CRM integrado com whatsapp? Com a Zendesk você oferece a melhor experiência!
Última atualização em 31 Agosto 2023

A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou a transformação digital dos negócios. Durante esse período as vendas online cresceram substancialmente.
Por isso, tornou-se quase impossível imaginar uma empresa fora do mundo virtual. E o CRM integrado com whatsapp não pode ser ignorado nessa revolução.
Essa tecnologia tem como objetivo melhorar a automatização e a organização dos contatos para que a sua equipe tenha um funil de vendas com mais agilidade e eficiência.
Inclusive, a pesquisa Zendesk CX Trends 2023 mostrou que 70% dos consumidores pretendem gastar mais com empresas que oferecem experiências mais fluidas, personalizadas e perfeitas.
Mas como um CRM de vendas pode auxiliar nesse processo? De modo geral, ele garante uma experiência mais fluida e melhora o seu relacionamento com o cliente.
Lista de conteúdos
O que é CRM?
Trata-se de um grupo de práticas, estratégias de negócio e tecnologias que tem como objetivo garantir um ótimo relacionamento com o consumidor.
Foi-se o tempo em que a solução era classificada apenas como uma plataforma ou um software. Agora, ela ajuda empresas no gerenciamento e análise das interações com os consumidores.
Existem ainda outros benefícios que são disponibilizados pela plataforma, como: antecipa necessidades e desejos, otimiza o lucro, melhora as vendas e personaliza a estratégia de captação de novos consumidores. No total, há dois tipos de CRM: local e na nuvem.
- CRM local: o sistema é instalado em um computador da empresa. Para que ele opere corretamente, é necessário o apoio da equipe de TI;
- CRM na nuvem: o sistema funciona de forma online. Basta ter um computador ou um celular com conexão à internet. Os dados permanecem seguros e não são compartilhados com outras pessoas.
Como o CRM da Zendesk ajuda na integração com o WhatsApp?
O CRM da Zendesk ajuda sua empresa a oferecer relacionamentos conversacionais com os seus clientes em qualquer escala. Afinal, eles esperam ter um relacionamento completo com você, e é isso o que você vai oferecer.
A nossa solução captura toda a jornada do cliente, fazendo com que ele volte a buscar algo a mais na sua empresa. E uma das vantagens é que ele é uma solução online e em nuvem.
E o que isso quer dizer? Que você não precisa fazer um grande investimento em equipamentos de computador. Tudo pode ser feito de maneira muito simples, apenas escolhendo uma de nossas assinaturas.
A integração do sistema CRM pode ser feita com o WhatsApp, Slack, Ada, SweetHawk e diversos outros aplicativos.
Mais conexão com o cliente e vendas
Com a integração entre o CRM e WhatsApp fica muito mais fácil capturar leads e envolver os clientes potenciais rapidamente usando o app.
Você também pode criar processos personalizados e até mesmo gerenciar o fluxo de trabalho. Tudo para deixar o seu relacionamento com o consumidor melhor e muito mais fluido.
Lembrando que você pode fornecer suporte em qualquer canal, e assim os seus clientes podem entrar em contato com você de forma muito mais fácil.
Sabe como? A conversa fica ativa independente do canal que você escolher, e assim fica mais fácil visualizar o atendimento e resolver o problema do cliente.
Quais são os benefícios do CRM integrado com Whatsapp?
Conforme vimos, a proposta da tecnologia é automatizar e organizar os contatos com o intuito de nutrir o funil de vendas, da mesma forma como ocorre em outras ferramentas.
Se você já utiliza o CRM para o e-mail marketing, por exemplo, terá uma chance única de aperfeiçoar a qualidade dos leads e garantir mais conversões se adicionar essa ferramenta no aplicativo.
O desenvolvimento do WhatsApp Business foi muito importante para as lojas virtuais, uma vez que ele foi pensado para o mundo dos negócios.
Essa versão da ferramenta é bastante democrática e oferece recursos básicos que podem auxiliá-la no atendimento ao cliente.
Porém, se você deseja garantir um diferencial competitivo para a empresa, é possível subir para um outro nível, com o auxílio de um CRM personalizado. E é aí que o software da Zendesk se destaca. Com ele você pode:
- gerenciar e responder tudo de um único lugar;
- aumentar a eficiência do seu time;
- otimizar tarefas com encaminhamento;
- fornecer conteúdos de autoatendimento em grande escala;
- entender tudo com insights acionáveis e muito mais!
Abaixo vamos mostrar de que forma um CRM integrado com Whatsapp pode ajudar a sua empresa.
Leads capturados com mais facilidade
Geralmente, uma página que o usuário acessa e que tenha um botão de WhatsApp, aumenta as chances dele se tornar um lead. Isso porque, o processo para entrar em contato com a sua empresa é menos complicado do que utilizar um telefone, podendo ser feito com apenas um cliente.
