Ir para o conteúdo principal

Artigo 27 min read

Técnicas de vendas pelo WhatsApp: as 11 melhores para sua empresa!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Aprender diferentes técnicas de vendas pelo WhatsApp pode ajudar sua empresa a lucrar muito mais!

Entre os motivos está o fato que o WhatsApp é uma ferramenta com grande potencial para gerar novas oportunidades de vendas para os mais variados modelos de negócio e, com isso, ajudar a conquistar mais clientes e elevar a rentabilidade.

O aplicativo de mensagens instantâneas preferido dos brasileiros oferece muitas possibilidades para construir um relacionamento com potenciais clientes e a realizar abordagens comerciais mais rápidas e certeiras.

Apenas para você ter uma ideia do potencial de alcance dessa solução, a pesquisa da We Are Social revelou que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil

De acordo com o levantamento, 93,4% dos brasileiros que usam a internet, entre 16 a 64 anos, utilizam esse aplicativo de troca de mensagens, percentual que representa 169 milhões de usuários.

Ou seja, seus clientes atuais e futuros estão usando essa solução. Logo, nada mais coerente do que sua empresa também estar nela, concorda?

Por isso, trouxemos, neste artigo, 11 técnicas de vendas pelo WhatsApp que, certamente, ajudarão a potencializar suas negociações.

Siga a leitura e confira quais são, além de diversos outros detalhes sobre esse aplicativo incrível e indispensável nos dias de hoje!

Resumo

  • A popularidade do WhatsApp faz com que a ferramenta tenha grande potencial para trazer resultados significativos em vendas. Além disso, oferece funcionalidades estratégicas, como a configuração de mensagens automatizadas.
  • Para uma boa abordagem via WhatsApp, entenda o cliente de antemão. Sabendo suas demandas, apresente-se de forma cordial e se coloque à disposição para solucionar suas demandas.
  • Uma estratégia de sucesso em vendas via WhatsApp envolve configurar a conta para o WhatsApp Business, usar as listas de transmissão,usar gatilhos mentais para converter melhor entre outros.
  • Para potencializar os resultados com a ferramenta, recomendamos o uso de um software de atendimento ao cliente que ajude a gerenciar os pontos de contato e personalizar automações com a ajuda da inteligência artificial.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Por que usar mensagens de vendas pelo WhatsApp como ferramenta de negócio?

As vendas via WhatsApp não devem ficar de fora da estratégia omnichannel de sua empresa. Afinal, estamos falando do aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil e no mundo!

No que se refere à importância de conhecer técnicas de vendas pelo WhatsApp, isso é válido porque esse aplicativo oferece um grande potencial para trazer resultados significativos para quem trabalha com vendas, justamente por ser o mais utilizado.

Além disso, esse app conta com funcionalidades interessantes para aqueles que o utilizam para prospectar clientes e fechar negócios. Por exemplo, é possível enviar fotos, vídeos, áudios e documentos como orçamentos e outros.

Também dá para realizar disparos de uma mesma mensagem para listas de transmissão, e ainda integrá-lo a outras ferramentas de gestão já utilizadas, como um CRM ou um ERP.

Do lado de quem compra, é possível efetuar pagamentos, chamadas de vídeo e de voz e, com isso, esclarecer dúvidas que podem afetar a tomada de decisão.

Em resumo, se você fizer bom uso das técnicas de vendas pelo WhatsApp, conseguirá estreitar o relacionamento com potenciais clientes e alcançar melhores resultados nas abordagens comerciais.

Saiba ainda que, ao usar o WhatsApp como ferramenta de atendimento, é possível criar vínculos e uma relação mais forte e duradoura com os clientes, o que acabará aumentando as vendas. 

Quanto a isso, tenha em mente que 72% dos clientes querem atendimento imediato, segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, e o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais adequados para oferecer um atendimento ágil!

Relatório da Zendesk – CX Trends

Como criar um script de vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil para interagir com clientes, estabelecer um primeiro contato com prospects, esclarecer dúvidas e inclusive fechar uma venda pelo próprio chat.

