Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

O que é roadmap de projetos? Como melhorar os resultados?

Por Zendesk

Última atualização em 15 fevereiro 2024

Roadmap, roteiro, bússola e mapa. Todas essas palavras podem te ajudar a definir o que é roadmap de projetos e como ele deve ser usado na empresa. 

Dentro da gestão de projetos, o roadmap pode ser entendido como um documento que reúne um conjunto de tarefas que devem ser realizadas para a conclusão de um projeto. 

Essas atividades devem ser ordenadas cronologicamente, com data de entrega e com responsáveis definidos.

Planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é desenvolvimento de projetos. 

Uma pesquisa do PMI – Project Management Institute mostrou que organizações que não valorizam uma boa gestão de projetos têm um índice de falha de projetos 67% maior que empresas que usam a gestão de projetos adequadamente.

Por isso, 69% dos profissionais que atuam na área de projetos afirmam (nessa pesquisa), que as lideranças de suas empresas passaram a valorizar competências e metodologias de gerenciamento de projetos na tentativa de reagir aos números do parágrafo anterior. 

Nesse sentido, existe uma ferramenta que pode ser muito útil na gestão: o roadmap de projetos. 

Da concepção de uma ideia até sua efetiva concretização há uma longa estrada a ser percorrida. E, para que se consiga chegar ao destino desejado, o mapa, ou roadmap, te guiará por todo o caminho, norteando as ações de todos os envolvidos nessa viagem.

Isso garante que o projeto irá andar para frente, com cada uma de suas etapas sendo executadas. 

Metáforas e linguagem figurativa à parte, a utilização do que é roadmap de projeto pode te ajudar a organizar melhor as etapas do seu projeto, facilitando o alcance de metas e objetivos.

Neste artigo, você vai descobrir o que significa e qual a importância do roadmap. Continue a leitura e confira também um passo a passo de como fazer um roadmap de produto ou projeto na sua empresa!

Resumo
  • O roadmap de projetos é uma espécie de mapa que aponta os caminhos rumo à concretização do projeto empresarial. Aqui, a proposta é organizar cada fase, com datas, responsáveis e o que deve ser feito para atingir o objetivo.

  • Os passos para fazer um bom roadmap de projetos envolvem: estabeleça uma linha do tempo, defina as fases, monte as equipes que farão parte da iniciativa, delegue as tarefas e, por fim, revise o mapa, com olhar crítico.

  • Junto com o roadmap, é importante usar ferramentas para acompanhar a efetividade dos projetos, inclusive obtendo o feedback dos usuários. Por exemplo, as centrais de atendimento e help desk podem trazer bons insights.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é um roadmap de projetos?

Roadmap de projetos é um tipo de mapa que vai apontar os caminhos rumo à concretização de um projeto dentro da empresa. Ele também ajuda a organizar cada etapa que deve ser realizada, definindo data e responsável. 

Você tem uma ideia na sua cabeça sobre algum projeto para a sua empresa, mas ainda não sabe como transformá-la em algo concreto? Saiba que um roadmap pode te ajudar nessa questão.

Essa poderosa ferramenta serve para orientar os envolvidos de maneira visual e descritiva, contendo informações como:

  • “onde estamos”, 
  • “para onde estamos indo”,
  • “onde pretendemos chegar”.

O roadmap de um projeto também mostra:

  • as funções de cada colaborador, 
  • os prazos para conclusão de cada etapa,
  • os resultados a serem entregues no final de cada fase do projeto.

Com o roadmap, é possível acompanhar o quanto o projeto já evoluiu e quanto ainda falta para que ele seja concluído de maneira satisfatória.

Entender o que é roadmap de projetos passa pela compreensão de que a ferramenta funciona como um roteiro que organiza estrategicamente as ações do projeto e alinha as diferentes visões.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

É claro que o roadmap é uma das metodologias de gestão de projetos, que pode ser realizada de diversas outras formas. Quais? Você encontra detalhes no artigo, “7 técnicas de gerenciamento de projetos: qual e como aplicar?”. Quer um spoiler? Entre essas sete metodologias de gestão de projetos estão: 

  1. PMBOK;
  2. Scrum;
  3. Extreme Programming;
  4. Kanban; 
  5. entre outras.

Leia também: 10 melhores livros de gestão de projetos

Qual a diferença entre roadmap e cronograma? 

