Artigo | 19 min read

Qual o melhor CRM de vendas? As 12 principais ferramentas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Já não restam dúvidas de que usar ferramentas CRM de vendas é a melhor escolha para melhorar os processos comerciais e de relacionamento com os clientes.

A tecnologia dos softwares de relacionamento com os clientes poderá atingir um valor de cerca de US$ 128.97 bilhões até 2028, segundo dados da Fortune Business Insights.

A adoção de ferramentas de CRM traz muitos resultados positivos para as empresas. De acordo com um relatório do LinkedIn, 64% das empresas consideram as plataformas de CRM impactantes ou muito impactantes. Já as equipes de vendas que as usam mostraram satisfação no trabalho 17% maior.

Mas como escolher a melhor ferramenta de CRM de vendas ideal para sua equipe em meio a tantas alternativas? Para ajudar você nessa escolha, separamos uma lista com as melhores opções disponíveis, seus principais recursos, planos e preços.

Confira o que você vai encontrar ao ler este artigo:

  • o que é uma ferramenta CRM de vendas;
  • como funciona um CRM de vendas;
  • 12 melhores softwares CRM de vendas;
  • como escolher o melhor software de relacionamento com o cliente.

O que é uma ferramenta CRM de vendas?

Um CRM de vendas é uma ferramenta para gerenciar todos os contatos e o relacionamento com clientes ou prospects dentro do processo de vendas. A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente.

O CRM de vendas tem como principal objetivo desenvolver experiência de qualidade com clientes, além de garantir a satisfação e conquistar sua fidelidade.

Com uma ferramenta de CRM, a gestão do relacionamento com os clientes facilita a interação com os consumidores e auxilia no atendimento personalizado. O software ferramenta rastreia a comunicação, organiza automaticamente os dados do cliente, envia lembretes para acompanhar leads e muito mais.

Um CRM para call center, por exemplo, pode contar com uma estrutura que otimiza o funil de vendas a fim de oferecer um atendimento adequado conforme a qualificação atribuída ao lead.

Ou seja, a ferramenta aumenta as chances de fechar negócio, pois os vendedores têm em mãos as informações necessárias para abordar o potencial cliente no momento ideal e com a solução certa para ele.

Vantagens do CRM de vendas

Confira quais são os benefícios de um CRM de vendas na prática:

  • contribui para o relacionamento com os clientes;
  • identifica novas e melhores oportunidades;
  • facilita o armazenamento de dados e informações;
  • otimiza o planejamento e a gestão de tempo;
  • mantém foco nos clientes e no processo de vendas;
  • simplifica o acompanhamento de métricas e resultados.

Como funciona um CRM de vendas?

Afinal, como funciona um CRM de vendas? Primeiro, é preciso entender que o software de relacionamento com o cliente pode contribuir para diferentes objetivos, mesmo que todos possam se integrar no final das contas.

Entre os principais objetivos do CRM, podemos citar:

  • integrar os setores de marketing, vendas e atendimento;
  • reduzir o ciclo de vendas;
  • potencializar as conversões de leads;
  • aumentar a retenção e fidelização dos clientes;
  • diminuir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • aprimorar a gestão de tarefas e compromissos;
  • melhorar a eficiência e produtividade das equipes;
  • auxiliar na tomada de decisões.

Para que tudo isso seja possível, o CRM funciona para coletar, armazenar e gerenciar os dados sobre prospects, leads e clientes. Isto é, cria uma base com informações para vendedores e agentes consultarem e acompanharem sempre que for preciso.

As melhores ferramentas de CRM disponibilizam recursos, como: automação e rastreamento de e-mails, relatórios de atividades e análises de chamadas, listas segmentadas de clientes, pontuação de leads e oportunidades de vendas, metas e previsões, entre outros.

Inclusive, uma plataforma de CRM pode ajudar no pós-venda para avaliar oportunidades de recompra, oferecer vantagens exclusivas, otimizar o suporte ao produto/serviço e, claro, fidelizar o cliente.

Vale lembrar que todo tipo de empresa pode se beneficiar com o uso de um software de Customer Relationship Management, independentemente do seu segmento, tamanho ou complexidade de operação.

Não importa qual o setor da organização, qualquer equipe pode se tornar mais produtiva e eficiente com a ajuda de uma ferramenta de CRM de vendas, ao invés de fazer a gestão de dados por meio de planilhas, por exemplo.

12 melhores ferramentas CRM de vendas

Agora que você já sabe o que é e como funciona um CRM de vendas, vamos descobrir as principais ferramentas disponíveis no mercado!