Se você ainda tem dúvidas sobre como abordar um cliente no WhatsApp, saiba que um script de vendas próprio para esse aplicativo pode orientar você e a sua equipe a realizarem interações melhores e mais proveitosas.

Para montar um bom roteiro, siga os passos que listamos a seguir!

1- Conheça seu público-alvo

É muito importante conhecer o perfil do seu público-alvo. Dessa forma, é possível adotar uma linguagem compatível e utilizar palavras-chave que despertem o interesse do destinatário das suas mensagens de venda pelo WhatsApp.

2- Defina um objetivo

É óbvio que o objetivo do seu script de vendas pelo WhatsApp é vender. Entretanto, é preciso ter mais direcionamento. O objetivo da sua abordagem pode ser, por exemplo, apresentar um lançamento ou coletar mais detalhes sobre as necessidades do prospect.

Ao defini-la, fica muito mais fácil saber qual mensagem e frases de abordagem de venda pelo WhatsApp utilizar.

3- Apresente-se corretamente

Há grandes chances de a sua mensagem ser ignorada e o seu número bloqueado pelo usuário se você não se apresentar corretamente ao abordá-lo pelo WhatsApp.

Para evitar isso, diga qual o seu nome, a empresa que você representa e o tipo de solução que oferece. 

Por mais que o potencial cliente tenha visitado o site do seu negócio recentemente, ou esteja esperando um contato, é fundamental se apresentar na primeira interação.

4- Seja cortês na mensagem

Cordialidade é algo indispensável em qualquer abordagem comercial, inclusive naquelas feitas pelo WhatsApp. Por isso, não deixe de incluir um “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”, nem de dizer “Obrigado” e “Por favor”.

Tenha cortesia no tom das mensagens, sem rispidez, e cuidado ao fazer uso de CAIXA ALTA, pois pode dar a impressão de que você está gritando com o cliente.

Exemplos de frases de abordagem de venda pelo WhatsApp

A mensagem e frases de abordagem de venda pelo WhatsApp que pretende incluir no seu script precisam ser gramaticalmente bem redigidas, livre de erros ortográficos e direta ao ponto.

Para ajudar você nessa estruturação, confira abaixo alguns exemplos.

1- Bom dia! Meu nome é Alexandre, e sou executivo de vendas da Zendesk.

Vi que você baixou o nosso e-book sobre CRM. Como podemos ajudar?

2- Olá, tudo bem?

Eu sou a Andreia, da Zendesk.

Recentemente, você visitou o nosso site e demonstrou interesse no nosso produto.

Será que podemos conversar para esclarecer as funcionalidades e vantagens que essa solução oferece? 

3- Boa tarde, como vai?

Sou o Cláudio e trabalho na Zendesk.

Nós temos ajudado vários clientes a alcançarem excelentes resultados com o nosso software de CRM e podemos ajudar você também.

Que tal marcarmos uma videochamada ou uma ligação para eu explicar melhor o nosso produto?

Lembre-se que proporcionar uma experiência marcante para o cliente, com ajuda do WhatsApp, pode definitivamente ajudar a vender mais! 

Sobre isso, não deixe de ler o artigo: “Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?

Extra! E veja também como funciona a relação entre experiência e aumento de vendas neste vídeo:

11 técnicas de vendas pelo WhatsApp para bombar seu negócio!

Chegou a hora de apresentarmos algumas das melhores técnicas de vendas pelo WhatsApp que você pode começar a colocar em prática para fazer sua empresa lucrar muito mais!

A partir de agora, você descobrirá como fazer um bom uso dos recursos que esse aplicativo oferece e colocá-lo como aliado das suas vendas.

1- Peça autorização prévia para entrar em contato com os usuários

Para enviar mensagem de abordagem de venda pelo WhatsApp, é necessário que o usuário tenha autorizado essa interação. Caso contrário, ele pode se sentir importunado e denunciar sua empresa para os órgãos de defesa do consumidor.

