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O que é roadmap de projetos: como essa ferramenta pode te ajudar a alcançar melhores resultados nos projetos da sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 14 dezembro 2020
Última atualização em 29 setembro 2021

Roadmap, roteiro, bússola e mapa, todas essas palavras podem te ajudar a definir o que é roadmap de projetos e como ele deve ser usado dentro da sua empresa, pela sua equipe. 

Dentro da gestão de projetos, roadmap pode ser entendido como um documento que reúne um conjunto de tarefas que devem ser realizadas para a conclusão de um projeto. 

Essas atividades devem ser ordenadas cronologicamente, com data para que sejam entregues e com responsáveis definidos.

Planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é desenvolvimento de projetos. 

Uma pesquisa recente do PMI - Project Management Institute, mostrou que organizações que não valorizam uma boa gestão de projetos têm um índice de falha de projetos 67% maior que empresas que usam a gestão de projetos adequadamente.

Por isso, 69% dos profissionais que atuam na área de projetos afirmam (nessa mesma pesquisa), que as lideranças de suas empresas passaram a valorizar competências e metodologias de gerenciamento de projetos, em uma tentativa de reagir aos números do parágrafo anterior. 

Nesse sentido, existe uma ferramenta que pode ser muito útil na gestão de projetos: o roadmap de projetos. 

Da concepção de uma ideia até sua efetiva concretização há uma longa estrada a ser percorrida. E para que se consiga chegar ao destino desejado, o mapa, ou roadmap, te guiará por todo o caminho, norteando as ações de todos os envolvidos nessa viagem.

Isso garante que o projeto irá andar para frente, com cada uma de suas etapas sendo executadas. 

Metáforas e linguagem figurativa à parte, a utilização do que é roadmap de projeto pode te ajudar a organizar melhor as etapas do seu projeto, facilitando o alcance de suas metas e objetivos.

Neste artigo, você vai descobrir o que significa e qual a importância do roadmap. Continue a leitura e confira também um passo a passo de como fazer um roadmap de produto ou projeto na sua empresa:

  1. Estabeleça uma linha do tempo;
  2. Defina as fases do seu projeto;
  3. Monte as equipes que vão atuar no projeto;
  4. Delegue tarefas;
  5. Revise o roadmap.

Leia também: Gestão de projetos de TI: entenda o que é, suas etapas + dicas de como fazer um gerenciamento eficaz 

O que é roadmap de projetos?

Como apresentamos brevemente acima, o conceito por trás do que é roadmap de projetos está a ideia de um tipo de mapa que vai apontar os caminhos rumo à concretização de um projeto dentro da empresa. 

O roadmap também ajuda a organizar cada etapa que deve ser realizada, definindo data e responsável. 

Você tem uma ideia na sua cabeça sobre algum projeto para a sua empresa mas ainda não sabe como transformá-la em algo concreto? Saiba que um roadmap pode te ajudar nessa questão.

Essa poderosa ferramenta serve para orientar os envolvidos de maneira visual e descritiva, contendo informações como:

  • “onde estamos”, 
  • “para onde estamos indo”,
  • “onde pretendemos chegar”.

O roadmap de um projeto também mostra:

  • as funções de cada colaborador, 
  • os prazos para conclusão de cada etapa,
  • os resultados a serem entregues no final de cada fase do projeto.

Com o roadmap, é possível acompanhar o quanto o projeto já evoluiu e quanto ainda falta para que ele seja concluído de maneira satisfatória.

Entender o que é roadmap de projetos passa pela compreensão de que a ferramenta funciona como um roteiro que organiza estrategicamente as ações do projeto e alinha as  diferentes visões.

É claro que o roadmap é uma das metodologias de gestão de projetos, que pode ser realizada de diversas outras formas. Quais? Você encontra detalhes no artigo, “7 técnicas de gerenciamento de projetos: qual e como aplicar?”. Quer um spoiler? Entre essas sete metodologias de gestão de projetos estão: 

  1. PMBOK
  2. Scrum
  3. Extreme Programming
  4. Kanban, entre outras.

Leia também: 10 melhores livros de gestão de projetos

Qual a importância de um roadmap para a gestão de projetos?

A gestão de um projeto é favorecida com o uso de um roadmap. Estamos alinhados quanto a isso. De fato, essa ferramenta possui um valor estratégico, pois atua como uma bússola que norteia todos os colaboradores que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Por meio do roadmap, fica mais fácil visualizar:

  • as variáveis que rondam o projeto, 
  • as responsabilidades de cada um,
  • as metas que ainda precisam ser alcançadas.

Além disso, essa ferramenta facilita também a comunicação assertiva entre a equipe e o fluxo de trabalho que deve ser executado tornando a equipe mais produtiva e permitindo que as etapas dos projetos avancem em direção a conclusão. 

Enfim, o roadmap de projetos fornece informações relevantes sobre a evolução do projeto de maneira clara e objetiva, o que favorece o estabelecimento de prioridades e a produtividade dos profissionais.