Quais os melhores CRM de vendas?

  • Zendesk Sell;
  • Salesforce;
  • Agendor;
  • Ploomes;
  • Hubspot CRM;
  • Nectar CRM;
  • Pipedrive;
  • RD Station;
  • Hubspot CRM;
  • Moskit;
  • Piperun;
  • Zoho CRM;
  • ActiveCampaign CRM.

Continue a leitura e confira em detalhes as vantagens, recursos, planos, preços e muito mais de nossa lista com os melhores softwares de CRM de vendas!

1. Zendesk Sell CRM

A Zendesk Sell é um CRM de vendas completo com soluções para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes comerciais.

Com mais de 125 mil clientes mundo afora, a Zendesk Sell facilita o trabalho da sua equipe de vendas para focar nos leads e ofertas de maior valor. Assim, é possível criar e gerenciar um funil de vendas que esteja alinhado aos seus negócios, priorizando os clientes atuais e em potencial.

Com a análise CRM que a ferramenta oferece, visualizar e monitorar os dados também fica muito mais simples, com detalhes que permitem otimizar o processo de vendas em tempo real.

Recursos da Zendesk Sell:

  • modelos, automação e rastreamento de e-mails;
  • relatórios de atividades e análise;
  • discador nativo para “clicar e ligar”;
  • scripts e observações;
  • envio de mensagens de texto;
  • relatórios e análises de chamadas;
  • listas segmentadas de clientes em potencial;
  • + de 20 tipos de gráfico para análise de dados;
  • download de dados em CSV, Excel, PDF ou imagem;
  • aplicativos e integrações com outras ferramentas;
  • pontuação de leads (lead scoring) e oportunidades de vendas;
  • metas e previsões de vendas;
  • CRM para dispositivos móveis.

Planos e preços

Os planos e preços do Zendesk Sell dependem dos recursos que sua empresa precisa. As principais opções são:

  • Sell Team: US$ 19 usuário/mês (cobrado anualmente)
  • Sell Growth: US$ 49 por usuário/mês (cobrado anualmente)
  • Suite Enterprise: US$ 99 por usuário/mês (cobrado anualmente)

Para grandes empresas, a Zendesk também oferece um plano chamado Sell Elite, no qual pode-se personalizar detalhadamente a ferramenta com acesso ilimitado à API e suporte prático, a partir de US$ 199 por usuário, por mês.

Para quem deseja testar todo o potencial da ferramenta, é possível fazer uma avaliação grátis do Zendesk Sell e experimentar os recursos do CRM de vendas em ação! 

2. Sales Cloud – Salesforce CRM

O CRM da Salesforce, chamado de Sales Cloud, se destaca entre as plataformas do mercado. Destinada para médias e grandes empresas, ela conta com um alto número de funcionalidades para ajudar nas previsões de vendas, interações com clientes e desempenho do time comercial.

O software conta com sistema de alertas, automatização de tarefas e também auxilia na gestão da equipe de marketing e atendimento ao cliente. A sua função de comunicação interna é um ponto positivo para os representantes de vendas.

Recursos da Sales Cloud:

  • gestão de leads, oportunidades, clientes e vendas;
  • personalização do funil de vendas;
  • relatório e dados de vendas em tempo real;
  • automação de marketing;
  • aplicativo de CRM para mobiles;
  • previsões de vendas em forma de gráficos;
  • fluxo de trabalho e aprovações;
  • rede de colaboração de vendas;
  • sincronização e compartilhamento de arquivos

Planos e preços

Os planos do CRM da Salesforce se dividem em:

  • Essentials: R$ 175 por usuário/mês (cobrado anualmente);
  • Sales Professional: R$ 525 por usuário/mês (cobrado anualmente);
  • Enterprise: R$ 1.050 por usuário/mês (cobrado anualmente);
  • Unlimited: R$ 2.100 por usuário/mês (cobrado anualmente).

Por fora dos planos, ainda existem os “add-ons”, recursos extras cobrados separadamente, como Sales Cloud Einstein para aumentar a produtividade e a eficácia das vendas com inteligência e automação e Pardot, uma automação de marketing.

3. Agendor

O Agendor é um sistema CRM brasileiro focado principalmente em vendas consultivas B2B. Trata-se de uma central de gestão que oferece visão e domínio completos do que você deseja buscar dentro de todo seu processo comercial.

É um CRM para pequenas e médias empresas com o objetivo de diminuir o desperdício de oportunidades com funções que automatizam as etapas das vendas. A curva de aprendizado da ferramenta é relativamente simples, o que permite implementá-la de forma rápida nas equipes.