Outro ponto positivo é que, quando a sua marca recebe o contato, os dados ficam gravados, evitando que o cliente tenha que repetir as informações novamente para um novo vendedor.
De acordo com o relatório CX TRENDS 2023, 96% dos clientes afirmam que gastarão mais com empresas que garantem que não precisarão repetir as informações, o que mostra o poder da ferramenta.
Além disso, o lead também é adicionado de forma automática no pipeline do CRM, garantindo que a equipe de vendas entre em ação antes que o potencial consumidor desista da compra.
Propostas enviadas com mais rapidez
Um dos principais benefícios do CRM integrado ao WhatsApp é a possibilidade de oferecer mais eficiência ao seu time de vendas. Isso porque, os dados estão disponíveis em apenas um único espaço, garantindo uma visão mais completa de oportunidades da empresa em cada uma das fases do funil de vendas.
Diante do dinamismo provocado pela ferramenta, o processo de negociação ocorre de forma enxuta e com mais eficiência. Assim, a probabilidade de ter resultados positivos com a taxa de conversão é maior.
Para se ter uma ideia, com somente uma ou duas etapas, é possível enviar uma proposta personalizada para o consumidor. Afinal, você tem conhecimento mais claro sobre as necessidades que ele exige naquele determinado período.
Leia mais também em:
- Palavras que vendem: o que falar em uma negociação?
- 4 tipos de negociação e 5 estratégias para conversão
- 3 exemplos de negociação para você se inspirar: como fazer?
Cadastro dos clientes são adicionados com organização
Em algumas empresas, o time comercial conta com o auxílio de um ERP. No entanto, se a sua meta é modernizar a companhia, a integração com um CRM é essencial.
Quando os dados ficam desorganizados, é quase impossível criar um relacionamento de qualidade com o consumidor. É exatamente nesse ponto que o CRM integrado ao WhatsApp entra em ação. Afinal, ele ajuda na estruturação e padronização.
A ferramenta permite que os processos sejam otimizados. Com todas as informações em um único sistema, é mais fácil emitir relatórios de qualidade e regulares, que darão auxílio à equipe de vendas e também de marketing, que terá insumos suficientes para construir ótimos campanhas.
Leia mais também em:
- Conheça o CRM para pequenas empresas e como a ferramenta poderá otimizar a produtividade do seu negócio
- 6 vantagens do CRM: o que é, para que serve e os principais benefícios para você
- CRM para call center: 6 vantagens para sua equipe de vendas
Melhora o suporte e o atendimento ao cliente
Sem dúvidas, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação preferidas entre os brasileiros.
De acordo com um estudo divulgado pelo Opinion Box, em parceria com o site de notícias Mobile Time,o aplicativo de mensagens está presente em 99% dos celulares brasileiros.
O estudo também levantou que 80% dos entrevistados usam o WhatsApp para se comunicar com as empresas. O diálogo ocorre por três motivos: busca por informações (82%), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%).
A força do aplicativo é uma das principais razões pelas quais ele deve ser acrescentado como parte da estratégia de atendimento e suporte do seu negócio.
Em grande parte dos casos, as empresas utilizam diversos aplicativos para promover a divulgação nos negócios, não é mesmo? Com a integração, é possível construir uma forma mais rápida para receber todas as mensagens em um único lugar.
Essa unificação é possível independente do sistema que o cliente está utilizando naquele momento, como: Messenger, o Direct, o Telegram ou o Skype. Dessa forma, o suporte ocorre com mais organização, eficiência e agilidade.
Adrian McDermott, diretor de tecnologia da Zendesk, destaca o quanto é importante focar em um atendimento com qualidade, e não em quantidade.
“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, explica.
Garante integração com as redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para ajudar na geração de leads de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Portanto, garantir presença nas opções mais conhecidas do mercado (Facebook, Instagram ou Tik Tok) com um atendimento de qualidade e suporte eficiente melhora a probabilidade de conquistar novos consumidores para o seu negócio.
Aumenta as vendas
Com um sistema mais rápido, a sua empresa não só diminui a probabilidade de perder uma venda, mas também aumenta as suas possibilidades.
Quando a companhia trabalha com processos automatizados, todo mundo sai ganhando. A equipe comercial e de marketing pode focar em outras tarefas que influenciam na conquista de um novo negócio.
A dinâmica é simples: com o aumento da produtividade, o faturamento do seu negócio também pode atingir um patamar ainda mais positivo.
Escalabilidade no atendimento
Ao reunir as informações em um único lugar e trabalhar com as mensagens automáticas, a sua empresa terá mais capacidade para aumentar o atendimento. O uso de chatbots pode ajudá-lo a conquistar um resultado ainda mais positivo.