Exemplos de roadmap

A seguir, selecionamos alguns exemplos de roadmap de projetos, criados em diferentes ferramentas, inclusive em Excel. Note que o foco é a criação de uma linha do tempo que deixa claro o que deve ser feito, quando e por quem.

Roadmap em Excel:

Roadmap em Excel

Fonte: Blog do Luz

Passo a passo: como fazer um roadmap de projetos?

Agora que você já sabe o que é roadmap de projetos, é hora de conferir os passos básicos de como fazer um roadmap.

Como você deve imaginar, a organização de um roadmap de projetos é tão - ou mais - importante do que a compreensão em relação ao seu conceito. 

Para ter um excelente resultado final é fundamental criar um bom projeto, que depende de um bom mapa. A seguir, organizamos um passo a passo de como fazer um roadmap eficiente.Vale a pena conferir!

Passo 0 - Entenda para onde você está indo

Antes de criar um mapa com o caminho que você precisa percorrer é necessário saber para onde está indo. Por isso esse é o passo zero do processo de como fazer um roadmap. 

Depois de definir o objetivo do seu projeto, ou seja, o que você quer ter construído ao final da caminhada, comece a estabelecer quais etapas você vai precisar vencer ou qual caminho você vai precisar passar para chegar ao resultado final. 

Monte um passo a passo com todas as etapas que serão necessárias para “chegar lá”!

Nessa fase, é especialmente importante estar atento em relação a priorização de projetos. Isso porque, em muitos casos, falar sim para um projeto é dizer não para muitos outros. 

Lembre-se que não dá para abraçar o mundo e é preciso ser realista sobre a capacidade da sua equipe de executar projetos - e etapas - simultâneas.

Entenda o que é mais importante para a sua empresa no momento e priorize esse projetos, garantindo um trabalho que trará bons resultados. 

Passo 1 - Estabeleça uma linha do tempo

Depois de definido qual é o resultado final esperado - ou o que você deseja criar - é hora de seguir para a criação de um roadmap de projetos que consiste em desenhar uma linha do tempo. 

Estabeleça um prazo razoável para a execução de todas as etapas do seu projeto, levando sempre em consideração o nível de complexidade e a influência de fatores internos e externos.

Passo 2 - Defina as fases do seu projeto

Todo projeto deve ser dividido em fases, as quais deverão progredir de modo a te deixar mais próximo de seus objetivos. 

Coloque no papel os pontos em que cada fase deverá ser iniciada e finalizada e os critérios que deverão ser observados para que seja possível avançar à fase seguinte.

Passo 3 - Monte as equipes que vão atuar no projeto

Nesta etapa do roadmap, você deverá escolher os colaboradores que vão participar do seu projeto. Atente-se às competências necessárias para a execução do projeto e monte equipes com profissionais devidamente capacitados.

Passo 4 - Delegue tarefas

Seja coerente na hora de delegar as tarefas para execução do projeto. Considere as habilidades de cada colaborador e hierarquize as ações.

Passo 5 - Revise o roadmap

Por fim, faça revisões periódicas à medida em que o projeto for evoluindo. Assim, você poderá fazer os ajustes estratégicos necessários para garantir o alcance dos resultados pretendidos.

Para te ajudar nessa etapa você e sua equipe vão precisar de ferramentas de gerenciamento de projetos, existem muitas, para diferentes tipos de objetos e diferentes áreas. Entre elas estão: 

  • Asana
  • Basecamp
  • Runrun.it
  • Operand
  • Wrike, etc.

E aí? Ficou claro o que é roadmap de projetos?

Faça uso dessa importante ferramenta e obtenha sucesso em seus futuros projetos.

Leia também: Organização e planejamento de vendas: crie um plano eficaz em 5 passos + 7 boas práticas para obter resultados melhores!

Ferramentas para acompanhar a efetividade dos projetos

Se você está desenvolvendo um produto e usando um roadmap para isso, é muito importante colher o feedback dos usuários, conforme algumas funcionalidades são entregues. Centrais de atendimento e help desk podem fornecer informações valiosas, e a Zendesk tem diversas soluções nesse sentido. 

O software de suporte ao cliente da Zendesk é um sistema fácil de usar que ajuda sua empresa a oferecer uma experiência mais completa aos consumidores da sua marca. O sistema contribui para um atendimento mais ágil, assertivo e personalizado, gerando uma melhor experiência e uma maior satisfação aos clientes. Entre os resultados esperados estão: 

  • tickets médios mais elevados, 
  • menores custos de aquisição e muito mais. 

Para que você e sua empresa consigam atingir todos esses objetivos, com uma única ferramenta, a Zendesk reuniu poderosos recursos dentro de uma mesma plataforma, entre eles:

  • soluções omnichannel com capacidade de integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • interface unificada para atendente gerenciar todas as demandas, dos variados canais de atendimento, a partir de um mesmo local, facilitando o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • automação e chatbots com IA para obter o contexto necessário dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

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Software para atendimento ao cliente

O Zendesk Support é um software de atendimento ao cliente para monitorar e resolver tickets de suporte com mais eficiência e rapidez.