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Vendas via WhatsApp: 7 vantagens + 5 dicas de como fazer

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 27 Abril 2022
Última atualização em 31 Mai 2022

A verdade é que as vendas via WhatsApp não devem ficar de fora da estratégia omnichannel de sua empresa. Afinal, estamos falando do aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo.

São os aplicativos de mensagens rápidas que oferecem as melhores experiências aos clientes entre todos os canais de suporte. O uso do WhatsApp para atendimento, por exemplo, teve um aumento no volume de tickets em 101% em 2020, segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk de 2021.

São mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo inteiro. Só no Brasil, uma pesquisa da Statistica estima que mais de 140 milhões de pessoas tenham o aplicativo, com 86% usando-o todos os dias.

Essa soberania abre diversas oportunidades para as empresas fazerem vendas online pelo WhatsApp.

Ao estar presente nos mesmos canais de comunicação dos seus potenciais clientes, é possível facilitar a interação, melhorar o atendimento, aumentar as vendas e, sobretudo, garantir uma excelente experiência para os consumidores.

As experiências que as empresas oferecem aos clientes, hoje em dia, é o grande diferencial no momento da escolha de uma marca. E o atendimento ou vendas via WhatsApp pode levar o relacionamento com o cliente a um nível muito mais pessoal e personalizado.

Para isso existe o WhatsApp Business, a conta comercial do aplicativo, que oferece vários recursos especiais e serve justamente para facilitar o contato com sua base de clientes.

Pensando nisso, separamos 7 vantagens do WhatsApp Business nas vendas online para sua empresa começar a utilizar hoje mesmo. Continue a leitura e descubra também como fazer vendas pelo WhatsApp!

Vantagens das vendas via WhatsApp

1. Atendimento omnichannel para os clientes

Com o mercado cada vez mais omnichannel, é indispensável marcar presença no WhatsApp para interagir com os seus consumidores e clientes.

O uso do atendimento omnichannel por WhatsApp, junto de outros canais e ferramentas, permite que a jornada do consumidor seja contínua, não importa qual caminho escolha para se comunicar com a empresa.

A troca de mensagens pelo chat do WhatsApp, com vendas ou para atendimento, facilita o dia a dia e a jornada de compra do consumidor.

Leia também: o que é ferramenta de atendimento omnichannel? Vantagens e cases de sucesso

2. Informações rápidas e menor tempo de resposta

Quando você cria o seu perfil comercial no WhatsApp, pode incluir informações importantes e essenciais para o cliente, como:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • catálogo de serviços;
  • imagem da marca.

No entanto, mais do que isso, lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Logo, é possível diminuir o tempo de resposta ao cliente para garantir um atendimento ainda mais satisfatório.

3. Catálogo de produtos

A conta comercial do WhatsApp permite a criação de um catálogo de produtos pelo qual seus clientes podem ver os itens que sua empresa vende ou os serviços que presta, junto do valor e da descrição de cada um.

O processo de vendas fica mais rápido e dinâmico, sendo uma das maiores vantagens do WhatsApp Business.

Para quem não possui um site, o catálogo potencializa as vendas via Whatsapp como se fosse uma vitrine virtual, além de agilizar a interação e o atendimento ao cliente.

4. Automatização de mensagens

A automação das vendas com o uso de diferentes tecnologias já é uma realidade. Isso vale também para as mensagens automáticas, um recurso do WhatsApp Business que serve para dar as boas-vindas aos clientes e até fazer abordagens comerciais.

Também é possível configurar recados para situações específicas, como mensagens de ausência para horários em que a empresa está fechada, de compromissos agendados, férias coletivas ou recesso e respostas rápidas (acionadas por comandos pré-definidos por você).

No chat do WhatsApp para vendas, as respostas instantâneas facilitam a vida dos clientes que desejam comprar um produto ou serviço rapidamente, criando uma experiência de compra positiva.

Leia mais: o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business? 5 modelos para se inspirar

5. Análise de estatísticas

O tratamento de dados é muito importante para as tomadas de decisões das empresas. Pensando nisso, o WhatsApp disponibiliza estatísticas que mostram o índice de envio e de recebimento de mensagens, leitura e entrega.

Muito mais que uma ferramenta de vendas, o WhatsApp pode ser usado como um recurso de marketing. Logo, obter as estatísticas é uma das vantagens do WhatsApp Business para avaliar o resultado de uma campanha, realizar um controle de tráfego de conversas e otimizar estratégias.

6. Organização de contatos

Outra função do aplicativo é a possibilidade de organizar contatos por etiquetas com diferentes cores e atribuições, agrupando os contatos conforme o critério desejado.

Por exemplo, você pode classificá-los de acordo com a etapa de cada um dentro do funil de vendas e separar os clientes dos fornecedores ou prospects.

Essa organização é útil para não se perder em meio a tantos contatos, além de garantir a fluidez no atendimento ao cliente e nas vendas via WhatsApp.

7. Acesso pelo computador

Assim como a versão convencional, você pode fazer o atendimento e vendas online pelo WhatsApp Web. Dessa forma, os atendentes podem acessar a conta com facilidade pelo computador, sem precisar ficar com o celular na mão.

Além disso, a versão para computadores permite que o time utilize outras ferramentas ao mesmo tempo, agilizando o atendimento.

Veja também: o que é venda personalizada? Vantagens e 5 dicas para fazer

Conseguimos convencer você sobre a importância do aplicativo com todas essas vantagens do WhatsApp Business?