Isso porque, a tecnologia oferece diversos benefícios para o seu negócio, como: mais engajamento, suporte automático e atendimento disponível 24 horas por dia nos 7 dias por semana. O mais interessante é que não é necessário a presença de um funcionário para trabalhar com esse sistema.
Porém, um atendimento por meio do chatbot não pode ser feito de qualquer forma. O relatório CX TRENDS 2023 identificou que os clientes estão insatisfeitos com essa ferramenta.
- 66% dizem não obtém respostas precisas;
- 58% afirmam que são necessárias muitas perguntas para o bot reconhecer que não é possível responder ao problema;
- 53% dizem que se sentem frustrados quando precisam recomeçar tudo de novo com um agente humano;
- 49% dos entrevistados ficam frustrados por não terem a opção de serem atendidos por um ser humano em vez de por um bot logo ao início do atendimento.
“Os líderes estão achando que podem colocar um bot no lugar de um humano, mas não é bem assim que funciona”, comenta Jon Aniano, vice-presidente sênior de produto e aplicações de CRM da Zendesk.
“As empresas que estão acertando a mão em IA estão pensando na melhor experiência possível que podem oferecer. O primeiro passo é se perguntar em que ponto a IA é boa e os humanos não são.”, completa.
O relatório lista algumas dicas para que a sua empresa aprenda criar uma estratégia de atendimento ao cliente, viabilizado por IA, que seja de primeira classe.
- Comece identificando seus principais problemas de atendimento ao cliente por volume: isso deve incluir consultas de autoatendimento e tickets tratados por agentes de atendimento ao cliente. Se você é uma empresa menor, concentre-se no seu top 10. As empresas maiores devem inicialmente tentar restringir seu foco a uma área ou unidade de negócio mais gerenciável;
- Confira os problema e agrupe-os conforme eles: 1) precisam de um ser humano; 2) podem ser totalmente automatizado e 3) exigem uma combinação dos dois;
- Para aquelas atividades que podem ser totalmente automatizadas, determine se a IA ou a automação podem criar uma experiência melhor do que a atualmente fornecida por um ser humano: isso inclui fluxos de trabalho ou processos de agentes que podem ser simplificados ou aprimorados.
“Os clientes querem que as interações sejam autênticas e pessoais. Querem interações passadas para informar conversas futuras. E assim como qualquer outro relacionamento, eles odeiam ter que repetir ou sentir que as empresas não estão ouvindo e aprendendo com o que eles têm a dizer.” – CX TRENDS 2023
A preocupação com o atendimento precisa ser levada a sério. Hoje em dia, 61% dos entrevistados estão dispostos a abrir mão da empresa depois de uma experiência ruim relacionada ao atendimento ao cliente, conforme aponta o relatório.
CRM integrado com whatsapp: como fazer esse processo?
A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como utilizar o CRM integrado com whatsapp durante a sua rotina. Confira!
Tenha disciplina
O primeiro passo é ter disciplina com o preenchimento das informações na tecnologia. A dinâmica é semelhante com os leads que são adquiridos em outros canais de comunicação.
É essencial que os representantes comerciais alimentem as ferramentas com os dados que vão conseguindo à medida que se relacionam com os consumidores por meio do aplicativo de mensagens.
O histórico de relacionamento completo é essencial para o sucesso de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Por isso, ao fechar uma negociação por meio de um aplicativo de mensagem ou descobrir uma necessidade do consumidor, lembre-se de transferir esses dados para o CRM da empresa.
Registre os dados em outras mídias
Um dos principais benefícios do WhatsApp é a possibilidade da ferramenta gravar todas as conversas que são feitas com os clientes.
No entanto, dependendo da capacidade do seu aparelho móvel, será necessário excluir as conversas ou o smartphone terá dificuldades para gravar novos diálogos. Esse cenário é bastante assustador, uma vez que a empresa pode perder muitos dados.
Para evitar futuros problemas, recomenda-se registrar a conversa com o apoio de outras mídias, como o e-mail. O cliente pode, em alguns momentos, não querer utilizar a plataforma. Nesses casos, procure outra alternativa para deixar tudo registrado.
Envie conteúdos de qualidade para os leads
Um dos erros de nutrição de leads que a sua empresa pode cometer é acreditar que esse processo deve ser feito somente por meio do e-mail marketing. Pelo contrário, recomenda-se enviar novos conteúdos e cases de sucesso também pelo WhatsApp. Dessa forma, será mais fácil encantar o potencial cliente.
Leia mais também em: como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?
Evite enviar mensagens em massa para os clientes
A nutrição de leads é importante para aumentar a taxa de conversão do seu negócio, mas não confunda esse processo com o envio de mensagens em massa, especialmente para aquelas pessoas que não autorizaram o contato com a sua empresa.