A plataforma CRM do Agendor é indicada também para empresas com times de vendas mistos, ou seja, com vendedores internos e externos.

Recursos do Agendor:

  • criação e gestão de funis de vendas;
  • monitoramento de métricas e KPIs de vendas;
  • fluxo inteligente de atividades;
  • integração com outros softwares;
  • calendário de atividades e mapas de clientes;
  • histórico de clientes e base de dados;
  • identificação de chamadas e e-mails;
  • níveis de acesso para cada equipe;
  • personalização do processo comercial.

Planos e preços

Além da sua versão gratuita com limitações, o Agendor possui apenas o plano Pro com direito de usar todas as funcionalidades da plataforma CRM. O valor é de R$ 196 por mês para 4 usuários, sendo a mais R$ 49 por mês por cada usuário adicional.

4. Ploomes

Para vendas complexas e mais longas, o CRM Ploomes é uma solução que visa organizar toda a área comercial ao gerenciar clientes e oportunidades de forma intuitiva e fácil. 

A plataforma é 100% personalizável e se concentra em melhorar a produtividade dos vendedores ao mesmo tempo em que auxilia os gestores a obterem uma visão ampla dos negócios.

Uma de suas principais características é a facilidade em implementar integrações com softwares ERP. Outras funcionalidades que se destacam são as automações de propostas comerciais com cálculo de impostos e a gestão de funis de vendas mais complexos.

Recursos do Ploomes:

  • gestão de funis personalizados;
  • centralização dos dados de clientes;
  • acesso ao histórico dos clientes,
  • gestão de clientes ativos para fidelização;
  • segmentação avançada de listas;
  • automação de ações de relacionamento;
  • importação e exportação de dados de clientes;

Planos e preços

O software de CRM Ploomes oferece um plano de entrada único com as funcionalidades básicas do sistema. O valor do Plomee Básico é de R$ 195,00 por mês para 3 usuários.

Porém, é possível adicionar recursos extras, como gerenciamento de processos, automação de propostas, biblioteca de arquivos e outros por valores à parte. 

Também existem serviços sob demanda para uma melhor experiência e obtenção de resultados com a plataforma.

5. Hubspot CRM

A Hubspot CRM se apresenta como a solução ideal para líderes de vendas, vendedores e profissionais de marketing. O seu sistema se adapta a diferentes tipos e tamanhos de negócio que buscam melhorar o relacionamento com seus clientes.

Entre algumas das funções, se destacam: classificação de negociações ganhas e perdidas, visualização de compromissos, interações no formato de linha do tempo e dados para controle do desempenho da área comercial.

Um dos grandes diferenciais da ferramenta de CRM do Hubspot está no seu alto poder de integração com outros aplicativos. São mais de 1.030 opções de integração para conectá-la a outras plataformas em apenas alguns cliques e manter os sistemas sincronizados.

Recursos do Hubspot CRM:

  • gestão do pipeline de vendas;
  • criação e acompanhamento de tarefas;
  • geração e gestão de leads;
  • rastreamento de chamadas;
  • agenda de reuniões;
  • armazenamento de chamadas, e-mails e reuniões;
  • relatórios e análises de dados;
  • ferramentas de produtividade;
  • rastreamento de potenciais clientes.

Planos e preços

O Hubspot oferece algumas funcionalidades gratuitas. Mas para tirar o máximo proveito da ferramenta CRM com seus recursos mais avançados, os planos são: Starter (US$ 45 por mês / cobrado anualmente), Professional (US$ 1.600 por mês / cobrado anualmente) ou Enterprise (US$ 5.000 por mês / cobrado anualmente).

6. Nectar CRM

Eficiência e agilidade comercial são dois dos objetivos do Nectar CRM. Por meio de uma interface amigável e com visibilidade total do funil de vendas, a plataforma promete crescimento e evolução ao acompanhar as metas do seu time de vendas.

O Nectar CRM é focado principalmente em negócios B2B, mas não significa que não possa ser usado para gerenciar o relacionamento com consumidores finais. Aliás, a empresa se posiciona como especialista em 3 principais setores, com um CRM de vendas para Startups, TI e Turismo.

Uma das desvantagens deste software de Gestão de Relacionamento com os Clientes é o pouco espaço de armazenamento, caso opte pela versão gratuita. Por outro lado, oferece excelentes integrações, como com o Google Calendar, JivoChat, Gmail, entre outros.

