Artigo

O que é RPA robotic process automation: explicação detalhada

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 13 Outubro 2020
Última atualização em 13 Outubro 2020

A verdade é uma só: a transformação digital já faz parte da realidade e tem causado profundas revoluções no cenário corporativo. Logo, se você deseja que seu negócio compita de igual para o igual, é preciso entender alguns conceitos para conseguir aplicá-los. Entre eles, está assimilar o que é RPA robotic process automation.

Não se assuste com a sopa de letrinhas nem com a palavra robô no meio! Afinal, esse conceito é mais fácil do que imagina e já representa uma força descomunal no ambiente empresarial, basta observarmos as estatísticas:

  • Segundo a Forrester, essa indústria crescerá dos 250 milhões de dólares em 2016 para quase 3 bilhões de dólares em 2021;
  • Uma pesquisa da Deloitte  mostrou que de todas as empresas entrevistadas, quase 80% planejam investir nessa tecnologia nos próximos 3 anos. Sendo assim, a tendência é de que a RPA alcance uma adoção quase universal em apenas 5 anos;
  • Um levantamento feito pelo Grupo Everest  revelou que as companhias que aplicam essa tecnologia têm ROIs 4 vezes maiores que as que não utilizam;
  • O Institute for Robotic Process Automation relatou que o custo com a automação RPA é bem inferior ao despendido com funcionários humanos em tempo integral. 

Diante desses dados, é possível concluir que essa indústria só tende a crescer, não é mesmo?

Porém, você ainda deve estar se perguntando: mas o que é RPA robotic process automation, afinal de contas! Calma, a seguir, você descobrirá o que o conceito significa, assim como conhecerá exemplos de RPA no mundo dos negócios e seus benefícios. 

O que é RPA robotic process automation? Entenda o significado!

RPA, também conhecida como RPA automação, é uma aplicabilidade tecnológica que utiliza um software de inteligência artificial (mais popularmente conhecido como robô) para realizar processos. 

Para compreender melhor o que é RPA robotic process automation preste atenção nas palavras de  Leslie Willcocks, PhD e professora de tecnologia

“RPA é um tipo de software que imita a atividade de um ser humano na realização de uma tarefa. Ele realiza atividades em alta velocidade, de forma repetida, e libera o agente humano para outras demandas que exigem características além da máquina, como inteligência emocional, raciocínio, julgamento e interação com o cliente. ”

Exemplos de automação nas empresas

É interessante observar que a RPA já tomou conta de grande parte dos processos do mundo atual. Confira alguns exemplos de automação já bastante comuns nos dias de hoje. 

Quais são os benefícios da automação robótica de processos?

A automatização de processos apresenta benéficos bem relevantes. Conheça os principais deles.

1. Potencializa a produtividade de sua equipe

Pelo fato da automação RPA realizar tarefas repetitivas, essa tecnologia libera seu time para efetuar atividades de maior valor e geração de receita. 

2. Reduz custos 

É claro que uma solução de RPA demanda um investimento inicial, como compra e instalação e outros valores relacionados à manutenção. Porém, como o sistema consegue realizar tarefas sem erros e de forma incansável, afinal, se trata de um robô, há economia, uma vez que você não precisará nem treinar agentes humanos para efetuar essas tarefas nem contratar mais funcionários. 

3. Diminui os erros 

O ser humano é falível e também se cansa, certo? Logo, ele acaba cometendo erros ao realizar suas demandas do dia a dia. Nesse sentido, a automação RPA se difere, uma vez que o sistema está programado para não cometer falhas durante seus processos. 

4. Melhora a satisfação de funcionários

Ninguém quer passar o dia todo realizando uma tarefa repetitiva e burocrática, não é mesmo? Sendo assim, quando um sistema se torna o “ responsável” por isso, os colaboradores se sentem mais valorizados, como mostrou estudo da BCB

Isso sem falar que a partir do momento que acontece a automação RPA, sua equipe pode se dedicar a tarefas mais desafiadoras e interessantes, outro ponto importante para aumentar o grau de satisfação de seu time. 

5. Promove a segurança

Infelizmente, há muitos hackers em busca de alguma vulnerabilidade para invadir um sistema. Nesse contexto, contar com um sistema RPA também traz vantagens, uma vez que ele registra todas as atividades de forma automática, logo, também cataloga qualquer tentativa maliciosa e perigosa de invasão. 

6. Aperfeiçoa a experiência do cliente 

Um software que realiza a automação no atendimento, por exemplo, consegue aprimorar a experiência do cliente pelo fato de que está programado para resolver algumas questões de maneira automatizada. Ou seja, instantânea. 

Considerando que o consumidor moderno não tem tempo a perder e que quer soluções rápidas para suas demandas, como apontou relatório de tendências da experiência do cliente da Zendesk, é possível compreender a relevância de um sistema desses no processo de atendimento, não?

Neste texto, você entendeu o que é RPA robotic process automation, ficou a par de números e dados importantes sobre o tema, conheceu exemplos de RPA no cenário corporativo e descobriu as vantagens de contar com um “robozinho”, certo?

Se você está com um volume alto de demandas no dia a dia do atendimento ao cliente e quer garantir uma boa experiência para seus consumidores, contar com um sistema automatizado pode ser uma boa ideia. 

Para tanto, existe o Zendesk Support, um software de atendimento ao cliente que possibilita que sua empresa monitore, priorize e resolva os tickets de suporte ao cliente de modo automatizado. 

O Zendesk Support coloca as interações de seus consumidores em um só lugar. Sendo assim, otimiza a comunicação entre agentes e clientes, deixando os dois públicos mais felizes e satisfeitos. 

Ficou interessado? Então, por que não fazer uma avaliação gratuita do Zendesk Support agora mesmo?

Software para atendimento ao cliente

O Zendesk Support é um software de atendimento ao cliente para monitorar e resolver tickets de suporte com mais eficiência e rapidez.