2- Ofereça conteúdos ricos em troca do número de WhatsApp

Para que o potencial cliente forneça voluntariamente o número dele no WhatsApp, ofereça conteúdos ricos e relevantes no seu blog em troca desse contato, a exemplo de um infográfico ou e-book.

Você pode continuar enviando esses conteúdos pelo WhatsApp posteriormente, como forma de nutrir esses leads e torná-los mais qualificados para uma futura venda.

3- Prefira utilizar o WhatsApp Web 

O WhatsApp Web é um opção que os usuários desse aplicativo têm de utilizá-lo na versão desktop, em vez da versão mobile.

Ao usar esse recursos, é possível redigir melhor as mensagens e visualizar com mais clareza os contatos, não se limitando à pequena tela do celular.

4- Configure sua conta para o WhatsApp Business e utilize as listas de transmissão

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada para as empresas e possui recursos para quem usa o WhatsApp como ferramenta comercial.

Um desses recursos são as listas de transmissão. Com elas, é possível realizar disparos de mensagens para até 256 contatos ao mesmo tempo e segmentá-los. Assim, você tem a chance de enviar informações direcionadas e compatíveis com o nível de maturidade de cada lead.

Mais adiante, você verá um tópico exclusivo sobre o WhatsApp Business e como utilizá-lo. Então, continue a leitura para não perder nada!

5- Crie um cronograma para o disparo de mensagens

Como bem apontamos no tópico anterior, seus contatos estarão em níveis diferentes de maturidade. Por exemplo, um grupo pode estar mais no topo, outro no meio e outro mais no fundo do funil de vendas.

Tendo isso em vista, para personalizar ao máximo as abordagens, monte um cronograma para os disparos das mensagens, definindo os melhores momentos para contatar cada grupo de leads e o intervalo entre uma interação e outra.

6- Utilize as redes sociais para captar novos contatos de WhatsApp

As redes sociais podem ser grandes aliadas da sua estratégia de vendas pelo WhatsApp. Para aproveitá-las, divulgue seu número comercial para que potenciais clientes saibam onde encontrar você, caso queiram esclarecer uma dúvida rapidamente ou necessitar de  qualquer outro tipo de atendimento.

No Instagram, por exemplo, você pode colocar um link que automaticamente abrirá uma nova conversa com a sua conta comercial.

Este artigo também pode ser interessante para você: “Aprenda como colocar mensagem automática no Instagram

7- Utilize gatilhos mentais para converter melhor

Os gatilhos mentais não poderiam ficar de fora da lista de melhores técnicas de vendas pelo WhatsApp. Eles são utilizados para persuadir o interlocutor a tomar determinadas decisões.

Com a escolha certa de palavras é possível, por exemplo, gerar um senso de urgência acionando o gatilho da escassez e transmitir confiança para o cliente com o gatilho da prova social

Isto é, o bom uso dos gatilhos mentais podem aumentar as suas conversões!

8- Envie áudios, mas seja breve

O envio de áudios em conversas do WhatsApp é um recurso que está lá para ser usado, inclusive se tratando de vendas. Porém, prefira utilizá-lo somente após você já ter estabelecido certo grau de “intimidade” e proximidade com os clientes, para ter a certeza que eles não se importam em receber mensagens neste formato.

Além disso, seja breve. Nada de enviar um podcast inteiro para os seus leads e clientes, pois isso pode ser incômodo e comprometer o relacionamento entre vocês.

9- Receba pagamentos pelo WhatsApp Pay

Uma das facilidades que o WhatsApp oferece para quem utiliza essa ferramenta para realizar vendas é a possibilidade de fazer e receber pagamentos.

Com o WhatsApp Pay, os usuários podem efetuar pagamentos nas modalidades crédito e débito. Inclusive, não há limites de pagamentos para quem utiliza o WhatsApp Business.

Este vídeo, da Infomoney, ensina como usar essa funcionalidade do WhatsApp:

10- Acompanhe o desempenho da sua estratégia

O bom de utilizar o WhatsApp Business como ferramenta de vendas é que ele oferece métricas para que você analise o desempenho da sua estratégia.

