Artigo

Design estratégico: o que é e por que implementar?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 27 junho 2022
Última atualização em 27 junho 2022

O design estratégico é focado na resolução de problemas a fim de melhorar a experiência do consumidor. Ele pode ser adotado por diferentes empresas que querem se destacar em um mercado tão competitivo digitalmente.

A definição do design estratégico vai além da estética: ele facilita o acesso e a navegação do usuário nos diversos pontos de contato do cliente com a marca, como o site.

De acordo com o CX Trends 2022 da Zendesk, 61% dos clientes disseram que após uma experiência ruim, compram com o concorrente. E se forem duas experiências negativas? Atenção: 76% deles falaram que não compram mais com aquela empresa.

As ferramentas de design estratégico são fundamentais para o sucesso do planejamento de marketing e da gestão do negócio.

Mas, o que é design estratégico? Como ele funciona na elaboração de soluções completas de produtos, serviços ou outros projetos? Vale a pena investir na implementação desse conceito para melhorar o relacionamento com o cliente e potencializar as vendas do negócio?

Leia mais e entenda!

O que é design estratégico?

A definição de design estratégico ultrapassa o conceito de design. Usando as ferramentas tradicionais voltadas para a criação da identidade visual da marca, do produto ou do serviço, ele reúne práticas estratégicas e de inovação para oferecer uma experiência única e diferenciada ao consumidor.

Entre essas práticas, ele utiliza muita pesquisa, análise e planejamento de elementos visuais e funcionais para criar um canal digital que atenda aos objetivos do negócio e as necessidades da sua persona.

Por exemplo, no desenvolvimento visual de um site institucional ou um e-commerce, o profissional de design estratégico investiga qual visual é mais funcional e impactante para o seu público-alvo.

Ele cria o layout, a tipografia, as imagens, os botões de clique, os destaques das páginas, os espaços para as informações dos produtos ou dos serviços, entre outros. E tudo isso seguindo as preferências do público e, claro, do objetivo corporativo.

Afinal, um canal digital muda bastante quando é criado para um público jovem ou idoso, certo? Assim como um site feito para vender produtos de luxo ou mais baratos.

A partir da definição da buyer persona, o design estratégico estuda qual a melhor organização dos elementos visuais da página para atrair cliques, facilitar a navegação do cliente pelo site e, dessa forma, aumentar as vendas.

Benefícios do design estratégico

A partir do entendimento sobre o que é design estratégico é possível compreender a importância desse conceito para o crescimento do negócio.

Já que ele gera mudanças profundas de paradigmas sobre as formas de apresentação e de venda de produtos ou serviços, ele altera também os processos operacionais e de gestão corporativa.

O design estratégico promove um novo olhar sobre as possibilidades da empresa. Há, portanto, a implantação de uma nova maneira de enxergar oportunidades e solucionar problemas e desafios.

Assim como tudo o que envolve a inovação nas empresas, o design estratégico é customer centric, isto é, todas as suas ações são voltadas para o cliente final, para tornar a experiência do consumidor marcante e inesquecível.

Logo, as ferramentas de design estratégico proporcionam muitas vantagens a quem adotá-las no dia a dia. Confira as principais delas!

Maior capacidade de inovação

Se fosse para selecionar uma palavra para a definição de design estratégico, ela seria inovação. Mas, por que ele aumenta a capacidade do negócio em inovar?

Em suma: por meio de feedbacks, estudos, pesquisas e avaliação de resultados, o design estratégico oferece soluções criativas para atender ainda melhor as expectativas do cliente.

Ele entende as demandas do consumidor, identifica os desafios e as oportunidades do mercado, adotando uma postura de melhoria contínua para sempre se adaptar às mudanças de comportamento do cliente.

Quer um exemplo de design estratégico aliado a soluções inovadoras? Ele utiliza o mapa de calor para entender onde os clientes costumam clicar e navegar pelo site. Com os resultados, ele reorganiza os elementos da página para gerar mais vendas ou então estimular a inscrição em newsletter.

Como dissemos: as ações analisadas e executadas pelo profissional de design acompanham os objetivos corporativos. Além de vender mais, a ideia é captar mais leads com a inscrição em newsletter ou para baixar e-books? Ou destacar alguma promoção ou categoria de produtos ou serviços?

O design inovador de produtos, serviços ou projetos agrega valor à empresa, tornando-a destaque no nicho de atuação, promovendo a fidelização de clientes e sua diferenciação no mercado.

Leia mais: Objetivo SMART: o que é e como aplicar no seu atendimento? [GUIA COMPLETO]

Espírito colaborativo de equipe

A cultura de melhoria contínua impacta diretamente a forma da equipe trabalhar. Ela incentiva, naturalmente, que os profissionais colaborem entre si, em busca de soluções criativas e inovadoras para os desafios atuais.

Ou seja: com a adoção das técnicas e ferramentas de design estratégico as equipes de marketing e vendas são unidas a um único objetivo, com a análise dos mesmos indicadores de performance.

Claro que isso tudo só é possível com o uso constante de sistemas e softwares modernos e inteligentes que integram dados, geram relatórios com insights precisos e otimizam operações repetitivas. Como uma plataforma de atendimento ao cliente ou um CRM de vendas.

Gestão mais eficiente

Se o design estratégico promove uma maior colaboração entre equipes e a busca constante por melhorias inovadoras e “fora da caixa”, consequentemente, ele aprimora a gestão de vendas e da experiência do consumidor.

Todos os processos da organização são otimizados e integrados. É muito fácil desenvolver um planejamento estratégico quando o trabalho fica mais ágil, produtivo e eficiente, não é mesmo?

