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Artigo 11 min read

Como alavancar vendas no varejo? 12 ações para aplicar agora

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Como alavancar vendas no varejo? Talvez você já esteja pensando em respostas como “investir mais em marketing”. Sem dúvida, fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e seus produtos é uma forma de vender mais, entretanto, não é a única. 

Uma empresa de varejo online ou físico precisa criar ações de atração, conversão, fidelização e relacionamento, caso queira crescer de forma escalável e sustentável. 

Um bom conjunto de ações para aumentar as vendas no varejo contribui para que você controle o custo de aquisição de clientes (CAC), aumente o retorno sobre investimento (ROI) e aumente o faturamento. 

Ficou curioso? Então continue lendo e conheça as principais ideias de ação de vendas. 

Como alavancar vendas no varejo: 12 ações para aumentar seus resultados

A seguir, organizamos uma lista com as principais ações para alavancar as vendas no varejo físico e online: 

  1. Ofereça um atendimento espetacular
  2. Invista em marketing
  3. Aproveite os benefícios do varejo omnichannel
  4. Ofereça diferentes formas de pagamento
  5. Otimize o layout de sua loja em função do tráfego de clientes
  6. Crie vitrines de recomendação
  7. Facilite a busca do cliente
  8. Observe o mapa de calor
  9. Crie kits de produto para aumentar o ticket médio
  10. Invista em ações upsell e cross sell
  11. Use o e-mail marketing para reativar compradores
  12. Faça pós-venda

Continue lendo para compreender como colocar em prática todas essas ações para aumentar as vendas no varejo.

1. Ofereça um atendimento espetacular

Vamos começar as dicas sobre como alavancar vendas no varejo com uma das áreas mais importantes do varejo: o atendimento ao cliente

O Relatório da Zendesk sobre as Tendências do Consumidor de 2022 indicou que 81% dos consumidores dizem que tomam decisões de compra com base na qualidade do atendimento ao cliente.

Além disso, 92% afirmam que uma experiência positiva de atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de fazerem outra compra.

Complementando essas informações, um estudo realizado pela Bain & Company, indica que clientes fidelizados gastam, em média, 67% mais do que os novos clientes.

Esses dados nos mostram que o investimento no atendimento é indispensável para iniciar uma cadeia de resultados positivos que inclui:

  • satisfação do cliente, 
  • aumento da fidelização,
  • maior faturamento. 

O atendimento ao cliente deve ser considerado uma das ações para aumentar as vendas no varejo físico ou digital

Ofereça treinamento para os atendentes que vão lidar com os consumidores que chegam até a sua loja. 

Dentro do e-commerce ofereça chats ao vivo para a solução de dúvidas e cria um espaço de autoatendimento, como um FAQ, para informar sobre políticas de troca e devolução, formas de pagamento, e mais. 

2. Invista em marketing

Investir em marketing para atrair mais clientes é, provavelmente, a estratégia mais conhecida sobre como alavancar as vendas no varejo. 

O setor é um dos grandes anunciantes, seja da publicidade tradicional, com anúncios de TV e merchandising, quanto das campanhas online em canais como Google Ads. 

Sem dúvida, ampliar o número de pessoas que conhecem a sua marca é uma das formas de levar um público maior para dentro da sua loja (física ou online). 

Lembre-se de acompanhar indicadores de marketing que vão dizer se as ações estão funcionando como você desejava. 

Atualmente, é possível ter acesso a uma infinidade de informações sobre o retorno sobre investimento de cada campanha realizada. Use isso de forma estratégica para aproveitar melhor os recursos disponíveis. 

3. Aproveite os benefícios do varejo omnichannel

Como apresentamos no artigo, O que é varejo omnichannel? Descubra por que a empresa deve investir e como aplicar a estratégia”, essa é uma estratégia em que lojas físicas, e-commerces e consumidores são integradas por meio de vários canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra online ou offline.

Grandes varejistas já investem nesse tipo de comércio, com lojas físicas, e-commerces, aplicativos de venda, social selling, tudo integrado, 

Dessa forma, o consumidor pode, por exemplo, fazer uma compra online e trocar o produto em uma loja física, sem nenhuma dificuldade. 