É possível acompanhar, por exemplo, a quantidade de mensagens enviadas e lidas e fazer a relação entre o volume de mensagens entregues e o número de conversões realizadas.

11- Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM

Por falar em acompanhar a estratégia, outra dica que não pode faltar na nossa lista de técnicas de vendas pelo WhatsApp é: procure investir em uma plataforma de CRM e fazer a integração entre ela e a sua conta comercial desse aplicativo.

Ao integrar essas duas ferramentas, é possível organizar melhor seus contatos e realizar um acompanhamento mais preciso sobre a evolução das oportunidades no funil de vendas.

Além disso, você acessa com mais facilidade as informações sobre cada potencial cliente, o que permite personalizar mais ainda as interações e potencializar as chances de concretizar uma venda.

Dicas de como vender pelo WhatsApp nunca são demais. Por isso, trouxemos para você este vídeo do Thiago Concer:

O que é o WhatsApp Business?

Como prometido, falaremos agora sobre o que é o WhatsApp Business. Trata-se de um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para os empresários divulgarem os seus produtos. 

De acordo com seus próprios criadores, o público-alvo do app são as pequenas empresas.

A plataforma pode ser usada principalmente para atender o cliente de forma personalizada, para efetuar vendas, e até mesmo para realizar marketing digital. 

Atualmente, ele já é considerado uma das principais maneiras de vender pela internet. E mesmo que você já tenha um e-commerce, esse canal ajuda muito a complementar suas vendas com a chamada estratégia de social commerce.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business funciona da mesma maneira que o WhatsApp pessoal, mas com algumas particularidades. Até porque, dentro deste aplicativo de troca de mensagens corporativas é possível inserir:

  • descrição completa do seu estabelecimento;
  • endereço comercial;
  • e-mail da empresa;
  • horários de atendimento do seu negócio;
  • links de acesso da rede social;
  • conversas personalizadas.

Um ponto interessante é que, além das vendas pelo WhatsApp Business, é possível criar grupos segmentados de consumidores, de acordo com suas características, idades, vendas e assim atingir os objetivos da empresa muito mais rapidamente.

Por ser algo próximo da lista de transmissão, as pessoas não receberão as mensagens em um grupo, mas, sim, de maneira padronizada de uma única vez.

Essa é uma excelente alternativa para quem busca uma comunicação mais diferenciada com seus clientes, pois permite dividir o grupo com base na própria jornada do consumidor para diferenciá-lo.

Por exemplo, você pode segmentar os clientes que estão no fundo do funil, outros que estejam no meio e outros no topo para pensar em estratégias de como mandar a comunicação mais indicada para cada um deles.

Além disso, como é possível criar mensagens automáticas, o atendimento se torna mais rápido e eficiente, pois, dependendo de como você atua, dá para direcionar o cliente para o departamento que resolverá de maneira mais plausível o problema dele.

E mesmo que sua empresa não esteja funcionando em um determinado horário, pode criar uma mensagem personalizada informando isso para o consumidor, e assim ele jamais ficará sem respostas.

Como configurar o WhatsApp Business?

É importante esclarecer que o WhatsApp e o WhatsApp Business são aplicativos diferentes. Portanto, se você já usa essa solução no seu celular, é necessário baixar a versão business e providenciar um novo número para sua conta comercial.

Caso prefira, é possível transferir seu número atual para uma conta comercial. A única coisa que não dá para fazer é manter o mesmo número tanto para uma conta comercial quanto para uma conta pessoal.

Em resumo, você precisará de dois números diferentes com dois chips em aparelhos diferentes, ou usar seu número pessoal como profissional 

Com isso em mente, veja o passo a passo de como baixar e configurar o WhatsApp Business.

Baixe o aplicativo no seu smartphone

O primeiro passo para você começar a usar o WhatsApp Business é baixá-lo no seu celular. Para isso, é necessário ler os termos e condições e, então, clicar em “concordar e continuar”. Logo em seguida, será preciso digitar o número do telefone que você usará.

