expectativas da sua marca;
  • Suporte do sistema: um software pode apresentar problemas durante algum momento da jornada. Por isso, analise como é o atendimento da empresa: ele é feito por telefone ou por e-mail? Qual é o tempo de resposta? A empresa tem uma central de ajuda para evitar que o cliente entre em contato a todo momento, garantindo mais autonomia por parte do consumidor? Ao fazer esses questionamentos, você toma decisões mais assertivas; 
  • Mobilidade: nem sempre a equipe comercial está no escritório. Por isso, dê preferência para ferramentas que são adaptáveis para qualquer dispositivo móvel, seja desktop, celular ou tablet. 

O Zendesk Sell é um CRM que oferece todos os elementos que foram selecionados acima: customização, suporte do sistema e mobilidade. 

Agende agora mesmo uma avaliação gratuita e conheça todos os recursos da ferramenta. 

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