Recursos do Nectar CRM:

  • gerenciamento de tarefas e compromissos;
  • lembretes de follow-up;
  • gestão de metas comerciais;
  • visualização do pipeline de vendas;
  • registro de ligações entre vendedores e clientes;
  • histórico de e-mails e feedbacks;
  • suporte por comunidade.

Planos e preços

Nos planos faturados anualmente com direito a até 4 usuários, os valores do Nectar CRM são: Starter por R$ 351 / mês, Pro por R$ 679 / mês e Enterprise R$ 1019 / mês.

7. Pipedrive

Outra opção entre as melhores ferramentas de CRM de vendas disponíveis no mercado é a Pipedrive. O seu principal foco está em ajudar os próprios vendedores antes de tudo graças a sua facilidade de uso. Como dizem no próprio site, este é “o primeiro CRM criado por vendedores para vendedores”.

É possível organizar os painéis como a equipe preferir e criar uma central de vendas em um único lugar. Entre outras características, estão a possibilidade de integrar e-mails, acompanhar as atividades e metas da equipe, delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.

Por entender a importância do engajamento de equipes e produtividade dos vendedores, o Pipedrive faz um bom trabalho como plataforma multifuncional com atenção extra para as atividades e ações prioritárias.

Recursos do Pipedrive:

  • planejamento de ações;
  • visualização de todo o funil de vendas;
  • automatização do fluxo de trabalho;
  • personalização dos processos de vendas;
  • follow-up por e-mail e outras formas de contato;
  • integração com mais de 300 aplicativos,
  • agrupamento de leads; 
  • insights e relatórios de vendas.

Planos e preços

Os planos do Pipedrive são separados em 4: Essencial, Avançado, Profissional e Corporativo. Os valores são, respectivamente: US$ 12.50, US$29.90, US$49.90 e US$ 99 por usuário e por mês, faturados anualmente.

8. RD Station CRM

O RD Station CRM é uma das plataformas de Customer Relationship Manager mais simples de usar para aumentar a produtividade e as vendas da empresa. Por focar em ações rápidas, seu objetivo é fazer os usuários não perderem tempo nas configurações, e sim partirem direto para a gestão comercial.

Um dos motivos para usar um CRM de vendas como o RD Station é a facilidade de controlar os processos, centralizar informações e gerar novas oportunidades de vendas – o que a plataforma em questão faz muito bem.

A ferramenta pode ficar ainda mais poderosa quando aliada ao RD Station Marketing, pois a integração nativa entre ambas possibilita um novo leque de opções ainda melhores para gerenciar as suas vendas, como o recebimento automático de informações e histórico dos leads.

Recursos do RD Station CRM:

  • funis de vendas ilimitados e personalizáveis;
  • acompanhamento de tarefas;
  • automação dos processos comerciais; 
  • gerenciamento de equipes e vendedores;
  • nível de visibilidade por usuário;
  • integração do CRM com agenda pessoal e lembretes de follow-up;
  • registro de histórico do WhatsApp, telefone e e-mail;
  • relatórios para acompanhamento de resultados

Planos e preços

Os planos do RD Station CRM são: free (gratuito com limitações), Basic (R$ 49 por usuário / mês) e Pro (R$ 65 por usuário / mês).

9. Moskit

Moskit

Um dos diferenciais do CRM de vendas Moskit está no recurso especial de vender pelo WhatsApp. É possível melhorar o atendimento e a produtividade de vendas com informações e modelos de mensagens aplicados diretamente pelo aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil.

Recursos do Moskit:

  • gestão de projetos;
  • módulo de produtos;
  • geração de propostas comerciais;
  • videoconferência com clientes;
  • sincronia com o WhatsApp;
  • ferramenta para ligações e envio de e-mails;
  • controle de calendário e tarefas;
  • modelos padronizados para processos de vendas.

Planos e preços

O Moskit possui um único plano com o valor de R$ 59 por usuário/mês quando o contrato é anual e R$ 69 por usuário por mês se o contrato for mensal. No entanto, a plataforma oferece também serviços personalizados cobrados à parte, como Onboarding, Engage, Blueprint e Blueprint Pro.

10. Piperun

A Piperun se declara como uma plataforma de aceleração de vendas, um sistema único para impulsionar o crescimento dos negócios. O sistema de CRM da Piperun conta com recursos essenciais para organizar o processo de vendas.

Uma de suas funcionalidades mais interessantes é a extensão PipeRun MAX para o Google Chrome, que cria oportunidades de prospecção diretamente do Linkedin no pipeline do CRM. A ferramenta também monitora os motivos de perda para avaliar e corrigir suas ações e ofertas na próxima ocasião. 