Aqui, é importante ter atenção. Pois, se decidir manter o número que já usava no aplicativo pessoal, você receberá uma mensagem de confirmação falando que esse número já está cadastrado no WhatsApp e será transferido para o WhatsApp Business. Se você estiver de acordo, é só confirmar.

Uma vez feito isso, você receberá um código de verificação por SMS. Esse código precisará ser informado no app. Na sequência, será solicitado o acesso a alguns arquivos e contatos e, para continuar configurando, basta clicar em “Permitir”.

Recuperando as mensagens e restaurando conversas

Se a sua intenção é ter o WhatsApp Business em um novo número, já dá para começar a usá-lo. Entretanto, se a ideia for transferir um número já existente para a conta comercial, será preciso recuperar as mensagens anteriores.

Nesse caso, o aplicativo perguntará se você deseja restaurar seu histórico. Se sim, é só clicar em “Restaurar” e aguardar.

Defina o perfil da sua empresa

Agora, será preciso definir o perfil da sua empresa. E um ponto positivo é que todas as informações podem ser editadas clicando no menu que fica no canto superior direito da sua tela.

Feito isso, você terá que clicar em “Configurações” e, logo na sequência, em “Configurações da empresa”. Por fim, basta selecionar a aba “Perfil” e fazer o preenchimento dos dados da sua organização.

Comece informando o nome fantasia da sua empresa, aquele que todos a chamam. Depois, coloque um logotipo bem legal, de preferência um que ligue sua marca ao cliente.

Certifique-se de ter escrito corretamente o nome da sua empresa, pois, caso contrário você não poderá fazer essa alteração, afinal, empresas não costumam trocar de nome com frequência.

Preenchido o nome, será necessário colocar o endereço do negócio, clicando no campo “Editar endereço”. Mesmo que seu endereço comercial seja o da sua residência, coloque essa informação, pois ela é obrigatória.

Elabore uma boa descrição do seu negócio

Logo em seguida, selecione a categoria ao qual seu negócio pertence, que pode ser setor de entretenimento, comércio, entre outros. Enfim, dá para encontrar o segmento mais próximo do qual o seu negócio está inserido.

Assim que selecionar a categoria, precisará escrever um texto de apresentação da sua empresa. Lembre-se que essa é uma etapa muito importante, pois a descrição é um dos primeiros pontos de contato com potenciais clientes.

Coloque quais serão os horários de atendimento

Neste passo, você precisa colocar quais serão os horários de atendimento. Pois, caso o cliente entre em contato com sua empresa fora desse período, será avisado.

Essa é uma forma de evitar aborrecimentos em seu tempo de lazer, pois, nesse caso, você não precisa ficar atendendo clientes fora do horário de trabalho.

Acrescente seu endereço eletrônico

Preenchido o horário de atendimento, você poderá informar seu endereço eletrônico. Caso não tenha um e-commerce ou uma página em um marketplace, pode colocar o link de uma rede social como Facebook ou Instagram.

Se, na pior das hipóteses, o WhatsApp Business for seu primeiro canal de comunicação online, pode deixar esse espaço em branco e continuar a configuração.

Crie um catálogo com os produtos que você vende

Seu perfil já está praticamente completo. Agora, você deve começar uma personalização ainda maior dele. Assim, é hora de explorar os demais recursos oferecidos pelo aplicativo.

Quanto a isso, uma das principais dúvidas que muitos têm é sobre como ativar o catálogo no WhatsApp. Isso não é difícil de fazer, e mesmo que esse processo demore um pouco, ajudará seu cliente a encontrar o que procura mais facilmente.

Para criar o catálogo no WhatsApp Business. você precisa clicar em “Configurações” e, em seguida, em “Configurações da empresa”. 

Por fim, é só clicar na opção “Catálogo” e clicar no botão verde onde está escrito “Adicionar produto ou serviço”.

Ali, é possível colocar a foto, o valor do produto, o nome, uma breve descrição e o link de pagamento. Lembre-se de colocar uma imagem bem chamativa!