E isso se aplica também à gestão. Já que há uma avaliação periódica dos resultados, os gestores podem tomar decisões baseadas em dados precisos e em tempo real. A era da intuição e dos achismos ficou obsoleta.

Dessa forma, a gestão é otimizada e reduz erros e falhas em escolhas e operações, economizando recursos e tempo.

Melhor experiência do consumidor 

Com tantas mudanças focadas no cliente, é inevitável que o relacionamento com o consumidor seja aprofundado, personalizado e mais próximo.

Quem não gosta de acessar um site e encontrar com facilidade o que procura? Ou então conseguir tirar dúvidas sobre algum produto ou serviço? Parece simples, não é mesmo?

A verdade é que são feitos muitos testes e pesquisas antes de chegar a um modelo ideal de experiência do consumidor. E esse modelo ideal sempre muda, afinal as demandas do cliente são cíclicas, assim como as do mercado.

Com as transformações causadas pelas ferramentas do design estratégico, o cliente se sente mais valorizado pela empresa.

Perceba: 60% dos líderes de negócios alegam que oferecer uma boa experiência ao cliente aumenta a retenção de clientes (fonte: CX Trends 2022).

Veja alguns exemplos de design estratégico aplicado na área de atendimento ao cliente que podem ser personalizados:

  • layout do site;
  • atendimento do cliente por vários canais, como chatbot, e-mail, redes sociais ou formulários;
  • facilidade no momento da compra;
  • mais informações qualificadas sobre os produtos ou os serviços.

O foco no cliente constrói um relacionamento de longo prazo, abrindo espaço para uma interação qualificada com ele. O consumidor se sente acolhido e mais próximo da marca, já que ela oferece todo o suporte necessário para transmitir confiança e credibilidade.

De acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, da Zendesk, o engajamento do cliente com as marcas aumentou 14% em comparação a 2021.

Ou seja, mais oportunidades de vendas adicionais ou cruzadas de maneiras que atendam melhor ao consumidor da marca.

Como implementar o design estratégico?

A implementação do design estratégico não acontece do dia para a noite. Afinal, é preciso toda uma mudança de mindset para que a empresa entenda que não basta apenas contratar tecnologias de ponta e profissionais de design qualificados para essa função.

É de suma importância o treinamento das equipes de marketing, de vendas e de atendimento ao cliente. As ações executadas por todos precisam transmitir a mesma mensagem: a melhor experiência do consumidor.

Por isso, para realmente ter sucesso ao adotar o design estratégico na rotina corporativa, é fundamental entender alguns aspectos que precisam ser implantados. Confira!

  • Conheça a sua buyer persona: quem são os seus clientes ideais? Qual a idade, o gênero e a classe social? Qual é a profissão? Qual é o comportamento no dia a dia? Quais são suas preferências, necessidades e demandas? E seus desafios?
  • Realize pesquisas de satisfação: peça feedbacks constantes para entender a qualidade do atendimento, a facilidade de compra no site e o que o cliente achou do seu produto ou serviço para saber o que precisa ser melhorado.
  • Faça testes: já ouviu falar em testes A/B? Eles são muito utilizados pelo design estratégico para testar qual melhor forma de apresentar um produto ou serviço, entender qual cor ou posicionamento do botão recebe mais cliques etc.
  • Crie protótipos: em caso de produtos, serviços e até novos processos internos há a possibilidade de criar experimentações e pedir feedbacks construtivos para as pessoas sobre sua funcionalidade e qualidade. Uma ótima ideia a ser executada antes de oferecer para todos.
  • Invista em uma cultura de inovação: toda a mentalidade do negócio precisa ser alterada para ser mais inovadora. Isso consiste em uma mudança da cultura organizacional que promova a colaboração, a flexibilidade e a criatividade. Todos devem participar do processo de design estratégico.
  • Faça avaliações constantes: o design estratégico está sempre acompanhando as tendências do mercado e o comportamento do público. Logo, avaliar os resultados traz pontos de melhorias e visão de novas oportunidades.

Etapas do design estratégico

Agora que você já entendeu mais profundamente o que é design estratégico, veja um resumo do seu processo de funcionamento em qualquer empresa:

  1. descoberta e mobilização: coletar insights das equipes e converter em ideias realizáveis;
  2. avaliação: avaliar as melhores soluções propostas que melhorem a experiência do consumidor e ainda atinja o aumento de faturamento do negócio;
  3. experimentação: criar protótipos para testes e melhorias;
  4. comercialização: após realizar as mudanças necessárias, colocar o produto ou o serviço à venda, o site no ar para todos ou o processo interno em prática;
  5. acompanhamento: monitorar constantemente os resultados com foco na melhoria contínua.

Ou seja, antes de iniciar qualquer estratégia na empresa, é necessário entender o seu público interno e externo.

As suas equipes precisam de mais treinamentos? Quais são os gargalos enfrentados por elas no dia a dia? O que pode ser otimizado com o uso da tecnologia? O que mudar no processo operacional? Como está o ambiente de trabalho?

Já sobre o público externo, os seus clientes, é necessário pesquisar, pedir feedbacks e analisar também a concorrência. O que está dando certo? O que pode ser inspirador para a sua companhia? O que os clientes acham do seu suporte? E dos seus produtos e serviços?

Após essa primeira fase, selecione as soluções mais criativas, inovadoras e condizentes com o cenário atual e o objetivo do negócio. Coloque-as em prática e nunca pare de monitorar e fazer melhorias.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis