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Artigo 11 min read

18 principais ferramentas de vendas e gestão comercial

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Quais são as principais ferramentas de vendas para aumentar os resultados de sua empresa? 

Ter sucesso no mercado digital não é uma tarefa fácil. A gestão de vendas exige muita determinação, motivação e conhecimentos para planejar estratégias que se adaptem à constante evolução dos negócios

É por isso que vendedores profissionais utilizam as melhores tecnologias disponíveis para se destacar em meio à concorrência, com ferramentas de controle de vendas, prospecção e inteligência comercial, além de opções para aumentar a produtividade da equipe.

Por isso, criamos este artigo para ajudar você na escolha das melhores plataformas de gestão comercial. Continue a leitura e descubra:

  • o que são ferramentas de vendas;

  • 18 principais ferramentas de vendas;

  • como fazer gestão de vendas.

O que são ferramentas de vendas?

As ferramentas de vendas são plataformas digitais utilizadas pelos profissionais da área comercial para melhorar suas estratégias e ações. O conceito dessas ferramentas é bem abrangente, pois engloba diferentes tipos de tecnologias que podem ser aplicadas na gestão de vendas.

A maioria delas trabalha com o foco na automação de certas atividades que não precisam da ação humana. É importante ressaltar que a automação de vendas não tem como finalidade substituir o trabalho dos vendedores das empresas, mas sim otimizá-lo.

Alguns dos principais tipos de ferramentas de vendas são:

  • CRM de vendas (Customer Relationship Management): Zendesk Sell, Agendor e Hubspot;
  • inteligência comercial: Ramper, BuzzSumo e LinkedIn Sales Navigator;
  • produtividade e gestão de equipe: Trello, Evernote e Slack;
  • atendimento e suporte: Zendesk Service, Help Scout e Olark;
  • marketing e conteúdo: Hootsuite, SEMrush e MailChimp;
  • processos comerciais: DocuSign, Typeform e 

Confira abaixo algumas opções para todos esses tipos de abordagens em nossa lista de ferramentas de vendas.

Otimização de seu CRM de vendas para melhorar o atendimento ao cliente

18 principais ferramentas de vendas

1. Zendesk Sell

Líder no mercado e uma das principais ferramentas de vendas, o Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que tem como objetivo desenvolver um relacionamento de qualidade com seus clientes.

Um CRM é essencial como ferramenta para um vendedor ter controle da gestão comercial. Ele automatiza e organiza processos, elimina as tarefas repetitivas, facilita a condução de leads dentro do funil e oferece muita agilidade como ferramenta de vendas online.

Outra vantagem de um software CRM é a possibilidade de acompanhar resultados com relatórios completos e que otimizam o trabalho dos gestores.

Principais recursos da ferramenta de vendas Zendesk Sell:

  • pipeline de vendas personalizável;

  • integração de e-mail com monitoramento 

  • integração de calendário

  • configuração de tarefas e compromissos

  • armazenamento de documentos 

  • rastreamento e gravação de chamadas e mensagens de texto

  • painéis de vendas predefinidos

  • relatórios e painéis de vendas personalizados

  • previsão de vendas e rastreamento de metas

  • pontuação de leads e oportunidades

  • automação de tarefas

  • funções e permissões avançadas;

  • ferramenta de prospecção de leads (Reach).

Custo de um CRM de vendas: como justificar o sistema?

2. Agendor

O Agendor é um sistema de CRM de vendas B2B que funciona como uma central de gestão comercial. É uma ferramenta de controle de vendas que oferece total visibilidade das informações armazenadas sobre seus clientes.

A tecnologia de um CRM, não apenas do Agendor, mas sim como um todo, viabiliza para que suas equipes operem em alta performance em vendas, sejam mais independentes e confiantes nas decisões do processo comercial. 

3. Hubspot

Embora o destaque da Hubspot seja seu CRM de vendas, o software conta com recursos de marketing, gestão de conteúdo e operações também. Assim como no caso da Zendesk, os produtos da plataforma podem ser usados em conjunto.

Para a gestão de vendas, o CRM Sales Hub reúne todas as informações e dados em uma única plataforma que é fácil de usar por toda a equipe comercial. 