Além de entender o que é roadmap de projetos, uma das formas de compreender o conceito a fundo é determinar a diferença entre ele e o cronograma.

Embora muitos tratem os termos como sinônimos, há diferenças essenciais sobre eles, e abordaremos cada uma a seguir.

De forma geral, podemos dizer que o cronograma é uma ferramenta focada em prazos de entrega. Seu objetivo é facilitar o cumprimento de um calendário de atividades.

Já o roadmap, conforme apontado anteriormente, tem um uso mais amplo. Ele é uma espécie de guia para o projeto como um todo. Funciona como um mapa, e, além das datas de entrega, registra informações-chave relacionadas à jornada percorrida.

Em resumo, aqui estão as principais características que diferem o roadmap do cronograma: 

Cronograma

  • Foco em estabelecer datas para o cumprimento de etapas;
  • não tem foco em investigação e diagnóstico de problemas;
  • seu gerenciamento ocorre no nível tático, e não no estratégico;
  • trabalha com datas fixas e pouco maleáveis. 

Roadmap

  • Seu foco é desenhar um mapa do andamento de um projeto;
  • pode ser dividido em fases, pontos de destaque ou datas;
  • tem flexibilidade de ajuste nas datas, conforme o projeto caminha;
  • ajuda a compreender cenários em um nível estratégico;
  • pode ser mensurado por métricas e KPIs.

Por fim, além de compreender o que é roadmap de projetos e como ele se diferencia do cronograma, é importante pontuar a relevância de ambas as alternativas enquanto ferramentas de gestão. 

Embora o roadmap seja mais completo em nível estratégico, o cronograma é uma excelente alternativa para direcionar e manter o time alinhado com as expectativas da empresa. 

Sendo assim, as ferramentas devem ser usadas de maneira complementar ao longo da condução de um projeto.

Qual a importância de um roadmap para a gestão de projetos?

A gestão de um projeto é favorecida com o uso de um roadmap. Estamos alinhados quanto a isso. De fato, essa ferramenta possui um valor estratégico, pois atua como uma bússola que norteia todos os colaboradores que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Por meio do roadmap, fica mais fácil visualizar:

  • as variáveis que rondam o projeto, 
  • as responsabilidades de cada um,
  • as metas que ainda precisam ser alcançadas.

Além disso, essa ferramenta facilita também a comunicação assertiva entre a equipe e o fluxo de trabalho que deve ser executado tornando a equipe mais produtiva e permitindo que as etapas dos projetos avancem em direção a conclusão. 

Enfim, o roadmap de projetos fornece informações relevantes sobre a evolução do projeto de maneira clara e objetiva, o que favorece o estabelecimento de prioridades e a produtividade dos profissionais.

Exemplos de roadmap com modelo em Excel

A seguir, selecionamos alguns exemplos de roadmap de projetos, criados em diferentes ferramentas, inclusive em Excel. Note que o foco é a criação de uma linha do tempo que deixa claro o que deve ser feito, quando e por quem.

Modelo de roadmap em planilha de Excel:

Roadmap em Excel
Fonte: Blog do Luz

Outros exemplos de roadmap: quando a ferramenta pode ser usada? 

Neste artigo, focamos no roadmap como ferramenta para desenvolver um mapeamento de projeto. Entretanto, ela é bastante versátil, e serve como apoio para conduzir e estruturar marcos na jornada de iniciativas em diferentes campos. 

A seguir, mostramos mais alguns exemplos de roadmap como alternativa para documentar e mapear jornadas.