Então, agora, vamos ver como colocar em prática. Continue a leitura e veja como funcionam as vendas via WhatsApp!

Como fazer vendas pelo WhatsApp?

1. Use o WhatsApp Business

Criar a conta comercial do WhatsApp é importante para fazer com que o contato seja exclusivo da sua empresa, sem misturar com números pessoais. Portanto, vale a pena baixar a versão Business do aplicativo para fazer suas vendas online pelo WhatsApp.

Optar pelo WhatsApp Business garante uma prestação de serviço ágil e ajuda a manter as informações dos clientes organizadas. Para empresas que desejam ir além, também existe a opção da API do WhatsApp Business, dedicada a empresas de médio e grande porte.

Saiba mais: o que é o WhatsApp Business? Entenda a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business

2. Preste um bom atendimento via WhatsApp

Um dos pilares de uma boa estratégia de vendas via WhatsApp é o atendimento ao cliente. O suporte precisa ser de qualidade e agilidade, inclusive, pode ser melhor ainda se for integrado a um software de atendimento ao cliente que a empresa já possua.

Outro ponto para se levar em consideração é planejar o atendimento de acordo com o principal objetivo. Claro, muitos clientes recorrentes irão querer tirar suas dúvidas pelo aplicativo e a empresa deve estar preparada para estes casos.

No entanto, já que estamos falando sobre como fazer vendas pelo WhatsApp, o planejamento deve seguir um plano de ação de vendas específico, com estratégias e orientações que apoiem o processo comercial e a equipe.

Leia também: como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora

3. Peça autorização do cliente para enviar mensagens

Antes de sair oferecendo seus produtos e serviços, é fundamental solicitar a permissão dos contatos para enviar mensagens proativas. Se o consumidor nunca recebeu esse tipo de comunicação antes, as chances de ser um contato que não dará retorno são grandes.

No pior dos casos, o que poderia ser um potencial cliente, se tornará um detrator com reclamações nas redes sociais ou até uma denúncia ao Procon por propaganda não autorizada.

Por isso, uma das formas mais comuns de conseguir a permissão de leads para envio de ofertas é por meio de recompensas digitais. Ou seja, é possível criar um formulário online e coletar o número de contato em troca de algum conteúdo que seja de interesse do seu público.

Lembre-se que esse processo de captura de dados deve se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

4. Treine sua equipe de vendas

A abordagem para as vendas via WhatsApp pode seguir um caminho diferente das vendas por e-mails, telefone ou outros canais de negociação. Ser capaz de solucionar problemas e dúvidas com agilidade é uma das principais competências que o vendedor deve ter.

Por isso, se realmente deseja focar seus esforços nas vendas pelo WhatsApp, considere treinamentos personalizados para a equipe comercial a fim de aproveitar todas as funcionalidades que o aplicativo oferece e aumentar as vendas.

Entre algumas funções, o time de vendas deve estar apto a:

  • usar a linguagem e tom de voz adequados ao público;
  • escutar os clientes e coletar feedbacks;
  • organizar os contatos de acordo com o funil de vendas;
  • criar um cronograma de mensagens para WhatsApp;
  • trabalhar junto à equipe de marketing para enviar conteúdos relevantes;
  • colocar o planejamento de vendas em ação.

Saiba mais: como montar uma equipe de vendas de alto desempenho?

5. Invista no chatbot para WhatsApp

É possível otimizar ainda mais a experiência do cliente com no chat do WhatsApp para vendas com a inteligência artificial. Como mencionamos, o aplicativo também possui uma API para médias e grandes empresas, e uma das grandes vantagens do WhatsApp Business é a integração com ferramentas de automação, como os chatbots.

O chatbot para WhatsApp pode ajudar a sua empresa a estar disponível para atendimento 24 horas por dia e lidar com múltiplos pedidos ou contatos simultâneos.

A aplicação funciona de forma independente, sem a necessidade de interferência humana, embora recomenda-se criar um chatbot humanizado.

É possível programar o chatbot para responder determinadas perguntas (mapeadas em um fluxograma) e combinar os chamados com as solicitações para encontrar as melhores orientações e encaminhamentos de acordo com cada demanda.

Isto é, o cliente pode passar pelo funil de vendas direto para a compra de um produto, por exemplo, sem a intervenção de um agente. Ou, caso seja preciso, o consumidor pode solicitar o contato com um vendedor para conversar antes de tomar a decisão final.

Existe um limite em algumas funcionalidades dos chatbots, mas eles servem justamente para agilizar o atendimento em casos que são mais simples. O cliente pode inclusive receber uma resposta rápida fora do horário de expediente da empresa.

Quando não é possível dar andamento ao suporte ou venda pelo chatbot, a equipe ainda ganha tempo para direcionar chamados mais complexos para a equipe ideal.

Mas, atenção, para ativar a API do WhatsApp Business e criar um chatbot, é preciso solicitar a liberação do recurso com a ajuda de um dos parceiros autorizados da ferramenta.

Não deixe de ler: como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa?

Agora que já sabe as vantagens e como fazer vendas pelo WhatsApp, que tal aumentar ver como funciona na prática?

O Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que pode auxiliar o seu processo de vendas e o contato com seus clientes pelo WhatsApp. Trata-se da plataforma ideal para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita da equipe comercial.Além disso, com a integração de aplicativos de mensagens com a Zendesk, é possível configurar o seu WhatsApp Business para falar com clientes, ser proativo no envio das mensagens e conectar ferramentas de automação para deixá-los informados em todos os momentos. Aproveite para fazer uma avaliação gratuita hoje mesmo!

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