E não pense que fazer o catálogo é perda de tempo, pois se você ficar mandando fotos de catálogos para seus clientes, elas vão acabar se perdendo e, dessa forma, não!

Defina algumas mensagens automáticas

As mensagens automáticas são muito importantes para evitar que o cliente fique um bom tempo sem respostas. Dentre algumas ideias de mensagens automáticas para WhatsApp Business estão:

  • boas-vindas;
  • respostas rápidas para direcionamento de conversa;
  • mensagem de ausência;
  • mensagem sobre horário de funcionamento.

Nesse contexto, se alguém envia uma mensagem para você, receberá de volta um texto de boas-vindas, ou então que no horário contato você não está disponível, por exemplo.

Quanto a isso, imagine que seu horário de atendimento é até às 18h00, e que o cliente fez um contato às 18h15. Você pode padronizar uma mensagem assim: 

“Olá, tudo bem? Nosso horário de atendimento é das 08h00 às 18h00, e neste momento estamos ausentes. Assim que retornarmos, entraremos em contato. Muito obrigado!”.

Organização de conversas por etiqueta

Esse é um recurso que ajudará a facilitar as conversas no seu WhatsApp Business. Funciona assim: você cria etiquetas para associá-las a mais de uma conversa.

Então, separa os clientes por categoria, por exemplo: “potencial cliente”, “cliente novo”, “cliente fiel”, e por aí vai.

Dessa forma, fica mais fácil de você priorizar alguns atendimentos e até mesmo conseguir resolver problemas com muito mais eficiência. Interessante, não é mesmo?

Quais são as vantagens das vendas via WhatsApp?

Agora que você conheceu as melhores técnicas de vendas pelo WhatsApp, e diversos outros detalhes sobre esse aplicativo, confira as principais vantagens que podem ser obtidas ao usá-lo como ferramenta de negociação.

Atendimento omnichannel

Com o mercado cada vez mais omnichannel, é indispensável marcar presença no WhatsApp para interagir com seus consumidores e clientes.

O uso do atendimento omnichannel por WhatsApp, junto de outros canais e ferramentas, permite que a jornada do consumidor seja contínua, não importa qual caminho escolha para se comunicar com a empresa.

A troca de mensagens pelo chat do WhatsApp, para vendas ou atendimento, facilita o dia a dia e a jornada de compra do consumidor.

Leia também: “O que é ferramenta de atendimento omnichannel? Vantagens e cases de sucesso“ 

Com Zendesk, a omnicanalidade está ao seu alcance.

Informações rápidas e menor tempo de resposta

Quando você cria o seu perfil comercial no WhatsApp, pode incluir informações importantes e essenciais para o cliente, tais como:

  • endereço;
  • site;
  • segmento;
  • horário de funcionamento;
  • catálogo de serviços;
  • imagem da marca.

No entanto, mais do que isso, lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Logo, é possível diminuir o tempo de resposta ao cliente, garantindo um atendimento ainda mais satisfatório.

Catálogo de produtos

A conta comercial do WhatsApp permite a criação de um catálogo de produtos pelo qual seus clientes podem ver os itens que sua empresa vende ou os serviços que presta, juntamente ao valor, descrição e até um link de pagamento de cada um, sendo esse um recurso muito importante para vendas online por WhatsApp!

O processo de vendas fica mais rápido e dinâmico, sendo uma das maiores vantagens do WhatsApp Business.

Para quem não tem um site, o catálogo potencializa as vendas via Whatsapp como se fosse uma vitrine virtual, além de agilizar a interação e o atendimento ao cliente.

Automatização de mensagens

A automação das vendas com o uso de diferentes tecnologias já é uma realidade. Isso vale também para as mensagens automáticas, um recurso do WhatsApp Business que serve para dar as boas-vindas aos clientes e até fazer abordagens comerciais.

Também é possível configurar recados para situações específicas, como mensagens de ausência para horários em que a empresa está fechada, compromissos agendados, férias coletivas ou recesso e respostas rápidas — acionadas por comandos pré-definidos por você.