Varejistas que atuam apenas com lojas físicas, podem usar os canais digitais para encurtar  distâncias com seus clientes, aceitando pedidos por meio de direct por Instagram e enviando o produto para o cliente. 

O WhatsApp também é um canal indispensável para essa comunicação. 

Esses são apenas alguns exemplos de canais que podem contribuir para que você aproveite, em algum nível, os resultados do varejo omnichannel. 

Ao multiplicar os canais de venda de forma integrada sua empresa aumenta suas chances de atender a outros consumidores, com comportamentos de compra variados.

4. Ofereça diferentes formas de pagamento

Um dos grandes limitadores de compra é a falta de formas de pagamento que atendam ao consumidor. 

Se ele não tem meios para comprar os produtos, mesmo que esteja interessado, não poderá concluir uma compra. 

Para reduzir esse tipo de situação, as empresas de varejo podem investir na oferta de múltiplas formas de pagamento, com a finalidade de conquistar o cliente e fazer a venda. 

Entre os métodos mais conhecidos e utilizados estão: 

  • PIX, 
  • débito, 
  • crédito, 
  • boleto bancário, 
  • carnê, 
  • parcelamento.

5. Otimize o layout de sua loja em função do tráfego de clientes

Seja o layout da loja física ou da digital, é fundamental organizá-lo para atender as demandas de seus clientes. 

Entenda como os compradores visitam suas lojas, quais produtos são mais procurados e como aproveitar isso para facilitar que ele encontre o item buscado, ao mesmo tempo estimule que conheça outras mercadorias. 

Supermercados são excelentes exemplos de como alavancar vendas no varejo por meio da organização do layout da loja. 

Perceba que os produtos básicos, como pão, arroz e feijão ficam no fundo das lojas, e para o consumidor acessá-los é necessário passar por muitos outros corredores e prateleiras. 

Isso é feito para que o cliente veja outros produtos e se interesse por eles, ampliando o ticket médio e, consequentemente, o faturamento da empresa. 

6. Crie vitrines de recomendação

As vitrines de recomendação de produtos são excelentes opções para alavancar as vendas no varejo online. 

Elas fazem parte do layout da loja e destacam produtos que podem interessar aos consumidores que visitam a plataforma, facilitando o processo de compra. 

Existem opções de vitrines de recomendação programadas, que podem, por exemplo, apresentar os produtos mais vendidos, os lançamentos ou os itens em oferta. 

Também é possível implementar soluções como vitrines inteligentes que vão compreender o comportamento de cada usuário dentro da loja e então criar vitrines personalizadas para cada visitante.

Elas são bons exemplos de ações de vendas porque facilitam a jornada de compra dos clientes, oferecendo mais facilidade para encontrar os produtos que os clientes desejam e melhorando a experiência do usuário.

7. Facilite a busca do cliente

Como dissemos acima, as vitrines de recomendação são ótimas estratégias para alavancar vendas no varejo, em conjunto com elas outro recurso pode ser muito bem aproveitado pela empresa: a busca inteligente. 

Por meio de um sistema de busca capaz de compreender de fato o que o cliente quer. 

Diferente de um campo de busca comum, a busca inteligente é um sistema de busca baseado em inteligência artificial. 

Entre as habilidades desse sistema estão: 

  • capacidade de reconhecer assuntos relacionados;
  • identificar sinônimos; 
  • reconhecer a similaridade fonética;
  • compreender erros de ortografia a digitação, 

Com isso, os resultados da pesquisa são mais eficientes, entregando valor ao consumidor,. 

Tudo isso melhora a experiência do usuário, facilita o processo de conclusão de uma compra e gera mais vendas.

8. Observe o mapa de calor

O mapa de calor usa a tecnologia para entender como é a navegação dos visitantes de suas páginas virtuais. 

Ele mostra quais são as áreas que chamam mais atenção, quais recebem mais cliques e o que se mostra mais atraente para o comprador. 

Com essas informações em mãos você poderá redistribuir algumas das informações mais importantes, como as formas de pagamento disponíveis, produtos recém lançados e até mesmo vantagens como a opção de frete grátis, nas áreas do seu site que mais chamam a atenção do usuário. 

9. Crie kits de produto para aumentar o ticket médio

Ticket médio é a média de valor gasto por seus clientes a cada compra. 