O gerenciamento do pipeline, por exemplo, disponibiliza argumentos para contornar objeções, scripts de vendas, guias de posicionamento e diversos recursos para fechar mais negócios.

4. Ramper

A inteligência comercial é essencial para a prospecção digital B2B. Sendo assim, a Ramper é uma ferramenta de vendas capaz de gerar, conectar e engajar mais leads com menos esforços por parte da equipe no primeiro contato.

Enquanto as abordagens iniciais ficam no piloto automático, é possível direcionar a energia para atividades mais estratégicas, como a nutrição dos leads, os follow-ups e o fechamento das vendas.

5. BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta que se baseia em quatro principais componentes relacionados às vendas: descoberta, pesquisa, influência e monitoramento.

Ou seja, a plataforma oferece insights para gerar ideias, criar conteúdos que estão em alta, identificar tendências no mercado e monitorar o desempenho de suas estratégias.

A análise de competidores, por exemplo, rastreia as principais métricas dos seus concorrentes para entender que tipo de conteúdo está funcionando e quais são os canais de comunicação com melhor desempenho no momento.

6. LinkedIn Sales Navigator

Sabia que o LinkedIn possui uma ferramenta de vendas própria? O LinkedIn Sales Navigator apresenta uma solução de inteligência comercial para sua gestão de vendas com o objetivo de segmentar os leads nas categorias certas, entender os principais insights e interagir de forma personalizada.

A plataforma serve como um guia para encontrar as pessoas e empresas certas com uma pesquisa que oferece os clientes em potencial mais relevantes. Além de tudo, é possível integrar os leads com seu CRM de vendas com apenas um único clique.

7. Trello

Uma das ferramentas de produtividade e gestão de equipe mais recomendadas é o Trello. Especialista no Método Kanban, o Trello ajuda as equipes a agilizar o trabalho em colaboração, gerenciar projetos e alcançar altos níveis de produtividade

É uma ferramenta de vendas com diversas funcionalidades avançadas, intuitivas e personalizáveis. Atribua tarefas para cada vendedor ou equipe, automatize processos comerciais, determine metas, prazos e muito mais.

Uma grande vantagem do Trello são suas integrações com outras ferramentas de vendas e softwares, como o Evernote e o Slack que falaremos a seguir.

8. Evernote 

Apesar de alguns recursos semelhantes ao Trello, o Evernote é um aplicativo de anotações com diferenciais que merecem destaque. Sua versatilidade permite que o Evernote seja sua central definitiva para listas de tarefas, notas, documentos, prazos, arquivos e mais. 

As possibilidades de organização para a equipe de vendas são imensas. Entre os templates que a ferramenta oferece, você pode começar usando os modelos de plano de negócios ou planejador de vendas pré-ligações, por exemplo.

9. Slack

O Slack funciona como uma ferramenta de vendas graças à possibilidade de colaboração direta e rápida entre as equipes e responsáveis pela tomada de decisões de uma empresa em tempo real.

É possível integrar o Slack ao seu CRM, definir notificações para palavras-chave e usar canais específicos para se comunicar com parceiros externos, como agências, clientes e fornecedores.

A colaboração é o ponto forte da plataforma para fechar negócios em menos tempo.

10. Zendesk Service

Além do CRM de vendas que já citamos, a Zendesk também oferece a solução Service para um atendimento ao cliente completo, garantindo um alto nível de experiência e satisfação antes, durante e após as vendas.

Um relatório da própria Zendesk, Tendências da Experiência do Consumidor 2022, mostrou que o suporte de qualidade pode impulsionar as vendas: 90% dos entrevistados gastam mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem.

A Zendesk Service possui recursos, como:

  • sistema integrado de abertura de tickets;

  • chat em tempo real;

  • central de ajuda;

  • base de conhecimento;

  • chatbots para vendas;
  • e muito mais.

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11. Help Scout

Outra solução de atendimento ao cliente que funciona como ferramenta de vendas é a Help Scout. É possível integrá-la a um CRM de vendas e potencializar ainda mais a gestão comercial de sua empresa.

Não importa o canal que o seu cliente entrar em contato, seja por e-mail, chat ou redes sociais, a sua equipe estará pronta com recursos avançados para colaboração, organização e automação do atendimento.