O Piperun oferece a possibilidade de criar um catálogo de produtos, serviços e mensalidades para os clientes. Esse recurso possui opções de formas de pagamento online e rastreamento/frete, no caso de produtos a serem entregues.

Recursos do Piperun:

  • pipeline de vendas personalizados;
  • organização de oportunidades de vendas;
  • acompanhamento de atividades e follow-ups;
  • cadastro de empresas e pessoas;
  • gerenciamento de e-mails (com templates);
  • relatórios com indicadores de desempenho;
  • automação de tarefas e workflow;
  • integração com o Google Calendar.

Planos e preços

Os planos da Piperun são cobrados mensalmente e incluem o uso para 3 usuários: Pro (R$ 359,40), Flow (R$ 539,10) e Performance (R$ 808,80).

11. Zoho CRM

Construído para se conectar com os clientes em todos os canais, o Zoho CRM investe pesado em uma plataforma de vendas omnichannel. Seu ponto forte está na possibilidade de interagir com os clientes por meio de vários canais, centralizando as informações para que as equipes de vendas tenham o contexto das conversas.

Com relação à inteligência artificial, o Zoho CRM disponibiliza a Zia, uma assistente que ajuda a gerenciar a ferramenta, buscar informações, tomar notas, prever o resultado das atividades de vendas, detectar anomalias e automatizar certas tarefas. 

Também é possível obter relatórios do CRM e insights em tempo real para tomar decisões inteligentes com análises avançadas de desempenho, tendências e previsões.

Recursos do Zoho CRM:

  • gerenciamento de processos;
  • análises e relatórios CRM;
  • capacitação de vendas;
  • gerenciamento de desempenho;
  • vendas preditivas;
  • personalização do CRM;
  • automação de marketing;
  • segmentação de clientes;
  • colaboração em equipe;
  • aplicativo para dispositivos móveis;
  • plataforma de desenvolvimento.

Planos e preços

Os planos com pagamento anual da Zoho são os seguintes:

  • Padrão: US$ 12 / usuário/ mês;
  • Profissional: US$ 20 / usuário/ mês;
  • Empresarial: US$ 35 / usuário/ mês;
  • Ultimate: US$ 45 / usuário/ mês.

12. ActiveCampaign CRM

Para finalizar nossa lista de melhores ferramentas de CRM de vendas, o ActiveCampaign é uma plataforma de e-mail marketing que evoluiu e passou a oferecer um CRM de vendas completo.

Devido a sua principal função ser relacionada a e-mails, o CRM de vendas da ActiveCampaign é uma plataforma com poderosas integrações e recursos para o mailing de clientes.

O lead scoring, por exemplo, é uma das técnicas da ferramenta que mais chama atenção. O lead scoring (pontuação de leads) é uma forma de classificar os contatos que a equipe de marketing consegue captar e, com o CRM, pode-se acompanhar os leads por meio do scoring até a conversão de uma venda.

Recursos do Active Campaign CRM::

  • gerenciamento de contatos;
  • relatório de vendas;
  • segmentação e lead scoring;
  • histórico de interações e contatos;
  • automação de marketing;
  • atribuição de tarefas por agentes;
  • integrações com provedores de e-mail;
  • aplicativos para dispositivos móveis.

Planos e preços

Os planos do ActiveCampaign variam de preço de acordo com o número de contatos/leads que possuir e deseja cadastrar. Caso sejam 1000 contatos, por exemplo, os planos saem por:

  • Lite: R$ 79 por mês / cobrado anualmente;
  • Plus: R$ 189 por mês / cobrado anualmente;
  • Professional: R$ 539 por mês / cobrado anualmente;
  • Enterprise: preço sob consulta.

Como escolher o melhor software de relacionamento com o cliente?

Mas, afinal, como escolher o melhor CRM de vendas entre tantas alternativas no mercado? A decisão deve partir de uma série de fatores que você, como gestor, líder ou CEO de uma empresa, precisa considerar com antecedência.

Será, por exemplo, que a sua demanda é complexa o suficiente para exigir um CRM de vendas com mais funcionalidades do que precisa? Ou, então, a ferramenta oferece personalização para atender necessidades específicas?

Essas e outras questões devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor CRM para o seu negócio. Lembre-se também de considerar o suporte oferecido pelas plataformas em relação a dúvidas, problemas e ajuda geral com o uso da ferramenta.

Por fim, a dica final é aproveitar as opções que oferecem testes gratuitos, como a Zendesk Sell, e fazer sua própria avaliação para decidir qual CRM de vendas funciona melhor para você na prática!

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