Ao aumentar o ticket médio você amplia seu faturamento, sem gerar mais gastos de aquisição de clientes. 

O comprador já está na sua loja, já vai fazer uma compra e adiciona mais um item no carrinho! 

Criar kits é uma ideia de ação de vendas que te ajudam a ampliar o ticket médio dos clientes, ao mesmo tempo que oferece facilidade para o consumidor e agrega mais valor à compra. 

Por exemplo, se a sua loja vende produtos para festa, que tal criar um kit para aniversário infantil, com itens básicos para um evento com 10 pessoas? Isso facilita a vida de quem está organizando a festa e agrega valor à sua oferta.  

É muito comum que varejistas criem kits para datas especiais, como kits de presentes para o Dia das Mães.

Ao facilitar o processo de compra do consumidor, você amplia as chances dele concluir negócio com a sua empresa, ao invés de buscar por concorrentes.

10. Invista em ações upsell e cross sell

Seja na loja física ou na virtual, cross sell e up sell se mantêm entre as ações para alavancar as vendas mais interessantes do mercado. 

Dentro do e-commerce faça sugestões de produtos adicionais para a compra do cliente. 

Por exemplo, se ele vai comprar um celular, indique a compra da capa e película de proteção, bem como de um kit de fones de ouvido bluetooth. Esse é o clássico exemplo do uso do cross sell.

Outra opção para aumentar o ticket médio é oferecer um celular similar ao que está sendo pesquisado, mas com algumas características melhores, o que amplia o valor do produto. 

Atualmente, as próprias plataformas de criação de e-commerce oferecem sistemas, aplicativos e plugins para ações de cross sell e up sell automáticas.

Continue lendo sobre o assunto em: Cross selling e up selling: o que é, exemplos e como fazer? Entenda como alavancar suas vendas

Na loja física,é preciso atender como usar o PDV (ponto de venda) para distribuir produtos  próximos ao caixa para estimular o consumo por impulso, por exemplo.

Dentro do cross merchandising o objetivo é disponibilizar opções de compra agregadas ao cliente

Um exemplo é colocar, na seção de vinhos da sua loja, opções de taças, abridores e embalagens para presente.

Nessa estratégia para alavancar vendas no varejo, os produtos estão associados ao item original, ajudando o cliente a lembrar de itens que podem ser importantes para ele, ao mesmo tempo que contribuem para aumentar a sua margem de lucro. 

11. Use o e-mail marketing para reativar compradores

O e-mail marketing deve ser um dos maiores aliados do varejo online e físico. 

Aproveite o acesso que você tem a uma informação de contato pessoal do cliente e estimule a compra, a partir do compartilhamento de conteúdos relevantes, ofertas segmentadas e lançamentos de produtos e novidades sobre a marca. 

Um cliente que já fez uma compra com você tem mais chances de voltar, do que um consumidor que não conhece a sua marca. 

Por isso, use sua base de dados estrategicamente para alavancar as vendas no varejo.

Na loja física, passe a solicitar o nome e o e-mail dos seus clientes para iniciar esse contato. 

Na loja digital, ofereça opções de cadastro simples e incentive a conversão de leads por meio de pop-ups de sapuda. 

Lembre-se: o e-mail marketing também é um canal indispensável para ações de conversão de carrinhos abandonados. 

Sem dúvida sua empresa precisa se concentrar em converter esses produtos que estão parados no checkout. Para aprofundar seu conhecimento e conhecer estratégias de como fazer isso, leia o artigo, Carrinho abandonado: recupere os seus clientes!”

Ferramentas para alavancar as vendas no varejo

Para realizar tudo isso você vai precisar ter ao seu lado a tecnologia. Sem ela você perde competitividade e eficiência, tornando o setor de vendas, marketing e atendimento mais lento e sem tanto acesso às estratégias atuais do mercado, que estão alinhadas ao novo comportamento do consumidor.

A Zendesk inclui um CRM para varejo que permite que você ofereça suporte integrado e experiências incríveis para seus compradores, tanto em canais de venda físicos quanto digitais.

Magalu, C&A, Privalia, GoCase são alguns de nossos clientes varejistas que já aproveitam as nossas soluções disponíveis.

Acesse nossa página, inicie uma avaliação gratuita e conheça mais sobre nossos recursos para a venda no varejo.

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