1. Roadmap de produto

Tão popular quanto o roadmap de projeto, o roadmap de produto tem, como objetivo, mapear as ações e marcos de uma trilha de desenvolvimento de novos produtos (ou serviços) pelo time de uma empresa.

Para entender como fazer um roadmap de produto, é preciso ampliar o olhar: o processo envolve múltiplos setores, e começa com uma reunião geral entre:

  • desenvolvedores (TI)
  • gerentes de produto;
  • designers de produto;
  • força de vendas;
  • marketing;
  • pós-venda;
  • especialistas em UX (user experience);
  • clientes (que podem ser consultados com o objetivo de manter as entregas compatíveis com as demandas);
  • etc. 

Com a participação de membros de todas essas equipes, é preciso detalhar tudo o que é necessário para a viabilização de um protótipo (conhecido como MVP, ou Produto Mínimo Viável), que passará por testes e ajustes até a versão final. 

Cada etapa desse processo deve ser documentada no roadmap, bem como os resultados obtidos e as dificuldades observadas. 

2. Roadmap de estratégia

Também é possível usar o roadmap como apoio na organização de estratégias da empresa, incluindo o Planejamento Estratégico, documento importante e norteador de todos os setores.  

Aqui, o roadmap deve conter um diagnóstico da empresa no momento de elaboração do documento. Além disso, deve trazer: 

  • análises de mercado;
  • objetivos e metas;
  • descritivo da estratégia e das fases de aplicação do projeto;
  • equipes responsáveis por cada fase;
  • indicadores e métricas de avaliação de performance;
  • prazos e cronograma. 

É importante destacar que um roadmap de planejamento estratégico empresarial pode se tornar um documento extenso e repleto de detalhes. Isso porque deve abarcar os objetivos-chave de todos os setores do negócio. 

Uma alternativa interessante para quem deseja experimentar a ferramenta, mas quer simplificá-la é segmentar os roadmaps por setores e agendar reuniões periódicas (mensais ou bimestrais) com os líderes das equipes para conferir o andamento de cada linha do tempo. 

3. Roadmap de implementação de tecnologia

Vai implementar uma nova tecnologia na rotina da empresa? Um roadmap pode te ajudar a parametrizar o processo e acompanhar todas as fases de maneira clara e concisa. 

Nesse caso, é preciso seguir as etapas mostradas anteriormente, porém, mantendo o foco no processo de incorporação da nova ferramenta (que pode ser desde um complexo sistema até um software de apoio na gestão do relacionamento do cliente ou um chatbot de inteligência artificial).

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

4. Roadmap de desenvolvimento pessoal

Por fim, a ferramenta é útil também para profissionais que desejam elaborar planos de crescimento em suas carreiras. 

Aqui, o profissional deve considerar seu estado atual (cargo ocupado, média salarial, nível de conhecimento técnico etc), e projetar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos de objetivos para o roadmap de desenvolvimento pessoal são: 

  • novo cargo;
  • mudança de área;
  • atingimento do nível sênior; 
  • novo emprego; 
  • aquisição de conhecimentos sobre uma tendência;
  • etc. 

Em paralelo, deve contemplar os esforços relacionados a cada conquista (cursos de aperfeiçoamento, novas formações, mudanças e aplicações em novas vagas etc).

Passo a passo: como fazer um roadmap de projetos?

Agora que você já sabe o que é roadmap de projetos, é hora de conferir os passos básicos de como fazer um roadmap.

Como você deve imaginar, a organização de um roadmap de projetos é tão – ou mais – importante do que a compreensão em relação ao seu conceito. 

Para ter um excelente resultado final é fundamental criar um bom projeto, que depende de um bom mapa. A seguir, organizamos um passo a passo de como fazer um roadmap eficiente.Vale a pena conferir!

Passo 0 – Entenda para onde você está indo

Antes de criar um mapa com o caminho que você precisa percorrer é necessário saber para onde está indo. Por isso esse é o passo zero do processo de como fazer um roadmap. 

Depois de definir o objetivo do seu projeto, ou seja, o que você quer ter construído ao final da caminhada, comece a estabelecer quais etapas você vai precisar vencer ou qual caminho você vai precisar passar para chegar ao resultado final. 