No chat do WhatsApp para vendas, as respostas instantâneas facilitam a vida dos clientes que desejam comprar um produto ou serviço rapidamente, criando uma experiência de compra positiva.

Mais um artigo que ajudará você: “O que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business? 5 modelos para se inspirar

Análise de estatísticas

O tratamento de dados é muito importante para as tomadas de decisões das empresas. Pensando nisso, o WhatsApp disponibiliza estatísticas que mostram o índice de envio e de recebimento de mensagens, leitura e entrega.

Muito mais que uma ferramenta de vendas, esse aplicativo pode ser usado como um recurso de marketing. Logo, obter as estatísticas é uma das vantagens do WhatsApp Business para avaliar o resultado de uma campanha, realizar um controle de tráfego de conversas e otimizar estratégias.

Confira! “Como vender pelo WhatsApp com estratégia e eficiência

Organização de contatos

Outra função do aplicativo é a possibilidade de organizar contatos por etiquetas com diferentes cores e atribuições, agrupando os contatos conforme o critério desejado.

Por exemplo, você pode classificá-los de acordo com a etapa de cada um dentro do funil de vendas e separar os clientes dos fornecedores ou prospects.

Essa organização é útil para não se perder em meio a tantos contatos, além de garantir a fluidez no atendimento ao cliente e nas vendas via WhatsApp.

Acesso pelo computador

Assim como a versão convencional, você pode fazer o atendimento e vendas online pelo WhatsApp Web, como já comentamos. Dessa forma, os atendentes podem acessar a conta com facilidade pelo computador, sem precisar ficar com o celular na mão para essa atividade.

Além disso, a versão para computadores permite que o time utilize outras ferramentas ao mesmo tempo, agilizando o atendimento.

Como fazer vendas pelo WhatsApp?

Gostou dessas vantagens e quer tê-las na sua empresa? Então, confira agora cinco dicas de como vender pelo WhatsApp. Que são:

  • use o WhatsApp Business;
  • preste um bom atendimento via WhatsApp;
  • peça autorização do cliente para enviar mensagens;
  • treine adequadamente sua equipe de vendas;
  • invista em um chatbot para WhatsApp.

Use o WhatsApp Business

Vale repetir: criar a conta comercial do WhatsApp é importante para fazer com que o contato seja exclusivo da sua empresa, sem misturar com números pessoais. Por isso, não deixe de baixar a versão Business do aplicativo para fazer vendas pelo WhatsApp.

Optar pelo WhatsApp Business garante uma prestação de serviço muito mais ágil, além de ajudar a manter as informações dos clientes organizadas. 

Para empresas que desejam ir além, também existe a opção da API do WhatsApp Business, dedicada a empresas de médio e grande porte.

Preste um bom atendimento via WhatsApp

Um dos pilares de uma boa estratégia de vendas via WhatsApp é o atendimento ao cliente. 

Para isso, o suporte precisa ser de qualidade e agilidade, inclusive, pode ser melhor ainda se for integrado a um software de atendimento ao cliente que a empresa já utiliza.

Outro ponto a se considerar é planejar o atendimento de acordo com o principal objetivo. Claro, muitos clientes recorrentes podem querer tirar dúvidas pelo aplicativo, e a empresa deve também estar preparada para esses casos.

No entanto, já que estamos falando sobre como fazer vendas pelo WhatsApp, o planejamento deve seguir um plano de ação de vendas específico, com estratégias e orientações que apoiem o processo comercial e a equipe.

Peça autorização do cliente para enviar mensagens

Outro ponto que já comentamos, mas merece ser repetido é: antes de sair oferecendo seus produtos e serviços, é fundamental solicitar a permissão dos contatos para enviar mensagens proativas. 

Se o consumidor nunca recebeu esse tipo de comunicação, as chances de ser um contato que não dará retorno são grandes.