Esse tipo de comportamento pode prejudicar a imagem da companhia no ambiente online. E, quando um cliente recebe uma mensagem a todo o momento, a chance dele bloquear a sua marca é maior.
Seja criterioso com o envio de mensagens
Outro tipo de estratégia que deve ser ignorada pela sua equipe de vendas é encaminhar conteúdos sem critério ou segmentação. Você deve ter um cuidado especial com o uso do WhatsApp, uma vez que a ferramenta pode trazer resultados negativos para a sua marca, caso não seja utilizada corretamente.
Use ferramentas poderosas ao seu favor
Ao contrário do que ocorre com outras ferramentas disponíveis no mercado, não é necessário ter conhecimento avançado em programação para implementar o uso do CRM em sua empresa.
O CRM da Zendesk permite a integração ao WhatsApp sem estresse. O seu trabalho é apenas adquirir a tecnologia e ajustá-la de acordo com os dados da sua companhia.
Depois, basta fazer a ativação da sua conta na Zendesk e fazer a integração. O processo ocorre em poucos minutos.
Service: sua empresa a um passo da transformação
Com o Service, fica mais fácil de implementar o CRM integrado com whatsapp. Essa tecnologia permite que você maximize a produtividade, mantenha a visibilidade do pipeline e aumente a receita.
O mais interessante é que o processo é simples. A Zendesk disponibiliza um tutorial completo para que o usuário tenha acesso a todas as informações.
Além da integração com o aplicativo de mensagem, a solução também apresenta outros recursos que aumentam a produtividade dos colaboradores.
- Integração com o e-mail: sincronize seu e-mail atual com o Sell e trabalhe de maneira mais eficiente com alertas, modelos e monitoramento automático;
- Ferramentas de engajamento de vendas: faça listas de clientes potenciais direcionadas e crie sequências de e-mail personalizadas para o acompanhamento automático de leads;
- Executor de tarefas: trabalhe sem interrupções por meio de atividades rotineiras de vendas, como alcance e acompanhamento, para otimizar seu dia.
Você também tem acesso a ferramentas que melhoram a experiência dos clientes.
- Plataforma centralizada: gerencie seus leads, contatos e informação da conta em uma plataforma para obter total contexto do cliente antes de sua chamada ou reunião;
- Visualização completa do cliente: Integre o Zendesk Sell e Support para trocar dados e insights importantes entre suas equipes de vendas e de suporte;
- Marketplace: conecte-se sem esforço a seus aplicativos favoritos no Marketplace da Zendesk com um clique.
Vale mencionar ainda a visibilidade do pipeline de vendas. Por meio de recursos e análises, esse processo fica mais fácil para a empresa.
- Previsão precisa: antecipe o volume de oportunidades e preveja o crescimento de receita para melhorar sua estratégia de vendas, planejamento e gerenciamento de equipes;
- Análise do pipeline: análise a progressão de leads e oportunidades e identifique rapidamente gargalos em cada etapa de seu pipeline;
- Análises avançadas: obtenha insights úteis usando milhares de personalizações e visualize métricas de vendas prontamente com nossos painéis nativos.
O diferencial da ferramenta é que ela inclui estágios básicos em um pipeline de vendas para que você gerencie e crie relatórios sobre as oportunidades ao longo do seu pipeline. Você pode adicionar seus próprios estágios e fazer alterações nos estágios padrões
Afinal, CRM integrado com whatsapp?
Sim. Essa é uma das melhores ferramentas para whatsapp, uma vez que ela traz agilidade e qualidade para a rotina de trabalho dos vendedores. Os representantes comerciais podem enviar propostas por mensagem, garantindo mais praticidade na experiência com o cliente.
Outro ponto positivo é que o sistema permite conversar com os consumidores com agilidade. Não é necessário ligar diversas vezes para uma pessoa, evitando problemas de conexão ou a falta de paciência dos clientes em atender um telefonema.
Vale destacar que o CRM integrado com whatsapp não é uma ferramenta complicada. Você pode escolher uma pessoa da sua empresa para atuar como mentor e ajudá-lo na capacitação dos outros membros do time em relação a tecnologia.
Quando você escolhe soluções como o Sell, a sua companhia tem a possibilidade de trabalhar na nuvem. Assim, não é necessário estar presente na empresa para ter contato com os seus clientes ou para utilizar as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma.
A geração de relatórios é outro ponto-chave da tecnologia. Por meio de dados, o seu time comercial consegue entender com mais clareza quais foram aquelas ações que trouxeram efeitos positivos e quais são aquelas que precisam ser ajustadas.
Percebeu os impactos que um CRM integrado com whatsapp pode trazer para a sua empresa? Então, não perca mais tempo. Conheça o Sell e veja de que forma ele pode transformar os resultados do seu negócio.

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O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.
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