Monte um passo a passo com todas as etapas que serão necessárias para “chegar lá”!

Nessa fase, é especialmente importante estar atento em relação a priorização de projetos. Isso porque, em muitos casos, falar sim para um projeto é dizer não para muitos outros. 

Lembre-se que não dá para abraçar o mundo e é preciso ser realista sobre a capacidade da sua equipe de executar projetos – e etapas – simultâneas.

Entenda o que é mais importante para a sua empresa no momento e priorize esse projetos, garantindo um trabalho que trará bons resultados. 

Passo 1 – Estabeleça uma linha do tempo

Depois de definido qual é o resultado final esperado – ou o que você deseja criar – é hora de seguir para a criação de um roadmap de projetos que consiste em desenhar uma linha do tempo. 

Estabeleça um prazo razoável para a execução de todas as etapas do seu projeto, levando sempre em consideração o nível de complexidade e a influência de fatores internos e externos.

Passo 2 – Defina as fases do seu projeto

Todo projeto deve ser dividido em fases, as quais deverão progredir de modo a te deixar mais próximo de seus objetivos. 

Coloque no papel os pontos em que cada fase deverá ser iniciada e finalizada e os critérios que deverão ser observados para que seja possível avançar à fase seguinte.

Passo 3 – Monte as equipes que vão atuar no projeto

Nesta etapa do roadmap, você deverá escolher os colaboradores que vão participar do seu projeto. Atente-se às competências necessárias para a execução do projeto e monte equipes com profissionais devidamente capacitados.

Passo 4 – Delegue tarefas

Seja coerente na hora de delegar as tarefas para execução do projeto. Considere as habilidades de cada colaborador e hierarquize as ações.

Passo 5 – Revise o roadmap

Por fim, faça revisões periódicas à medida em que o projeto for evoluindo. Assim, você poderá fazer os ajustes estratégicos necessários para garantir o alcance dos resultados pretendidos.

Para te ajudar nessa etapa você e sua equipe vão precisar de ferramentas de gerenciamento de projetos, existem muitas, para diferentes tipos de objetos e diferentes áreas. Entre elas estão: 

  • Asana
  • Basecamp
  • Runrun.it
  • Operand
  • Wrike

E aí? Ficou claro o que é roadmap de projetos?

Faça uso dessa importante ferramenta e obtenha sucesso em seus futuros projetos.

Leia também: Organização e planejamento de vendas: crie um plano eficaz em 5 passos + 7 boas práticas para obter resultados melhores!

Ferramentas para acompanhar a efetividade dos projetos

Se você está desenvolvendo um produto e usando um roadmap para isso, é muito importante colher o feedback dos usuários, conforme algumas funcionalidades são entregues. Centrais de atendimento e help desk podem fornecer informações valiosas, e a Zendesk tem diversas soluções nesse sentido. 

O software de suporte ao cliente da Zendesk é um sistema fácil de usar que ajuda sua empresa a oferecer uma experiência mais completa aos consumidores da sua marca. O sistema contribui para um atendimento mais ágil, assertivo e personalizado, gerando uma melhor experiência e uma maior satisfação aos clientes. Entre os resultados esperados estão: 

  • tickets médios mais elevados, 
  • menores custos de aquisição e muito mais. 

Para que você e sua empresa consigam atingir todos esses objetivos, com uma única ferramenta, a Zendesk reuniu poderosos recursos dentro de uma mesma plataforma, entre eles:

  • soluções omnichannel com capacidade de integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • interface unificada para atendente gerenciar todas as demandas, dos variados canais de atendimento, a partir de um mesmo local, facilitando o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • automação e chatbots com IA para obter o contexto necessário dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Gostou? Então que tal fazer uma avaliação grátis do software de atendimento ao cliente, que possibilita monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente para sua equipe poder fazer muito mais, em menos tempo? 

Entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento ágil.

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.