No pior dos casos, o que poderia ser um potencial cliente, se tornará um detrator com reclamações nas redes sociais, ou mesmo uma denúncia ao Procon por propaganda não autorizada.

Por isso, uma das formas mais comuns de conseguir a permissão de leads para envio de ofertas é por meio de recompensas digitais. Ou seja, é possível criar um formulário online para coletar o número de contato em troca de algum conteúdo que seja de interesse do seu público.

Lembre-se que esse processo de captura de dados deve se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Treine adequadamente sua equipe de vendas

A abordagem para as vendas via WhatsApp pode seguir um caminho diferente das vendas por e-mails, telefone ou outros canais de negociação. 

Ser capaz de solucionar problemas e dúvidas com agilidade é uma das principais competências que o vendedor deve ter.

Por isso, se realmente deseja focar seus esforços nas vendas pelo WhatsApp, considere treinamentos personalizados para a equipe comercial, a fim de aproveitar todas as funcionalidades que o aplicativo oferece e aumentar as vendas.

Entre algumas funções, o time de vendas deve estar apto a:

  • usar a linguagem e tom de voz adequados ao público;
  • escutar os clientes e coletar feedbacks;
  • organizar os contatos de acordo com o funil de vendas;
  • criar um cronograma de mensagens para WhatsApp;
  • trabalhar junto à equipe de marketing para enviar conteúdos relevantes;
  • colocar o planejamento de vendas em ação.

Saiba mais em: “Como montar uma equipe de vendas de alto desempenho?

Invista no chatbot para WhatsApp

É possível otimizar ainda mais a experiência do cliente com no chat do WhatsApp para vendas com Inteligência Artificial. Como mencionamos, o aplicativo também conta com uma API para médias e grandes empresas, e uma das grandes vantagens do WhatsApp Business é a integração com ferramentas de automação, como os chatbots.

O chatbot para WhatsApp pode ajudar sua empresa a se manter disponível para atendimento 24 horas por dia e lidar com múltiplos pedidos ou contatos simultâneos.

A aplicação funciona de forma independente, sem a necessidade de interferência humana, embora recomenda-se criar um chatbot humanizado.

É possível programar o chatbot para responder determinadas perguntas (mapeadas em um fluxograma) e combinar os chamados com as solicitações para encontrar as melhores orientações e encaminhamentos de acordo com cada demanda.

Isto é, o cliente pode passar pelo funil de vendas direto para a compra de um produto, por exemplo, sem a intervenção de um agente. Ou, caso seja preciso, o consumidor pode solicitar o contato com um vendedor para conversar antes de tomar a decisão final.

Confira! “Robô para responder WhatsApp: o que é, para que serve e como criar um“ 

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Por que usar chatbots para aprimorar as técnicas de vendas pelo WhatsApp? 

Cada vez mais os clientes querem interações dinâmicas, precisas e atendimento rápido. Utilizar chatbot para aprimorar as técnicas de vendas pelo WhatsApp ajuda a atender essas expectativas.

Sobre os anseios dos clientes quanto a isso, confira alguns outros dados apresentados no Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk:

Como atender tudo isso na empresa? Nós podemos ajudar! O Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que auxilia no processo de vendas e no contato com seus clientes pelo WhatsApp. 

Trata-se da plataforma ideal para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita da equipe comercial.

Além disso, com um software de atendimento ao cliente,  é possível gerenciar múltiplos pontos de contato de forma integrada, ser proativo no envio das mensagens e conectar ferramentas de automação (com a ajuda da inteligência artificial)  para deixá-los informados em todos os momentos. 

Faça uma avaliação grátis agora mesmo

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
17 min read

ZMOT: entenda o que é e como usar o momento zero da verdade

Entenda o que é o ZMOT (Zero Moment of Truth) e como aplicar estratégias direcionadas a esse momento da jornada do cliente para fechar mais vendas.

Artigo
17 min read

O que é negociação distributiva e como usar no seu processo de vendas

Entenda o que é negociação distributiva e quando essa abordagem é necessária e confira dicas para negociar melhor e fechar mais vendas.

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!