12. Olark

O Olark também é um sistema de atendimento ao cliente e faz um excelente trabalho em unir os esforços das equipes de vendas, suporte e marketing. Para aumentar as vendas, o seu principal recurso é o chat ao vivo para implementar em seus websites.

Com o Olark, você pode enviar mensagens automaticamente para os visitantes que se enquadram em determinados critérios, convidando os usuários a interagir com o chat enquanto consideram uma compra.

13. Hootsuite

Gerenciar redes sociais com a Hootsuite é um dos melhores caminhos para empresas que desejam atender clientes e vender pelas plataformas. Um estudo divulgado pela Cupom Válido, com dados da Hootsuite e WeAreSocial, revelou que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais.

Logo, uma ferramenta como a Hootsuite pode ajudar muito na hora de vender pelas redes sociais. Com os recursos da plataforma, você pode publicar, divulgar e agendar conteúdo, engajar-se com seus clientes, monitorar as tendências e analisar todos os resultados.

14. SEMrush

A SEMrush é uma ferramenta de marketing de conteúdo, que por sua vez ajuda na gestão de vendas graças a seus inúmeros recursos, como: pesquisa de palavras-chave para SEO, análise de mercado e monitoramento do desempenho das redes sociais.

O SEO (Search Engine Optimization) e o próprio marketing de conteúdo são fundamentais para alavancar as vendas do seu negócio, uma vez que as vendas inbound geram leads orgânicos para a equipe comercial.

15. MailChimp

Não podemos deixar de falar em ferramentas de vendas sem falar de e-mail marketing. Apesar de ter diversos outros recursos, o MailChimp tem como grande força a automação e otimização do e-mails marketing.

O MailChimp oferece templates de e-mails, modelos de página de destino, um criador da jornada do cliente, testes A/B para suas mensagens e a possibilidade de personalizar tudo de acordo com sua marca.

16. DocuSign

Precisa assinar um documento online para fechar uma venda? Então, a DocuSign é a ferramenta ideal para assinatura eletrônica que ajuda as equipes de vendas com mais de uma dúzia de produtos e mais de 350 integrações, incluindo CRM de vendas.

Gere contratos otimizados automaticamente de forma rápida e prontos para serem assinados com apenas alguns cliques. A DocuSign também oferece uma gestão simplificada de todos os seus contratos para encontrá-los com facilidade em um só lugar.

17. Typeform 

Para uma gestão de vendas eficiente, é preciso conhecer os seus consumidores. Portanto, o Typeform é uma opção que não pode ficar de fora dessa lista de ferramentas.

A plataforma permite criar formulários, pesquisas e questionários que as pessoas gostam de responder. Assim, você conhece melhor as necessidades e desejos dos seus clientes que vão ajudar nas estratégias de vendas.

18. Proposify

Para finalizar essa lista de ferramentas de vendas com chave de ouro, apresentamos a Proposify. A plataforma ajuda você a criar um processo de fechamento de vendas padronizado e escalável.

Crie propostas profissionais, acordos e contratos para vendas mais tranquilas com vários templates já disponíveis na biblioteca da ferramenta. Todos os modelos são 100% personalizáveis, facilitando a apresentação de sua marca exclusiva e o design do negócio.

Como fazer gestão de vendas?

O mercado apresenta uma série de ferramentas para fazer a gestão de vendas, mas um CRM é um dos elementos mais importantes para manter todos os processos integrados e rumo ao mesmo objetivo.

Além da tecnologia, lembre-se que a gestão de pessoas e equipes é outro fator predominante. Afinal, são os vendedores que vão lidar com os clientes e implementar as técnicas e estratégias que planejar.

Em suma, siga essas dicas simples e práticas para caprichar na gestão de vendas:

  • saiba gerir bem as pessoas;

  • entenda as necessidades de sua equipe de vendas;

  • conheça as dores e desejos do seu cliente;

  • desafie e capacite o time de vendas;

  • reúna o máximo de informações sobre o cliente;

  • aproveite os benefícios das ferramentas de vendas;

  • defina objetivos e acompanhe as métricas de vendas;

  • avalie o desempenho dos profissionais e dê feedback;

  • recompense a sua força de vendas pelos resultados.

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